Acesse a Loja

Invista em agilidade e segurança para a sua produção no Mercado de Queijos Brasileiro com o apoio de maquinários e embalagens Cetro!

Com uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 6,8% durante o período de 2020 a 2025, o mercado de queijos global segue inovando e transformando o dia a dia das pessoas, como aponta a Mordor Intelligence. Não deixe essa oportunidade de expansão e otimização passar em branco, conheça os maquinários da Cetro que podem auxiliar sua produção de queijo e otimize o seu negócio!

Parte do crescimento do segmento está ligado à maior conscientização do papel dos queijos como fontes de nutrientes como o cálcio, o zinco e de variadas vitaminas e proteínas, explicam dados do relatório “Mercado de Queijos – crescimento, tendências e previsões (2023 – 2028)”.

Um ponto importante da produção global de queijos é que, apesar da limitada variedade de matérias-primas (leite bovino, caprino, bubalino ou ovino, fermento lático, coagulante e sal), aponta o estudo Brasil Dairy Trends 2020 – Tendências do Mercado de Produtos Lácteos”, há uma vasta variedade de queijos. Como destaca a publicação desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), alguns autores colocam até que “há um queijo para cada preferência e uma preferência para cada queijo!”

Por isso, é necessário saber como aproveitar os momentos de transformação tecnológica do setor.Ao investir em maquinários facilitadores de processos de embalo e rotulagem de queijos, por exemplo, o empreendedor amplia sua produtividade e diminui a possibilidade de contaminação humana.

Confira alguns equipamentos Cetro capazes de transformar seu negócio e
solucione as necessidades de sua produção de queijo!

O Mercado de Queijos no Brasil: Onde comprar e qual comprar?

Sejam dados estaduais ou nacionais, estudos, como “Consumo de lácteos de origem caprina e ovina no estado de Goiás e Distrito Federal”, demonstram que a maioria dos brasileiros compram leite e queijo nos supermercados. Conforme aponta o estudo publicado no Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), para a população esses locais passam maior confiança no controle da qualidade dos produtos.

Nos supermercados brasileiros, aponta o estudo do ITAL, as denominações mais comuns de queijos são aquelas ligadas às variedades da mercadoria. Visto que suas identidades são influenciadas pela origem do leite, o tipo de coagulação, diferentes ingredientes e aditivos adicionados, além de aspectos tecnológicos da produção, o tipo e tempo de maturação, as características físico-químicas e sensoriais do produto e a localização geográfica de origem.

A versatilidade do Mercado de Queijos impulsiona, portanto, diversos caminhos e possibilidades de crescimento e expansão. Falando de diferentes origens e de produtos premium, por exemplo, dados do estudo da RESR mostram um cenário positivo para o mercado de produtos lácteos a base de cabra e ovelha. No levantamento realizado por pesquisadores da UFG e da Embrapa Arroz e Feijão, 48% das pessoas mostraram-se dispostas a pagar um “preço prêmio” nos produtos de origem ovina e caprina.

Mostrando como a inovação é possível de diferentes formas e embalagens, confira o #CetroTeste realizado pelos empresários da Laticínios União na unidade belo-horizontina da Cetro! Com o apoio dos colaboradores da companhia, Carlos Silva testou soluções, como a Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK CTVS 260 SP, e viu na prática como o design compacto e a praticidade da Seladora Cetro podem colocar uma empresa à frente da concorrência no Mercado de Queijos Brasileiro.

O Consumo de Queijo por todo o país

O aumento da população, o crescimento do poder aquisitivo do consumidor e a consequente mudança nos hábitos alimentares são apontados como alguns dos fatores que mais contribuíram para o fortalecimento global do Mercado de Queijos.

De modo geral, explica o relatório do ITAL, mais pessoas de todas as classes sociais passaram a consumir queijo, incluindo o aumento do consumo fora de casa – que elevou a demanda por queijos por parte dos serviços de alimentação.

Além disso, a preferência por queijos mais sofisticados e a experimentação de sabores diferentes dos usualmente consumidos, explica a publicação, influenciaram a importação de produtos para o país.

No entanto, conforme apontam dados do Instituto, apesar das mudanças observadas – seja nos hábitos alimentares ou nas tendências de consumo da população brasileira – a Muçarela, o Queijo-prato, o Requeijão e o Queijo-minas mantêm-se como as variedades de queijo mais produzidas e consumidas no país.

Muçarela e Queijo-Prato
Representam cerca de 60% das vendas de queijo no Brasil. Segurando o posto de produtos mais adquirido por consumidores de baixa renda.

Ricota e Queijo-Minas-Frescal
Tipos de queijo cuja popularidade se deve a baixa quantia de gordura. Já que agrada o crescente segmento de consumidores brasileiros adeptos a um estilo de vida mais saudável.

Provolone, Parmesão e Brie
Estas variedades de queijo são as preferidas por famílias de maior renda.

Requeijão
Produto cujo consumo estende-se as diferentes classes sociais da população brasileira.

Fonte: Brasil Dairy Trends 2020 – Tendências do Mercado de Produtos Lácteos – Instituto de Tecnologia (ITAL)

Inovações e os Diferentes Canais de Consumo do Queijo Brasileiro

Tal como as diversas cadeias produtivas do planeta, o mercado de queijo foi transformado pela pandemia de Covid-19. Segundo dados da Mordor Intelligence, o rápido crescimento do setor nos últimos anos está diretamente ligado à ampliação do mercado online de compra de alimentos.

A pesquisa ecoa as informações do artigo da RESR, uma vez que, segundo os pesquisadores da federal goiana, além de terem aumentado as vendas e as entregas durante a pandemia, as estratégias de comercialização online facilitam a interação direta entre consumidores e produtores.

Além disso, a agricultura familiar de produtos artesanais – segmento da qual muitos queijos brasileiros são originados – ocupa um espaço importante no cenário comercial quando somada às práticas de consumo consciente, explica a tese “Análise Social e Econômica do Mercado de Queijo de Leite Cru: O Caso dos Mercados Artesanais de Seara e de Major Gercino no estado de Santa Catarina” (UFSC).

Iniciativas como essa podem representar uma ação integrada na preservação ambiental, social e econômica, colaborando, assim, com a sustentabilidade e a valorização dos produtos e dos produtores da agricultura familiar; conforme aponta a pesquisa da Doutora em Administração, Mariana Moritz.

Da agroindústria as mais diversas indústrias de transformação, a Cetro possuí inúmeros maquinários para auxiliar no aumento da produtividade e segurança de inúmeros nichos de produção nacionais, como o Mercado de Queijos Brasileiro!

Conheça os diferentes nichos e modelos de comercialização presentes no país e saiba como a Cetro auxilia empreendedores a agregar valor às Cadeias e Produção Curtas!

Considerado a “bacia leiteira” do país, Minas Gerais concentra o maior índice de produção de leite em todo Brasil – cerca de 24,5% de todo volume nacional, segundo dados do IBGE. Nesse contexto, não se estranha a forte tradição queijeira desenvolvida pelos mineiros.

Direto de Rio Piracicaba – MG, Pedro Henrique Caldeira é um dos agroprodutores que encontraram na Cetro a empresa ideal para acompanhar a transformação tecnológica de seu empreendimento familiar.

Na Queijaria Trilhos do Ferro, a automatização da produção de Queijo Minas Artesanal, explica o empreendedor, transforma em possibilidade o sonho de tornar a propriedade rural de sua família um empreendimento autossustentável. Confira a experiência completa de Henrique na filial Cetro de BH e encontre, você também, um equipamento para o seu negócio!

De equipamentos portáteis a linhas de produção completas, no Portal Cetro produtores de todo Brasil encontram informações técnicas e o acesso direto à Equipe Cetro, profissionais especializados em tornar sonhos em realidade! Confira as máquinas disponíveis e encontre a ideal para o seu negócio!

“A embalagem a vácuo vai trazer mais segurança para o consumidor. Como o queijo artesanal é um produto vivo, a embalagem o mantém ileso de ações externas que podem contaminar o meu produto.”
Pedro Henrique, Queijaria Trilhos de Ferro.

Inovações De Forma E Conteúdo

Nesse processo de expansão e ampliação de negócios, a pesquisa da Mordor Intelligence aponta o aumento da demanda global por queijos processados como o Cheddar, o Parmesão e o Romano. Isso se deve, principalmente, pela maior vida útil dessas mercadorias, além da união de fatores como a versatilidade e o baixo custo – explica o levantamento.

Por isso, a Cetro tem feito sua parte como agente do Ecossistema de Inovação do Mercado de Queijos do Brasil, auxiliando empreendedores, agroindustriais e consultores a encontrarem o equipamento ideal para suas carências produtivas. Afinal, além dos maquinários padronizados, a Cetro desenvolve equipamentos personalizados, conforme as demandas específicas de cada empreendedor brasileiro.

Na matriz da empresa, em Bauru – SP, o consultor empresarial Marcelo Udlis selou seu desafio de encontrar uma máquina personalizada que seja ideal para o embalo higiênico de sachês de queijo ralado de seu cliente e que garanta, simultaneamente, uma alta produtividade ao negócio. Como aponta Marcelo, o projeto é que a fábrica produza cada vez mais e, assim, adquira novas máquinas da Cetro!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *