Acesse a Loja

Saiba como o nível elevado da produção de carnes irá influenciar nas exportações e no consumo no país.

Não é de hoje que o Brasil se destaca no mercado internacional de carnes, principalmente por reunir três características importantes que outros países não possuem: capacidade produtiva, qualidade e preços competitivos.  

Por isso, com estes três fatores, espera-se que o consumo de carne, tanto bovina e suína quanto de frango, aumente para o próximo ano (2023). Portanto, confira neste artigo mais detalhes sobre o acréscimo do consumo de carne no Brasil e o que se pode esperar para o ano seguinte. 

Quanto o brasileiro irá consumir de carne em 2023? 

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão é que a alimentação de carne pelos brasileiros em 2023 chegue a 95,3 quilos per capita. Mais do que a quantidade registrada em 2022, de 92,6 quilos. 

Esse dado é possível graças a previsão de aumento na produção de todos os tipos de carne para 2023, estimada desta forma: 

  • Bovina: +2,9% – 8,7 milhões de toneladas; 
  • Frango: +2,5% – 15,6 milhões de toneladas; 
  • Suína: +5,3% – 5,1 milhões de toneladas. 

Além disso, um fato importante diz a respeito ao consumo de carne voltar ao padrão anterior a pandemia da Covid-19. De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a demanda por proteína animal irá se manter estável nos países de renda alta, graças ao envelhecimento da população e cuidados maiores com a alimentação. Já nos países de renda baixa, espera-se um consumo geral mais alto em decorrência do crescimento da renda e da população. 

Outro detalhe é o fortalecimento do interesse em carnes de frango, motivado por diferentes razões: 

  • Nos países de alta renda, por serem consideradas uma escolha alimentar melhor e mais fáceis de serem preparadas; 
  • Em países de média e baixa renda, devido ao baixo preço da carne de frango em comparação com outras. 

Por sua vez, espera-se um crescimento da disponibilidade de carne em nível global até o ano de 2031, com cada tipo tendo um aumento diferente: 

  • Aves: +16%; 
  • Suínos: +17%; 
  • Bovinos: +8%; 
  • Ovinos: +16%. 

E quanto as exportações de carne? Como elas ficam? 

Segundo a Conab, a carne brasileira, neste caso a bovina, é mais competitiva no mercado internacional por ter um custo menor quando comparada a outros grandes produtores (Estados Unidos e União Europeia). Por isso, o Brasil é o maior exportador global dessa proteína animal, sendo responsável por 23% das exportações mundiais. 

Para 2023, a Conab prevê que serão exportadas para o mercado externo 3,1 milhões de toneladas de carne bovina, um aumento de 5% em comparação a 2022. 

Além disso, o Brasil se destaca com a carne avícola, liderando as exportações e abastecendo 34% do mercado global. Assim, expectativas indicam que até 4,9 milhões de toneladas de frango serão vendidas para fora do país em 2023, 8% a mais do que neste ano. 

O principal motivo para este aumento é o fato de o Brasil não estar sendo afetado pela gripe aviária, que atinge mais de setenta países na Ásia, África, Américas e Europa. Assim, esta “imunidade” favorece a exportação de carne avícola do país para mais de 150 mercados.  

Por sua vez, a quantidade de carne suína brasileira para comercialização externa chegará, no ano de 2023, em 1,17 milhões de toneladas. Visto que o Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial de suínos, respondendo por 10% das vendas externas em todo o mundo. 

Aproveite e conheça mais detalhes deste assunto no artigo “O mercado de carnes do Brasil”.  

Qual o melhor equipamento para trabalhar com carnes? 

Conforme constatado acima, as exportações dos três tipos principais de carne produzidos no país têm estimativa de alta para 2023, além do consumo. 

Nesse sentido, é importante que estes produtos estejam muito bem embalados para terem a melhor apresentação, ainda mais se tratando de um item para exportação. Por isso, veja, nas próximas linhas, algumas das soluções Cetro que atendem o mercado de carnes, sejam elas bovina, suína ou avícola. 

Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial DZ 500 2SB  

Parte de nossa linha mais robusta e voltada para médias e grandes produções, a Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial DZ 500 2SB  é perfeita para conferir ao seu produto o acabamento que irá surpreender seus clientes! 

Versatilidade e eficiência são as principais qualidades desta máquina, capaz de embalar automaticamente a vácuo vários pacotes de carnes ao mesmo tempo. Para isso, ela conta com quatro  barras de selagem e duas câmaras espaçosas, permitindo que produtos de vários tamanhos diferentes sejam colocados.  

Graças as suas duas câmaras, os produtos podem ser embalados em uma câmara enquanto a outra executa a selagem. Assim, sua produção tem um ótimo ganho de rendimento, e com mais rapidez! 

Outra facilidade está no painel de controle digital, que permite a combinação prática de ajustes  para o produto e embalagem utilizados.

Confira, abaixo, como a Seladora a Vácuo DZ 500 2SB  pode otimizar a produção da sua empresa:

Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório 

Se o seu negócio precisa de uma solução portátil e igualmente produtiva, recomendamos nossa Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório. Com o uso deste equipamento, todo o processo de selagem é feito automaticamente, precisando apenas apertar um botão para embalar seu produto com perfeição. 

Esta seladora trabalha com qualquer tipo de alimento, ao possuir um reservatório para armazenar líquidos, eliminando qualquer risco de entupimento. Por isso é perfeita para selar carnes bovina, de frango e suína. 

Assista, ao lado, uma demonstração de uso prático da Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório:

Datador Automático Elétrico 

Além de selar a embalagem de sua carne, é fundamental que seu produto apresente informações obrigatórias, como: lote, data de validade e fabricação.  

Sendo assim, para serem impressas com alta definição e rapidez, o melhor equipamento para resolver essa demanda é o Datador Automático Elétrico da Cetro! 

Altamente eficaz, este Datador registra as informações necessárias em seu produto de forma inviolável, otimizando este processo indispensável em qualquer alimento. Além disso, em relação a manutenção, poucas peças precisarão ser repostas, assegurando excelente vida útil e durabilidade.

Ao lado, você acompanha como funciona a operação deste Datador:

Garanta o sucesso do seu negócio com a Cetro! 

Por fim, foi possível verificar que o brasileiro irá aumentar seu consumo de carne em 2023, juntamente com o acréscimo nas exportações para o mercado externo.  

Sabendo-se disso, a Cetro Máquinas conta com a linha mais completa de maquinários para todos os tipos de negócios! Além das Seladoras e do Datador mostrados aqui, você encontra envasadoras, encapsuladoras, túneis de encolhimento e muito mais! 

Conheça mais soluções Cetro em nosso site clicando aqui

Além disso, acompanhe, no blog da Cetro, os conteúdos, tutoriais e dicas para sua empresa crescer sempre! 

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *