Acesse a Loja

Conheça os maquinários Cetro que irão transformar a produtividade de seu negócio e entenda como a inovação industrial pode agregar valor a sua mercadoria.

Englobando as mais diversas estratégias econômicas, a inovação industrial movimenta o mercado brasileiro desde o momento de planejamento até a execução tática para a otimização da produtividade em um negócio. No entanto, fica a pergunta: seu empreendimento está preparado para esse debate?

Nos próximo anos, uma das maiores discussões da economia nacional será o desafio de elevar a renda per capita da população, para gerar, assim, um crescimento saudável para o país. Segundo especialistas do Observatório da Produtividade Regis Bonelli, da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV), para o país superar essa problemática será necessário investir no aumento da produtividade por todo o Brasil.

Há mais de uma década, a Cetro garante os maquinários e os serviços ideais para empreendedores e empresários brasileiros que buscam, por meio da inovação industrial, transformar a realidade produtiva nacional. Encontre, nesta matéria, equipamentos capazes de atender às necessidades específicas dos empreendimentos brasileiros do mercado farmacêutico e de nutracêuticos!

Seja para iniciar uma linha de produção manual, semi ou automática; dar o primeiro passo rumo à profissionalização ou então para desenvolver projetos personalizados para cadeias de alta demanda — conte com o apoio dos maquinários Cetro!

Os impactos econômicos e sociais na produtividade brasileira

A urgência para resolver o embate do aumento de produtividade e fortalecer a inovação industrial brasileira se deve, principalmente, pelo fim do chamado “bônus demográfico”. Esse fenômeno econômico ocorre quando um país tem mais pessoas na força de trabalho do que inativas (aposentados, crianças, adolescentes etc.).

No caso brasileiro, a janela de oportunidade teve seu início e pico entre 1970 e 2020. Dada a realidade, as discussões sobre produtividade irão ganhar cada vez mais importância, explica o artigo “Fatos estilizados sobre a evolução da produtividade do trabalho nas regiões brasileiras desde o início dos anos 2000” da FGV.

O choque da pandemia de Covid-19, da Crise dos Insumos e os reflexos econômicos brasileiros da recessão de 2014 a 2019, fizeram, no entanto, com que o debate se fortalecesse ainda mais nos últimos tempos. Em 2020, os impactos da pandemia trouxeram consequências negativas para a atividade econômica e o mercado de trabalho, explicam os especialistas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV).

A situação, como explica o estudo acima, trouxe um nível de incerteza, refletindo na dinâmica de indicadores de produtividade global e brasileira. Isso se deu especialmente porque, dada a paralisação e as quedas nos setores informais e menos produtivos em 2020, a alta produtividade registrada durante o ano foi revertida em um forte declínio em 2021 e 2022.

Da pesquisa ao mercado

Desde 2019, o Observatório de Produtividade Regis Bonelli disponibiliza diversos estudos a respeito da realidade produtiva brasileira.  Desse modo, a FGV auxilia pesquisadores, empresários e empreendedores nacionais a compreenderem melhor o panorama econômico brasileiro e a importância do investimento na inovação industrial e nos demais setores produtivos do país.

Índices de produtividade são, de modo geral, realizados por meio da medição e análise dos fatores de produção de um núcleo específico, seja ele um setor, uma empresa ou então um país. Segundo a estimativa do IBRE-FGV, há cerca de quatro décadas a produtividade de trabalho nacional cresceu em 0,4% ao ano. Essa porcentagem configura um baixo desempenho, seja comparado a outros países ou ainda aos dados de crescimento do país em meados do século vinte, explica a Observatório.

Uma vez que a ampliação e o fortalecimento da produtividade nacional implicam no crescimento de um país e nos níveis de bem-estar presente e futuro da população, é preciso levantar as mangas e construir estratégias para fortalecer as cadeias produtivas brasileiras!

Empenhada em auxiliar os mais diversos segmentos produtivos nacionais, na Cetro, você encontra o maquinário ideal para sua necessidade. Além disso, caso precise de um projeto customizado, entre em contato com os profissionais da empresa e encontre especialistas capacitados para desenvolver soluções personalizadas!

Confira o atendimento a Evódio de Souza, que contou com a equipe da Cetro para encontrar os maquinários adequados para automatizar sua linha de produção para encapsulados!

A inovação industrial como planejamento estratégico

Há 25 anos no mercado de produtos de mel e seus derivados, o empresário paranaense visitou a matriz da Cetro no centro-oeste paulista visando transformar sua capacidade produtiva. Ao final do encontro, Evódio escalou sua produção de 30 mil cápsulas por dia para 72 mil cápsulas por horas, explica Josefher Rodrigues, colaborador da equipe comercial da Cetro.

Com máquinas como as Encapsuladoras Automáticas e Envasadoras de Cápsulas da Cetro, os empresários dos ramos fármacos, nutracêuticos ou outros segmentos que trabalhem com o formato conseguem aperfeiçoar sua produção, reduzindo o desperdício de insumos e de gastos ocultos desnecessários.

Segundo o empresário, a viagem para Bauru fez com que encontrasse exatamente o que procurava, “para quem quer trabalhar com Encapsuladoras, Envasadoras, Polidoras, Contadoras; é o lugar certo!”, finaliza o empreendedor que hoje trabalha junto ao grupo NipoNutri.

“Em 25 anos de indústria, já tivemos várias experiências, conhecemos muitas indústrias e confesso que estou impressionado com tanta tecnologia e com tanta inovação, com tantas opções de máquinas. Então, estou aqui para recomendar para você que ainda não conhece a Cetro Máquinas, vem para cá e vem conhecer!” – Evódio de Souza, Evomel.

As mudanças e os impactos de produtividade

O comércio internacional de nutracêuticos, termo utilizado para definir extratos de alimentos altamente nutritivos que auxiliam o corpo nos processos metabólicos, é mais um dos setores altamente impactados pela pandemia. De modo geral, o segmento prevê uma média de 7,5% na CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) durante o período de 2022 a 2027, segundo o levantamento “Mercado de Nutracêuticos – Crescimento, tendências, impacto do Covid-19 e previsões (2022-2027)” da Mordor Intelligence.

O aumento na procura pelos compostos bioativos, em especial aqueles produzidos em forma de cápsulas e comprimidos, aquece o mercado. Conforme explica o artigo “Nutracêuticos e seus benefícios para a saúde do utente: revisão integrativa da literatura”, entre as propriedades dos ativos constam benefícios como: ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória, imunomoduladora, anticancerígenas e para o controle da obesidade.

Transformações no comportamento da população e, consequentemente, nos hábitos de consumo fomentam também inovações no processo produtivo. O aumento da demanda de nutracêuticos, por exemplo, exige um aumento de produtividade, o que leva ao investimento em equipamentos e embalagens. Faça como Evódio e visite a unidade Cetro mais próxima a você e encontre o maquinário ideal para solucionar suas necessidades!

Confira equipamentos específicos para o Envase de Cápsulas, como a Encapsuladora Semiautomática com Molde Duplo e Painel Digital! Uma máquina compacta, cujo design e processamento eficaz atende às demandas de universidades, setores farmacêuticos, hospitalares e demais segmentos que trabalham com cápsulas.

Com ajustes simples, a quantidade de substância encapsulada é designada por um sistema IHM (Interface Homem-Máquina) intuitivo, digital e de fácil manipulação. Além disso, sua construção em Inox evita a oxidação e a defasagem do maquinário, atendendo, dessa maneira, os parâmetros de higiene, segurança e integridade na manipulação de insumos de diversos mercados.  

A inovação industrial no mercado de comprimidos brasileiro

De todos os lados em que se olha, é possível encontrar transformações impulsionadas pela pandemia de Covid-19. Alguns setores, no entanto, foram diretamente afetados. No setor farmacêutico, uma das profundas mudanças dos últimos anos foi o aumento e, consequentemente, a consolidação das vendas online.

Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), a venda online de medicamentos deve seguir sua “trajetória de expressivo crescimento” pelo futuro próximo. Em meados de dezembro de 2022, por exemplo, a participação das vendas digitais no segmento saltou de 2,% para 7,9%, segundo dados do sindicato.

Por isso, não é de se estranhar que, atualmente, o segmento esteja entre os nichos produtivos mais confiantes, segundo dados do Indíce de Confiança do Empresário Industrial – Resultados Setoriais da Confederação Nacional da Indústria. Além disso, 57% das empresas do setor declararam-se positivas quanto às expectativas para 2023 durante o Fórum de Expectativas, realizado pelo Sindusfarma.

Neste sentido, a produção de comprimidos tem tudo para se fortalecer! Além da facilidade do consumo, do transporte e da preservação desse formato de embalagem, a otimização da liberação dos insumos no organismo é um bônus ainda maior para o consumidor!

Há mais de cem anos impactando a experiência de consumo humana, a produção de comprimidos em 2023 conta com o apoio dos mais diversos maquinários Cetro! Equipamentos capazes de pesar, granular, comprimir, revestir e realizar outros tantos processos produtivos.

Promovendo um elevado nível de eficiência e produtividade, soluções como a Encapsuladora Automática Cetro CACM 400 transformam a vida de empresários por todo o país! Conheça a história da empreendedora amazonense Marcelina de Souza e saiba como o equipamento garantiu mais segurança, integridade e produtividade à Amazon Ervas!

Otimização contínua com o apoio da Cetro!

Quando se trata de empresas farmacêuticas e farmoquímicas, a maior parte dos processos de inovação industrial estão ligados às transformações internas, segundo a pesquisa “Indicadores De Inovação Tecnológica na Indústria Farmacêutica Brasileira no Período De 2008 a 2017” realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Isso significa uma maior abertura para a aquisição de maquinários e para a transformação da cultura produtiva e empresarial de um negócio – as chamadas técnicas voltadas “da porta para dentro”. Segundo o estudo da UFSM, as Inovações de Marketing, ligadas às necessidade dos clientes, respondem a cerca de 20% do investimento total do setor farmacêutico e farmoquímico em inovação.

No entanto, uma inovação está sempre conectada a outra, a aquisição de maquinários automatizados, como é o caso de Marcelina, implica tanto na redução do desperdício de insumos quanto no aperfeiçoamento da finalização dos produtos. De modo geral, o investimento em uma solução, como a Encapsuladora Automática Cetro CACM 400, promove ainda a redução de falhas humanas e a eliminação de gastos operacionais desnecessários e ocultos. Como explica a empresária manauara:

“Eu só preciso de alguém para supervisionar o processo, não para operar – menos pessoas ali encostando – e praticamente só a máquina ali operando. E é esse meu objetivo, reduzir o tempo de produção” – Marcelina Meira, Amazon Ervas.

Entre em contato com os profissionais capacitados da Cetro e encontre você também a solução ideal para seu negócio! Não fique de fora do debate sobre a inovação industrial e a produtividade brasileira!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *