Outubro Rosa 2023: Informação e Prevenção na Cetro
“Falar Abertamente, Difundir Verdades e Aumentar a Prevenção” – acompanhe a campanha do Outubro Rosa 2023!
Com o lema “Informar para proteger, cuidar para viver”, a campanha do Outubro Rosa 2023 instiga o cuidado e a conscientização global para a detecção precoce do câncer de mama. Há cerca de 30 anos, a iniciativa é parte do calendário oficial de diversos países, visando sempre compartilhar informações e contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
No Brasil, em especial, divulgar dados e recomendações do Ministério da Saúde é uma maneira de auxiliar na prevenção, no diagnóstico precoce e no rastreamento do câncer – como explica a pasta.
Por isso, durante o mês de outubro, a Cetro reforçou a necessidade do cuidado com a saúde, indicando cartilhas oficiais e a importância do cuidado preventivo por meio da iniciativa “Falar abertamente, difundir verdade e aumentar a prevenção”.
Afinal, informação nunca é demais. Conforme dados do Relatório Anual 2023 de Câncer de Mama – excluindo tumores de pele não melanoma – a doença é o tipo de câncer mais detectado em mulheres de todas as regiões do país. Nesse contexto, o Sul e o Sudeste destacam-se como os locais com maior incidência de casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Entre campanhas de prevenção e cuidados com a saúde,
almoços especiais e treinamentos, acompanhe o dia a dia da Equipe Cetro!
Entre 2023 e 2025, a instituição estima uma média de 73 mil novos casos anuais. Uma taxa de incidência de 66 casos a cada 100.000 mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, confira os principais sinais e sintomas suspeitos e fique sempre de olho:
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Alterações no formato ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pele da mama avermelhada, irritada ou com textura parecida com casca de laranja;
- Aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas
A prevenção funciona: a importância do outubro rosa 2023!
Uma doença rara em mulheres jovens, a maior incidência do câncer de mama – tanto em números quanto em mortalidade – ocorre a partir dos 50 anos, explica o INCA. Por isso, a importância do rastreamento nessa faixa etária.
Em 2022, o Ministério da Saúde apontou uma retomada no crescimento do número de exames preventivos por todo o país – atingindo um patamar superior até o período pré-pandemia. Números importantes, uma vez que, um exame preciso e de qualidade pode elevar a taxa de diagnóstico precoce até 85% em grupos de risco. Possibilitando, como informa o Anuário, a detecção de um tumor de pequeno tamanho e/ou baixa densidade em até dois anos antes de sua expansão.
Não há uma única causa para o câncer de mama. Do envelhecimento ao histórico familiar, inúmeros fatores são relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Assim, é fundamental a união do cuidado preventivo com a manutenção de hábitos que aumentam a qualidade de vida.
Alimentação Saudável na Cetro
Parte das iniciativas para a construção de um ambiente de trabalho saudável, a quarta-feira de 25 de outubro contou com um sabor especial no restaurante da matriz da Cetro em Bauru – SP. Organizado pela equipe de profissionais da Nutrisaude, confira o almoço especial do Outubro Rosa!
(Créditos: Comunicação/CETRO)