Indústria de Chocolates: aumente sua produção com a Cetro!
Conheça a evolução da Indústria de Chocolates e as soluções Cetro indicadas para o setor!
Tradicionalmente, o chocolate é produzido a partir da mistura de derivados do cacau, massa de cacau, cacau em pó e/ou manteiga de cacau, cujo sabor natural é amargo. A indústria de chocolates movimenta bilhões de dólares na economia mundial, afinal, quem resiste a uma barra de chocolate? Além do próprio alimento, que já tem grande impacto no mercado alimentício, existem diversos produtos produzidos a partir dele.
Neste artigo, saiba mais sobre a história do chocolate e seu crescimento na economia mundial nos últimos anos. Conheça, também, as principais máquinas da Cetro para começar ou aumentar a produção da sua empresa na Indústria de Chocolates.
Origens do cacau
Evidências arqueológicas do uso do cacau, principal matéria-prima do chocolate, estabeleceram a ideia de que o cacaueiro foi domesticado pela primeira vez na América Central. Entretanto, estudos genéticos mostram que a maior diversidade do espécime foi cultivada na América do Sul equatorial – onde o cacau é muito importante para os indígenas contemporâneos.
Pesquisas demonstram que a primeira civilização a consumir chocolate regularmente foi a olmeca, habitantes do atual México, e posteriormente a maia e a asteca. Os olmecas bebiam o chocolate em rituais e faziam uso como remédio. Séculos mais tarde, os maias apelidaram o produto como a bebida dos deuses.
O chocolate maia era uma bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com pimenta, água e milho. Já os astecas usavam os grãos de cacau como moeda de troca. Eles acreditavam que o chocolate era um presente e o bebiam para se preparem para a guerra.
Por um bom tempo, consumir essa bebida amarga se manteve como privilégio reservado às classes mais altas e aos soldados. Com os fluxos migratórios na Mesoamérica, a cultura do cacau se expandiu.
No Brasil, o cacau chegou por volta do ano de 1746. Suas sementes foram trazidas por um francês como presente a um fazendeiro no Sul da Bahia e foram cultivadas no município de Canavieiras, às margens do Rio Pardo.
As lavouras cacaueiras prosperaram na região com os coronéis do cacau e, assim, seu cultivo e consumo se espalhou pelo país. Um século depois, em 1891, a primeira fábrica de chocolate foi fundada em Porto Alegre.
Mercado Global de Chocolates
No mundo pós-pandemia, o comércio mundial se deparou com grandes dificuldades econômicas e, no Setor de Chocolates, não foi diferente. Nos últimos dois anos, o mercado está voltando ao normal e as vendas online ajudam a alavancar o setor. O resultado é uma grande evolução no faturamento.
Um estudo da Mordor Intelligence prevê uma Taxa de Crescimento Anual de 4,5% para o setor no período de 2021-2027. O relatório também apresenta a crescente conscientização sobre os efeitos negativos de materiais sintéticos de embalagens para a saúde e o meio ambiente. Além da busca do consumidor por produtos mais exclusivos, como chocolates orgânicos, veganos, sem açúcar e sem glúten.
Já no Brasil, a exportação foi de 33,521 mil toneladas de chocolates e 54,756 mil toneladas de derivados do cacau em 2021. O que gerou um faturamento de US$ 226 milhões de dólares, de acordo com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) revelou que a Indústria de Chocolates apresentou, no primeiro semestre de 2022, uma expansão de 6% na produção, em relação ao mesmo período de 2021.
Para Ubiracy Fonsêca, Presidente da Abicab, a retomada da economia e o investimento em inovação para atender a demanda do consumidor são os principais motivos desse cenário positivo. “Ao analisar o dado em questão, por mais que tenhamos passado por momentos de incertezas, os resultados são satisfatórios e indicam a retomada da indústria.”
Ainda que Fonsêca não fale de expectativas, os resultados atingidos no fim de 2021 e no primeiro semestre de 2022 demostram uma alavancada no mercado pós-pandemia.
“As indústrias estão sempre evoluindo junto com a sua cadeia de produção e procurando trazer novidades e inovações para os consumidores, acompanhando muito de perto a evolução do perfil do público-alvo e a mudança de comportamento para atender suas preferências e necessidades.” – Ubiracy Fonsêca, Presidente da Abicab.
Adoce sua produção com a Cetro!
O empresário do ramo de chocolates, que deseja uma produção de alta qualidade, deve utilizar as melhores máquinas no processo. Para isso, pode contar com os equipamentos Cetro, capazes de impulsionar o rendimento produtivo e trazer um diferencial no embalo dos produtos.
A seguir, confira as melhores máquinas Cetro recomendadas para a Indústria de Chocolates e produtos derivados do cacau!
Flow Pack Invertida CFPM 280 I
A Flow Pack Invertida é uma das mais completas seladoras do mercado, com confecção em aço eletroestático e equipada com esteira em Inox 304 de alta capacidade. Esse equipamento tem o diferencial do embalo invertido, com a bobina localizada embaixo da esteira. Assim, o processo facilita o embalo de produtos irregulares ou com várias unidades de produtos na mesma embalagem.
Perfeita para atender grandes indústrias, a Seladora Flow Pack da Cetro é recomendada para o Mercados de Alimentos no embalo de doces, pão de mel, doce de leite, barras de chocolate e muito mais.
Envasadora com Bico Móvel para Confeitaria
A Envasadora com Bico Móvel para Confeitaria da Cetro é um projeto próprio, desenvolvido especialmente para suprir as necessidades dos clientes que precisam de mobilidade no envase e trabalho em bancada.
Para utilizá-la, é necessário emergir a mangueira dentro de um recipiente de até 50 litros para que o acionamento pneumático faça o bombeamento do líquido até o envase. Independentemente do tamanho da sua empresa, a Envasadora Cetro é capaz de atender perfeitamente a sua produção!
Quer saber mais sobre o seu funcionamento? Confira o vídeo abaixo:
Seladora Automática Contínua com Datador Inkjet Integrado Horizontal CASM 900 IP
Com funções práticas e acessíveis, a Seladora Automática Contínua com Datador Inkjet Integrado Horizontal CASM 900 IP embala diversos produtos com muita eficiência e agilidade. Se a sua empresa procura um equipamento que tenha uma grande capacidade produtiva e que agilize a produção, a CASM 900 IP é a seladora ideal!
Biscoitos, salgadinhos, grãos em geral e doces são alguns dos inúmeros produtos que podem ser selados perfeitamente pela Seladora Automática Contínua da Cetro. Saiba mais sobre essa solução no vídeo a seguir:
Otimize sua produção com a Cetro!
Como visto neste artigo, o Mercado de Chocolates está em crescimento exponencial mesmo com os desafios encontrados no pós-pandemia. O setor, assim como outros, precisa de equipamentos que suportam a demanda e melhoram o desempenho da produção.
Nesse contexto, a Cetro dispõe de máquinas tecnológicas e inovadoras para trazer o melhor rendimento na produção da Indústria de Chocolates. Além das soluções listadas, contamos com os mais variados equipamentos. Acesse nosso site e invista no maquinário ideal para o seu empreendimento!
Quer estar informado sobre conteúdos e dicas para sua empresa continuar crescendo? Então fique de olho no Blog da Cetro, nossas produções são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!