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Confira os equipamentos Cetro ideais para inovar e potencializar sua produtividade no Mercado de Sucos em Pó em 2023!

A procura por praticidade, rapidez, variedade de sabores e a preocupação de consumir alimentos cada vez mais saudáveis são alguns dos anseios potencializados nos consumidores na realidade pós-pandemia. O resultado? Uma contínua integração dos sucos em pó ao cotidiano do brasileiro e o crescimento exponencial do mercado nos últimos anos!

Segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), esse modelo de bebida está perfeitamente integrado aos hábitos de consumo nacional, especialmente pela facilidade de preparo e alto rendimento em comparação a outras bebidas.

No Brasil, sucos em pó estão em segundo lugar no ranking de bebidas não alcoólicas mais consumidas pela população, segundo o relatório de análise do Mercado de Refrescos em Pó, realizada pelo Grupo Enova Foods.

Esse dado ecoa a análise da pesquisa “Simulação E Otimização Do Processo Industrial De Paletização De Caixas De Refresco Em Pó E Estudo Ergonômico Do Posto De Trabalho”, realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2013. O estudo aponta o aumento contínuo do consumo de refrescos industrializados, nacional e internacionalmente, devido à falta de tempo para preparar sucos in natura.

Uma vez que a versão em pó é prática e atende a preocupação em consumir alimentos mais saudáveis, conforme explica a pesquisa, as oportunidades comerciais e produtivas se fortalecem no segmento!

Por isso, a Cetro disponibiliza os mais diversos maquinários e soluções para fortalecer a produtividade, a economia de recursos e a otimização de seu empreendimento no mercado de sucos em pós no Brasil!

Confira os principais dados do setor e saiba como transformar sua produção com o apoio dos equipamentos Cetro!

Da invenção ao comércio internacional: a história dos sucos em pó

De modo geral, sucos em pó são frutos de um processo de atomização, uma técnica usada para criar produtos desidratados na forma de pós finos. Há mais de um século, por exemplo, a indústria produz leite e detergentes em pó por esse processo, aponta o “Estudo De Estabilidade Do Suco Misto De Acerola E Ciriguela Atomizado”, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Em 1927, nos EUA, o casal Edwin e Kitty Perkins retirou o líquido de sucos concentrados e desenvolveu o primeiro suco em pó baseado no processo utilizado para a produção de gelatinas – conforme explica o relatório da Enova Foods.

O contínuo processo de inovação e inquietação no desenvolvimento industrial moveu o inventor Ashis S. Gupta a criar e patentear uma versão melhorada do processo de atomização em 1978, possibilitando a obtenção de suco de laranja em pó atomizado de alta qualidade, aponta a pesquisa da UFRPE.

Quer saber mais sobre alimentos em pó? Confira a matéria especial da Cetro e conheça outras mercadorias e oportunidades deste ramo alimentício!

Um dos maquinários Cetro capazes de otimizar as mais diversas linhas de produção envolvendo insumos em pó é a Dosadora com Balança Eletrônica 1-100 g! A precisão desse equipamento o torna perfeito para dosar mesmo as menores quantias de produtos.

Por se tratar de uma solução compacta, ela é ideal para o trabalho em bancadas. Além disso, sua construção garante a integridade e a higienização dos mais diversos insumos, tornando-a uma excelente escolha para o manuseio de sucos em pó!

Assista o teste realizado na matriz bauruense da Cetro e confira os benefícios e a facilidade do manuseio desse equipamento!

Os sucos em pó em território brasileiro

No Brasil, o primeiro suco em pó produzido de forma massiva chegou ao mercado na década de 60, com o início da comercialização da marca Ki-Suco da empresa norte-americana Kool-Aid, conforme aponta o relatório da Enova Foods.

Nas décadas seguintes, o produto dominou de tal forma o mercado que “Ki-Suco” tornou-se sinônimo de suco em pó. Com o passar do tempo, porém, o mercado interno se ajustou à inovação e novas marcas se formaram, aumentando a competitividade no setor.

No entanto, como explica o estudo de Engenharia de Produção da UFRPE, apesar dos sucos em pó possuírem uma participação significativa no mercado brasileiro há décadas, foi somente após os anos 90, com a inovação das fórmulas, que as bebidas em pó deixaram de ser consideradas “produtos de segunda linha”.

Além disso, a pesquisa “Desenvolvimento De Novo Layout Para Embalagem Buscando Otimização Do Processo De Produção Em Uma Indústria De Alimentos” (UTFPR), destaca como, muitas vezes, a disputa entre duas marcas baseia-se nas embalagens e na sua influência para a operação e venda do produto.

Por isso, o cuidado com a apresentação das mercadorias é de extrema importância na hora da criação dos produtos para comercialização, independentemente do nicho produtivo. De modo geral, as características de uma embalagem devem ser definidas buscando reduzir a influência dos “mecanismos deteriorantes”, segundo o estudo paranaense.

Em relação aos produtos alimentícios, a atenção é redobrada. Nesse sentido, com o apoio da Cetro, o empreendedor brasileiro encontra as mais diversas soluções desenvolvidas com especial atenção às normas e regulamentações de higiene e integridade do mercado nacional e internacional.

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Os desafios do mercado e as inovações da Cetro!

Transformações bioquímicas e microbiológicas alteram a qualidade dos produtos alimentícios, conforme o tempo de estocagem, explica o estudo de 2013 da UTFPR. No caso de alimentos sensíveis à umidade, a perda da qualidade está justamente conectada ao ganho de umidade. No caso de produtos em pó, essa característica resulta na “aglomeração” das partículas, mudando a consistência e a textura do produto.

Desse modo, é importante o uso de embalagens que impedem a absorção de umidade na produção de sucos em pó. Da manipulação da matéria-prima, passando pelos processos de embalo, estocagem e distribuição até a comercialização, o insumo deve estar protegido e com a qualidade ansiada pelo consumidor-final.

Para um produto desidratado, aponta a pesquisa, a função da embalagem é impedir ou minimizar a passagem do vapor d’água, barrando o desenvolvimento microbiano. Por isso, o estudo ressalta que a especificação de embalagens para produtos sensíveis à umidade requer prévio conhecimento do nível de proteção oferecido pelos seus materiais.

Uma embalagem a vácuo, por exemplo, traz maior segurança e qualidade a um produto em pó. Afinal, como explica o CEO e fundador da Cetro, além de ser responsável por aumentar o shelf life de um produto e, assim, agregar valor a ele; o vácuo nada mais é do que a retirada de ar de dentro da embalagem. “Reduzindo, assim, o desenvolvimento de microrganismos e dando um prazo de validade maior ao produto”, complementa o empresário.

“Resumindo em português claro, a validade aumenta e, com isso, o produto vale mais dinheiro no final do dia” – Léo Mello, CEO da Cetro.

Na Cetro, você faz o teste com o seu produto! Seja na matriz bauruense ou então nas unidades das capitais fluminense, paulista e mineira – conheça os Showroons da Cetro e aproveite os conhecimentos de profissionais especializados nas inovações do mercado de embalagens.

A inovação dos sucos em pó e o impacto na competitividade

A inovação é um dos pilares essenciais para empresas em busca da diferenciação no mercado, explica o estudo “Inovação como Vantagem Competitiva na Indústria Alimentícia” (FAE). É a partir do ímpeto inovativo que a empresa poderá ultrapassar “a barreira do comum e do já existente” e, assim, promover vantagens competitivas.

Nesse contexto, é necessário destacar que cada vez mais consumidores aumentam seu grau de exigência quanto aos aspectos de qualidade do produto e da forma de produção – conforme explica ao estudo de Engenharia de Produção da UTFPR.  

Por isso, para competir no mercado, empresas devem buscar diferenciais e investir na qualidade em todos os seus processos, salienta a pesquisa.Ou seja, segundo o estudo, empresas devem gerenciar toda a cadeia produtiva de modo a eliminar desperdícios e aumentar os lucros.

Conhecer os benefícios de um maquinário automático da Cetro poderá transformar sua visão de mercado, uma vez que, com eles, você poderá agregar valor ao seu produto e tornar-se mais competitivo!

“Tendo uma máquina que faz o processo de forma automática, você não tem tanta mão de obra. Automaticamente, o valor final do produto (custo) é mais barato”, explica o fundador da Cetro no vídeo 3 DICAS DE NEGÓCIO LUCRATIVO E INOVADOR COM ALHO!

Quer saber mais? Acesse as informações completas da Dosadora Automática para Pó com Esteira e Abastecedor FLG 1000 e aproveite! Nas palavras de Leonardo: “Esse modelo basicamente dosa a quantidade exata de pó dentro do frasco. Se você tem dificuldade com produtividade e precisão, esse modelo vai atender tudo o que você precisa!”

Confira o guia abaixo e conheça o funcionamento tanto dos equipamentos em linha quanto de suas versões individuais! Saiba como uma solução pode transformar sua produtividade, sejam modelos de bancada ou equipamentos de suporte, como as Esteiras ou os Abastecedores Cetro!

Vantagens Brasileiras: a biodiversidade nacional

Nos últimos anos, a produção nacional de frutas ultrapassou 41 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). No entanto, mesmo no posto de terceiro maior produtor mundial de frutas, o Brasil pouco exporta perto da quantidade anualmente produzida.

De acordo com ComexStat – portal da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia – entre janeiro e março de 2023, o país exportou cerca de 702 mil toneladas de suco de frutas, contabilizando cerca de U$$ 610 milhões de dólares.

A forte expansão do mercado de frutas tropicais proporciona, para além da abertura de novos espaços produtivos, uma grande diversidade de frutas e variedade de produtos aos consumidores – conforme explica a tese pernambucana da pesquisadora Ana Laura Riveros.

A alta produtividade e o incentivo a diferenciação unidos a uma crescente demanda por produtos mais “naturais” fortaleceu o desenvolvimento de novos produtos no segmento de sucos em pó do país, aquecendo o mercado interno.

Além disso, em comparação aos sucos integrais, hoje – a bebida não alcoólica mais consumida no país – os sucos em pó possuem como vantagem seu volume e peso reduzidos, bem como uma maior vida de prateleira, conforme aponta o estudo de Tecnologia de Alimentos da UTFPR.

Suco, Refresco ou Bebida Em Pó? Entenda as diferentes classificações

Em 1950, o Brasil formalizou sua legislação a respeito de inspeções industriais e sanitárias para produtos de origem animal, na Lei N.º 1283. Atualmente, as “normas que dispõem sobre a defesa e proteção individual e coletiva”, como descritas no documento “Padrão de Identidade e de Qualidade de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar” (PNAE), são organizadas por meio dos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQs).

Disponíveis para consulta pública no portal do Ministério da Agricultura e Pecuária, as regras para rotulagem, medidas sanitárias, definição dos ingredientes necessários e variantes permitidas formam a classificação e a normatização dos alimentos de origem vegetal e animal no país. 

No caso de sucos e refrescos, as PIQs e instruções Normativas (IN) da pasta as classificam, entre outros fatores, conforme a concentração e o percentual de polpa de fruta presente em suas composições:

Conheça os principais classificações de classificação das bebidas nacionais:

Classificação OficialValor MédioPercentual de Polpa de Fruta
SucoR$ 20 a R$ 5100%
NéctarR$ 12 a R$ 440 a 10%
Bebida MistaR$ 8 a R$ 330 a 0,02%
RefrescoR$ 3 a R$ 0,302 a 0,02%
Fonte: Mercado de Refrescos em Pó (2021/Enova Foods) com base no Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) das IN 12 de 2003, e IN 17, 19 e 42 de 2013.

Como explica a tese cearense “Avaliação da influência de adjuvantes de secagem sobre as propriedades de suco de caju atomizada”, com o aumento da busca por produtos naturais, como frutas frescas e sucos de frutas, diferenciar os variados tipos de sucos em pó e preparados sólidos para refresco torna-se conveniente para a indústria.

Nesse contexto, é preciso recordar que produtos tidos como naturais tem maior aceitação e valor agregado junto aos consumidores. Exemplo disso é o fortalecimento do interesse pela origem dos alimentos e bebidas.

A pesquisa “As cadeias agroalimentares curtas: com ênfase nos consumidores”, publicada pela Revista de Gestão e Secretariado (GeoSec), aponta ainda que, além da crescente exigência dos consumidores voltada à qualidade dos alimentos, o impacto da agricultura sobre o meio ambiente é um dos fatores que aumenta a busca por produtos das Cadeias de Produção Curtas.

Saiba mais sobre a otimização e o valor agregado das mercadorias das Cadeias De Produção Curtas com o apoio dos maquinários Cetro!

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De modo geral, cada vez mais indústrias alimentícias buscam desenvolver produtos diferenciados que, como aponta a tese da UFRPE, atendam às exigências dos consumidores sobre quantidades significantes de vitaminas, mineiras e compostos antioxidantes.

Nesse sentido, inovações como sucos mistos, que levam propriedades de mais de uma fruta, são opções viáveis para o desenvolvimento de novas bebidas. Como explica o estudo, dentre as vantagens que esse produto traz ao setor industrial está, por exemplo, a redução de custos com a adição de frutas mais baratas.

Com o apoio da Cetro, você encontra os maquinários ideais para o embalo e a manipulação de insumos em pó que o auxiliarão em sua jornada de inovação e transformação tecnológica. Seja para o envase, a rotulagem ou qualquer outra necessidade produtiva, consulte a Equipe Cetro e sane suas dúvidas com profissionais especialistas.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

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