Acesse a Loja

Confira como a inovação e a tecnologia dos maquinários Cetro podem ajudar a alavancar o Mercado de Olericultura!

O Mercado Brasileiro de Olericultura, nome dado para a atividade do cultivo de hortaliças, é bastante diversificado e segmentado, sendo que a maior parte da produção se concentra em seis espécies: batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura familiar é uma das grandes responsáveis por essa produção.

No Brasil, a Olericultura gera em torno de 7 milhões de empregos distribuídos em aproximadamente 2,6 milhões de hectares, revela o relatório “Cenário Hortifruti Brasil 2018”, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e o programa Hortifruti Saber & Saúde.

Nesse sentido, este artigo aborda sobre a importância do Mercado de Olericultura para a economia nacional e a grande possibilidade de diversificação produtiva do segmento. Conheça também os equipamentos Cetro ideais para embalar, descascar e datar seus produtos com máxima qualidade e desempenho!

Olericultura como alternativa de cultivo e fonte de renda

De maneira geral, as hortaliças ou oleráceas constituem um grupo diversificado de plantas, abrangendo quase uma centena de espécies cultivadas nas diferentes regiões geográficas do país durante o ano todo, conforme aponta o estudo “Olericultura: Planejamento da Produção, do Plantio à Comercialização” (USP).

Estimativas recentes da Embrapa demostram que a safra brasileira de hortaliças superou 19 milhões de toneladas anuais, considerando as 32 espécies cultivadas, além de movimentar mais de 24 milhões de reais. Nas últimas três décadas, a produção praticamente dobrou e se aproxima dos 800 mil hectares, gerando mais de 7 milhões de empregos, segundo a instituição. Além disso, de acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), os últimos 10 anos marcaram um período de crescimento e consolidação do setor.

Outro dado extremamente relevante é o do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC), que aponta como a Olericultura possui uma alta empregabilidade mesmo com um baixo investimento inicial de capital. O que significa que a cada R$ 5 mil investidos na atividade, por exemplo, pode-se gerar até dois empregos diretos. Além disso, o cultivo de hortaliças gera mais lucro por hectare do que outras culturas, segundo a pasta.

Conforme indica o estudo da USP, a maioria das hortaliças consumidas no Brasil são produzidas em empreendimentos ligados à agricultura familiar. Ou seja, cerca de 70% da produção nacional tem origem em propriedades com menos de 10 hectares intensivamente utilizados, cujo lucro é voltado para os proprietários. Além disso, a pesquisa afirma que a exploração olerícola geralmente se concentra nas periferias das cidades, nos cinturões verdes, sendo denominada de Olericultura Periurbana.

Confira também o nosso artigo “Produção de Alho Brasileira: dos desafios e oportunidades ao aumento de produtividade!” e saiba como o investimento em soluções e tecnologia tem auxiliado no aumento de produtividade e competitividade no mercado nacional!

Hortaliças orgânicas: o futuro

O novo perfil do consumidor brasileiro está à procura de sistemas de produção sustentáveis, mais produtivos e mais eficientes no uso de insumos. Como alternativa, a agricultura orgânica se consolida cada vez mais, trabalhando paralelamente à agricultura moderna, como aponta o estudo “Mercados diferenciados de Hortaliças”.

Nesse sentido, a Olericultura nacional traz diferentes opções ao mercado brasileiro, agregando ao produtor e, principalmente, ao consumidor, novas mercadorias e técnicas. A comercialização de produtos minimamente processados ou orgânicos é uma dessas inovações, explica o artigo “Cadeia da Olericultura: prospecção de demandas em Mato Grosso do Sul”. Segundo a pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a porcentagem de consumo desses produtos entre 2019 e 2021 teve um aumento de 63%. Na comparação com 2017, o crescimento é ainda maior, de 107%, aponta a Organis.

Como visto, o Mercado de Olericultura cresce a cada ano, sendo diretamente afetado pela mudança de comportamento do consumidor e pelas necessidades da sociedade. Nesse contexto, os produtores e empresários buscam se especializar para agregarem valor aos seus produtos em diversas partes do segmento, investindo em automação e inovações tecnológicas para atender à crescente demanda produtiva.

Sabendo disso, a Cetro traz soluções em maquinários, tanto para iniciar quanto para automatizar um negócio no setor, proporcionando mais produtividade em tempo recorde. A seguir, confira alguns equipamentos essenciais para inovar e modernizar os processos de seu empreendimento e, assim, produzir mais e multiplicar os rendimentos!

Seladora a vácuo de bico de solução industrial automática DZQ 500 TE com ATM

A Seladora a Vácuo de Bico de Sucção Industrial Automática DZQ 500 com ATM é um equipamento desenvolvido para realizar dois processos simultaneamente: o vácuo com a injeção de ATM e a selagem da embalagem.

A selagem a vácuo pode proteger os produtos contra a oxidação, o bolor, a corrosão e a umidade, mantendo sua qualidade e prolongando o tempo de armazenamento. A DZQ 5000 com ATM é o equipamento ideal para otimizar e agilizar a produtividade dos mais variados segmentos de negócios, selando frutas, hortifruti, amendoim, batata chips e muitos mais!

Acompanhe, abaixo, o funcionamento da Seladora a Vácuo de Bico de Sucção Industrial Automática da Cetro:

Seladora de bandeja CTSM 450

Um equipamento leve, prático e portátil, a Seladora de Bandeja CTSM 450 é amplamente utilizada para preservar o sabor e a aparência de alimentos que necessitam de uma vedação hermética e simples. Além disso, essa solução Cetro pode impedir que alimentos armazenados em locais com temperaturas diversas sofram alterações ou exalem odores.

O modelo é perfeito para atender às demandas dos mais variados empreendimentos no Mercado de Olericultura, uma vez que conserva e aumenta a vida útil dos alimentos ao selar em bandejas vegetais, legumes, verduras e frutas, bem como frios, carnes, peixes e vários outras mercadorias.

Seladora automática contínua a vácuo com ATM

A Seladora Automática Contínua a Vácuo com ATM da Cetro é um equipamento completo que, além de selar de forma contínua e datar, realiza o processo com vácuo e injeção de gás ATM. Sua selagem é extremamente confiável, podendo trabalhar com produtos líquidos, como: molhos, sucos e produtos em conserva.

A máquina possui ainda uma regulagem em seu mordente, podendo realizar diferentes níveis de pressão na selagem. Assim, essa Seladora pode vedar embalagens mais grossas que necessitam de maior pressão, atingindo a selagem perfeita de diferentes mercadorias. Confira no vídeo abaixo!

Descascadora de alho industrial pneumática

O alho está entre as hortaliças mais antigas cultivadas no mundo, segundo a Embrapa. Além de ter inúmeros benefícios à saúde, a cultura do alho é geradora de empregos. No entanto, ainda hoje, quase toda sua atividade é manual, explica a Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA).

Para o seu cultivo, o produtor precisa fazer vários investimentos. Um exemplo de solução que facilita o trabalho de empreendedores de pequeno a grande porte é a Descascadora de Alho Industrial Pneumática. Essa solução Cetro é potente na retirada da pele do alho, possuindo baixa taxa de dano ao produto durante a realização do processo.

A máquina da Cetro descasca o produto de forma eficaz e com excelente acabamento, para que a sua marca tenha um produto padronizado e de alta qualidade. Além de possuir um excelente aproveitamento produtivo, ela pode aumentar a gama de produtos da sua empresa.

Confira, abaixo, o funcionamento da Descascadora de Alho Industrial Pneumática!

https://www.youtube.com/watch?v=TnIq5NBfAYg

Invista no futuro com a Cetro!

Invista em equipamentos que possam não apenas manter a produtividade, mas também melhorar o desempenho de sua produção com a inovação e a automatização dos processos!

Na Cetro, além das máquinas mencionadas acima, você pode contar com os mais diversos equipamentos que podem ser personalizados para o seu negócio. Monte sua linha de maquinários com o apoio dos profissionais Cetro e gere mais produtividade e lucros com as soluções ideais para o Mercado de Olericultura nacional!

Continue acompanhando o Blog da Cetro para conferir mais dicas, tutoriais e conteúdos elaborados para transformar seu negócio em 2023!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *