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8 de maio de 2023

A inovação no 2º maior Mercado de Esmaltes global!

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Conheça os maquinários Cetro ideais para o setor e entenda como o investimento em tecnologia transformou a produção nacional!

Está em busca de um maquinário para o Mercado de Esmaltes Brasileiro? A Cetro pode te ajudar nessa procura! Afinal, uma cadeia produtiva é formada pelo trabalho transformativo aplicado aos mais diferentes nichos e setores de um sistema, da extração da matéria-prima aos diferentes métodos de comercialização.

Como aponta a pesquisa “Nome das Cores de Esmalte e Tendências de Consumo Atual: Estudo de Caso da Marca Colorama Nos Anos De 2010 e 2021” da Universidade de Brasília (UNB), os esmaltes são produtos que permeiam diferentes elos da cadeia produtiva.

Mesmo com forte presença no setor profissional, como em salões de beleza, essa mercadoria possui um alto apelo ao consumo doméstico, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

De modo geral, o desempenho em setores de lábios e unhas é importantíssimo para a construção e manutenção de empresas de cosméticos, informa o estudo de caso “Maybelline: dilemas e desafios do lançamento no Brasil”, realizado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).

Esse contexto é motivado pelo fato de batons e esmaltes serem produtos de alta penetração entre consumidores em quase todos os países, segundo a publicação. Além disso, nesse segmento, a compra por impulso acentua-se ainda mais, sendo seus consumidores mais voláteis na escolha por marcas em comparação a outros segmentos de cosméticos, aponta o estudo.

Se produtos para unhas são a menor categoria do mercado global de maquiagem, no Brasil, a realidade é outra. Por aqui, mercadorias do segmento representam quase a metade do mercado total de cosméticos, segundo os pesquisadores da FGV.

Quer saber mais sobre o setor? Se aprofunde no universo da produção de esmaltes brasileira e, com o apoio da Cetro, encontre os maquinários que irão transformar a produtividade e a qualidade do envase de seu produto!

O Mercado de Esmaltes em números

Em 2022, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no Brasil fechou o ano com um crescimento de vendas ex-factory (faturamento de fábrica, sem impostos sobre venda) de 13,2%, conforme os dados da ABIHPEC.

Como coloca a pesquisa da UNB, poderoso e dinâmico, o setor de cosméticos é impulsionado por um forte potencial de crescimento e consumo. Em 2019, por exemplo, o mercado de esmaltes movimentou cerca de R$ 2.075 milhões de reais.

Há de se levar em conta ainda uma grande contradição do ponto de vista comercial sobre o processo de inovação do setor. Conforme apontam os pesquisadores da FGV, a introdução de produtos com fórmulas de maior durabilidade acaba por prejudicar o crescimento do segmento, pois reduz a necessidade de compras imediatas e cíclicas.

Ainda assim, entre 2020 e 2022, durante a pandemia de Covid-19, o mercado de produtos para cuidados com as unhas foi um dos mais resilientes no Brasil, segundo o mesmo estudo. Tanto pelo fato de as pessoas terem adotado o hábito de fazer as unhas em casa quanto pela estratégia – utilizada por muitas marcas – de focar a comunicação em redes sociais, possibilitando a manutenção da conexão com os consumidores.

No primeiro quadrimestre de 2021, por exemplo, a ABIHPEC registrou um crescimento de 8,7% no setor de “maquiagem para as unhas”. Fortalecimento guiado, principalmente, pelo lançamento de edições limitadas de esmaltes, cuja ampla divulgação foi realizada por redes sociais com foco em grupos diversificados de consumidores, conforma aponta o estudo da UNB.

Após anos de adaptação durante a pandemia e a Crise dos Insumos, em 2023, a inovação e o investimento permeiam o setor de HPPC brasileiro! Confira a visita dos colaborares Cetro à Trevo Soluções Cosméticas e entenda como maquinários versáteis fazem a diferença em uma estratégia competitiva!

Competitividade e Otimização Produtiva na produção de esmaltes nacional!

No Brasil, apesar de 3.148 empresas estarem registradas no setor de HPPC, o mercado é dominado por grandes multinacionais de presença global. Em 2020, quase 70% das vendas de higiene e beleza concentraram-se nas dez empresas líderes do setor, conforme o relatório “H&B Report FY20”.

A elevada competitividade do mercado é fomentada também pelo acelerado ritmo de lançamentos de produtos, conforme ressalta a pesquisa da UNB. O que colabora para tornar os consumidores mais exigentes e, consequentemente, a necessidade de fortalecer e otimizar os processos produtivos é cada vez mais evidente.

Nesse sentido, a Cetro possui diversos maquinários para diminuir os custos produtivos, eliminar gastos ocultos e otimizar a cadeia do Mercado de Esmaltes nacional. Um exemplo é o inovador Túnel de Esterilização Cetro!

Um maquinário que atende às necessidades do consumidor-final quanto à saúde e à proteção de seu corpo, esse Túnel oferece o potencial de destruição de microrganismos em embalagens de diversos tipos e tamanhos de produtos.

Ideal para indústrias alimentícias, cosméticas e químicas em geral, a solução Cetro proporciona uma produção mais limpa e livre de contaminações em um efeito cascata que vai do produtor ao consumidor. Para mais informações, acompanhe o vídeo abaixo e confira os dados técnicos completos no Portal Cetro.

Cosméticos e o Investimento em 2023

O mercado de maquiagem global é, de maneira geral, dividido em quatro categorias principais e uma orbital: lábios, unhas, olhos, face e, por fim, a de acessórios. Conforme explica o estudo da FGV EBAPE, a sessão “unhas” abarca, em especial, esmaltes (divididos em cintilantes e cremosos), bases fortalecedoras para unhas e produtos para tratamentos múltiplos.

Além disso, segundo a pesquisa, empresas do setor têm buscado diferenciar os produtos por meio de tecnologias e melhores desempenhos, diminuindo, dessa maneira, a dependência no quesito cor. Segundo os pesquisadores da FGV EBAPE, esmaltes de secagem ultrarrápida e de longa duração são exemplos de lançamentos nesse sentido.

Por isso, o investimento em maquinários capazes de otimizar a produção, baixando o custo final e eliminando gastos ocultos e desnecessários auxilia no potencial competitivo de empresas dos mais diversos nichos e escalas produtivas! Seja para o pequeno empreendedor ou o grande empresário, a Cetro disponibiliza e customiza equipamentos capazes de atender às necessidades específicas de cada negócio!

Saiba como anda a confiança e a intenção de investimento de empresários do setor HPPC e confira alguns dos maquinários Cetro para o mercado de esmaltes brasileiro:

Aumente sua produtividade com Bombas de Transferência!

Desenvolvidas para aperfeiçoar a manipulação de insumos de inúmeros segmentos produtivos nacionais, conheça as Bombas de Transferência da Cetro! Equipamentos capazes de transportar estrategicamente a matéria-prima até as máquinas envasadoras de uma linha de produção!

Soluções potentes, esses maquinários bombeiam produtos de diferentes consistências, como mercadorias aquosas ou pastas mais densas, de maneira ágil e eficiente. Pensadas para a utilização conjunta com outros equipamentos, as Bombas de Transferência da Cetro são itens que facilitam e automatizam os processos produtivos.

Com elas, os empreendedores podem trabalhar com máquinas específicas para o embalo de seus produtos, como Envasadoras de Líquidos, Reatores e muitos outros! Confira nossa matéria especial e encontre a Bomba de Transferência Cetro ideal para o seu empreendimento!

Além disso, as soluções Cetro podem ser customizadas e adequadas às necessidades de deslocamento de insumos de diferentes empresas. Desse modo, com a adaptação dos tubos de transferência, esses equipamentos conseguem atender à produção e à manipulação de inúmeras mercadorias!

Disponível no modelo CTP 1500, as Bombas de Transferência da Cetro possuem alta capacidade produtiva, conseguindo realizar a transferência de produtos líquidos e pastosos de maneira estratégica para pequenas, médias e longas distâncias com muita agilidade. (Créditos: Comunicação/CETRO)

A inovação de práticas milenares: esmaltes no mundo contemporâneo

A utilização de tinturas nas unhas – ou seja, esmaltes e seus predecessores – é um antigo costume humano, cujos registros históricos remontam milênios. No norte da África, a predileção das rainhas egípcias Nefertiti (1370-1330 a.C.) e Cleópatra (69-30 a.C.) pelos tons de vermelho-rubi e vermelho-escuro ainda são dados conhecidos e estudados.

Além disso, no coração da Ásia em 300 a.C., esmaltes eram utilizados como distintivo de classes sociais no território chines! Com predileção para o uso de tons vermelhos e metálicos, esses esmaltes, feitos com soluções de prata, significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social, conforme aponta a pesquisa de Maíra Ribas para a UNB.

Nesses três mil anos, muita coisa mudou, menos o hábito de aplicar tintura nas unhas. O departamento produtivo de HPPC, em que o mercado de esmaltes está inserido, é considerado um dos mais dinâmicos, inovadores e competitivos da indústria, conforme ressalta a pesquisa da UFRJ.

A cada dois anos, explica o estudo, lançamentos correspondem a 30% do faturamento do setor. Por isso, devido à competitividade e a constante demanda por novos produtos, empresas do segmento possuem um alto investimento em inovação – em torno de 2% de seu faturamento, quando a média da indústria nacional gira em torno de 0,65%, segundo o estudo.

O apoio Cetro ao mercado de esmaltes!

Na Cetro, o empreendedor brasileiro encontra maquinários perfeitos para uma ponta a outra do processo inovativo! Seja através dos moinhos disponíveis para a otimização de tintas automobilísticas – como o modelo CTO-60, ideal para a homogeneização de insumos – ou então de equipamentos desenvolvidos para facilitar o final do processo produtivo dos esmaltes, já na etapa de rosqueamento das tampas!

Para isso, a Cetro disponibiliza maquinários como a Rosqueadora Automática em Linha CARCM S, uma solução versátil cuja fácil customização possibilita que a combinação ideal de torque, precisão e elevada produtividade esteja à disposição dos mais diversos setores produtivos.

Perfeitas para fechar e lacrar tampas de inúmeras mercadorias, as Rosqueadoras da Cetro trabalham de modo automático e em linha, com praticidade e eficiência. Além disso, os diferentes modelos e versões garantem que diversas carências do mercado produtivo brasileiro sejam atendidas!

Outro modelo disponível é o Elevador e Posicionador de Tampas com Rosqueadora Automática em Linha CARCM 7200, cuja adaptação facilita ainda mais os processos produtivos! Confira, na prática, o funcionamento da CARCM S no #CetroTeste realizado na matriz bauruense e entenda como o maquinário ideal pode transformar o seu negócio!

O Consumo pós-pandemia: saúde, cuidado e customização

Quando se fala sobre a distribuição de cosméticos, em geral, há cinco grandes canais de escoamento, explicam os pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV):

  1. Alimentar (supermercados e lojas de conveniência);
  2. De varejo (grandes lojas de departamento e magazines);
  3. Atacado (distribuidores nacionais ou regionais);
  4. Perfumarias;
  5. Drogarias.

Ainda assim, como parte do segmento de HPPC, o mercado de esmaltes está incluso no setor industrial que mais investe em publicidade, principalmente em ações de sustentabilidade e de cunho social, segundo estudos da UFRJ.

O alto investimento industrial em P&D, unido a um dos maiores mercados consumidores do planeta, proporciona enormes oportunidades ao segmento de cosméticos, conforme apontam os pesquisadores Mel Girão e Hugo Garbe. Nesse contexto,a sustentabilidade é um ponto de crescimento, destacam os profissionais, uma vez que, além dos recursos produtivos serem finitos, há uma demanda por parte do consumidor.

No Brasil, essa situação ganha ainda mais destaque, pois mais da metade dos brasileiros consideram o impacto ambiental dos cosméticos na hora da compra – uma das maiores taxas do mundo – segundo o estudo realizado em 2014 pela GFK. Além disso, 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais em um produto de marca sustentável, aponta uma pesquisa da Nielsen. Em relação as novas gerações, em especial, os millenials (1981-1996), essa taxa aumenta para 73%, segundo os dados referenciados pelo estudo da Fundação.

Saiba mais sobre o mercado de cosméticos sustentáveis e naturais e encontre o equipamento perfeito para o seu empreendimento!

Um dos desafios comuns às indústrias é a estruturação dos canais de diálogo com o consumidor, pensados especialmente para consolidar a identidade da empresa junto ao cliente. Nesse sentido, um dos principais canais de investimento e comunicação são as embalagens e os rótulos de uma mercadoria, uma vez que é através delas que a companhia pode fortalecer seus propósitos e caraterísticas.

Por isso, conheça algumas soluções perfeitas para manipular seus insumos e rotular seus esmaltes!

Invista nos melhores equipamentos para agregar valor a sua mercadoria!

Com o apoio da Envasadora Automática de Líquidos de Bancada com 4 Bicos por Bomba de Engrenagem, potencialize sua produtividade e destaque-se no competitivo Mercado de Esmaltes brasileiro!

Ideal para o trabalho com líquidos, essa solução é capaz de auxiliar cadeias produtivas de empreendimentos de diferentes escalas. Seu tamanho compacto e fácil mobilidade auxilia no trabalho conjunto com diversos equipamentos, de Rosqueadoras a Mesas de Abastecimento Cetro!

Em um processo automatizado e em linha, conte ainda com o apoio de soluções desenvolvidas especialmente para o trabalho com rótulos! Equipamentos como a Rotuladora de Frascos Cilíndricos com Parada CALM F, cuja eficiência e praticidade operacional transformam a produtividade de qualquer empreendimento!

Fortalecendo a indústria e a produtividade do mercado de esmaltes brasileiro

Saúde e higiene tornaram-se alguns dos principais pontos de preocupação para o consumidor após a pandemia de Covid-19, conforme informa o estudo brasiliense. Como aponta a pesquisa de Maíra Ribas, os desejos da última década se desenvolveram, passando de preocupações para exigências.

E no meio do caminho, fomentando a valorização da transparência e da sustentabilidade, busca-se por aspectos que unem a demanda por produtos que pensem nas necessidades específicas dos consumidores e a otimização de tempo.

Dentro dessa lógica, o investimento em maquinários especializados em facilitar e otimizar linhas de produção é um importante aspecto da adaptação e fortalecimento do mercado de esmalte e demais nichos produtivos brasileiros.

Afinal, a produção de HPPC no país está inserida em uma das mais importantes indústrias de faturamento nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química, o setor é responsável por cerca de 2 milhões de empregos por toda federação.

Pensando em escala, o Brasil representa o 4º maior mercado consumidor de produtos HPPC do planeta, segundo dados da Euromonitor. Por isso, a importância de fortalecer empreendimentos nacionais do segmento.

Além disso, como aponta a pesquisa da federal fluminense, mesmo considerando o “gigantismo do faturamento do setor” que girou em torno de U$$ 24 bilhões de dólares em 2020; o Brasil é ainda o 3º maior mercado global em lançamentos anuais de produto.

Com o apoio dos maquinários Cetro, empreendedores brasileiros podem transformar as etapas de suas cadeias produtivas, não só de esmaltes em si, mas também dos diversos produtos que envolvem o segmento.

Confira, por exemplo, a linha Envase para Acetonas e entre em contato com profissionais especializados em facilitar o crescimento de sua empresa!


Acompanhe, em nossos canais de comunicação, as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

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