Acompanhe a Palestra de prevenção de acidentes no trânsito e a campanha Maio Amarelo 2024 na Cetro!
Garantir um trânsito seguro a todas as faixas etárias e grupos sociais é um esforço gigante! Atingir esse objetivo demanda uma ação conjunta de todos os elementos da sociedade, do estado à iniciativa privada. Afinal, somente com o apoio geral da população é possível fazer uma transformação permanente. O Maio Amarelo vem justamente para impulsionar essa consciência!
Um movimento internacional de conscientização e prevenção a acidentes no trânsito, a iniciativa visa estimular e destacar a necessidade de ações conjuntas entre entidades, empresas e órgãos estatais. Mas, para isso, é preciso se esforçar e agir o quanto antes!
Em 2024, com o tema “A paz no trânsito começa por você” o movimento Maio Amarelo tem por objetivo ocupar todos os espaços possíveis com discussões de conscientização. Em hora tão importante, a Cetro não poderia ficar de fora!
Por isso, nesta segunda e terça-feira, 06 e 07 de maio, colaboradores Cetro de todo o país juntaram-se para palestras de conscientização e segurança no trânsito! Afinal, como nossos profissionais bem sabem, é preciso criar a transformação que queremos ver no mundo!
Com palestras realizadas presencialmente na sede da Cetro em Bauru – SP e transmitidas ao vivo para os colaboradores nas filiais paulistana, carioca e mineira, o que não faltou foi discussões sobre o tema!
Com a participação de educadores e profissionais da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) e da Polícia Militar Rodoviária, o Maio Amarelo 2024 da Cetro faz parte das iniciativas de cuidado com os colaboradores, organizadas pelos Departamentos de Gente e Gestão (GG), Segurança do Trabalho e Marketing.
Como explica Vanessa Taveira dos Santos, Head de GG da Cetro, ao trazer “palestrantes de fora que conheçam bem os temas propostos”, a companhia busca sensibilizar e conscientizar seus profissionais.
Confira, abaixo, a cobertura desse evento que quebrou a rotina dos profissionais da companhia com informações e dados pertinentes!
O Maio Amarelo na Cetro!
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais mortes em acidentes de trânsito – aparecendo atrás somente da Índia e da China. Por isso, a importância de ações conjuntas para mudar essa realidade! O caminho é difícil, mas é pouco a pouco que a combinação de esforços dá resultado e salva vidas!
Afinal, como destacou Anauá Moreira, Chefe do Setor de Educação para o Trânsito e Mobilidade da Emdurb Bauru, todas as pessoas merecem cuidados e a oportunidade de cuidar de si, de sua família e seu trabalho.
Palestrando na Cetro, a profissional, que há 27 anos atua na Emdurb, destacou como, infelizmente, o trânsito vitima nossas famílias e amigos. Iniciativas, como a realizada pela Cetro no Maio Amarelo, proporcionam oportunidades para que “a gente faça uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto”, finalizou Anauá.
Há 16 anos, iniciava-se no Brasil a vigência da Lei Seca, conjunto de normas que tem como principal objetivo proibir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. De lá para cá, como aponta o estudo “Panorama dos acidentes de trânsito por uso de álcool no Brasil”, elaborado pela ONG Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a taxa de mortes por acidentes no trânsito envolvendo o uso do álcool caiu 32%!
Atualmente, o Brasil é um dos poucos países a estabelecer tolerância zero para a direção de veículos sob influência alcoólica. Ainda assim, em 2021, cerca de 10.887 pessoas morreram em acidentes de trânsito envolvendo álcool – uma média de 1,2 óbitos por hora.
Verificou-se também uma mudança no perfil das vítimas – seja em relação a acidentes fatais ou internações, houve uma queda entre ocupantes de veículos e pedestres. Do outro lado, como aponta o estudo do CISA, o número de internações ligadas à ciclistas e motociclistas aumentaram.
Demograficamente, a Lei Seca afeta, principalmente, homens jovens – as principiais vítimas de acidentes envolvendo álcool. Afinal, segundo a OMS, no Brasil, estima-se que o álcool seja responsável por 36,7% acidentes de trânsito envolvendo homens, em contrapartida aos 23% entre as mulheres.
Além disso, conforme aponta o CISA, homens representam 85% das internações e 89% das mortes; em relação à idade, a população de 18 a 34 é a mais afetada. Por isso, lembre-se: cuidado e atenção nunca são demais!
Cetro em debate
Interromper o trabalho de centenas de colaboradores, movimentando diferentes unidades e processos diários não é fácil, mas é assim, investindo no treinamento, no aprimoramento e na segurança dos colaboradores, que a Cetro tem transformado seu dia a dia.
“A gente tem a falsa sensação de perder tempo discutindo alguns assuntos – mas, na verdade, a gente está investindo o tempo na qualidade de vida do colaborador – despertando uma reflexão sobre sua segurança e de outros no trânsito”, explica a Head de Gente e Gestão da Cetro.
Segundo Vanessa, essas atividades mostram a responsabilidade social da Cetro em participar da educação dos colaboradores dentro da empresa para que eles sejam bons também fora da empresa. E como cada equipe e departamento atende a diferentes demandas e rotinas, nada melhor do que se preparar para atender suas variadas necessidades!
Nesse contexto, o time de Técnicos Externos do Departamento de Pós-Vendas, aproveitou um treinamento especial com uma equipe de oficiais da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
“Nós sentimos a necessidade de fazer algo um pouco mais profundo, porque parte do trabalho deles é estar na estrada dirigindo até os nossos clientes” – contextualiza Vanessa, abrindo o leque de novos treinamentos e processos que vem pela frente para a equipe Cetro.
Afinal, “nosso objetivo é fazer com que eles estejam com um olhar de que isso é parte do trabalho deles e de que a vida deles, a segurança deles importa. Por mais que o objetivo seja chegar no cliente e o atender bem – ele precisa chegar, se cuidar no processo e cuidar dos outros motoristas no trânsito” – completa a Head.
Entre palestras, o fortalecimento da expansão internacional, recordes no volume de vendas, a implementação do plano de saúde e tantas outras movimentações – 2024 não deu trégua a inquietação do #DNACetro! Por isso, tome fôlego e acompanhe os portais e redes sociais da Cetro para não perder um momento do dia a dia dessa equipe!
Afinal, com finaliza Taveira: “O que a gente quer, a cada dia, é fazer com que (o colaborador) se sinta pertencente, um ser humano por completo. E que a Cetro seja o local onde ele possa alcançar seus objetivos, alinhando as expectativas dos colaboradores com as da empresa”.