Acesse a Loja

Não sabe controlar seu fluxo de caixa e ver exatamente como anda a saúde financeira de seu negócio? Confira estas dicas e mude sua vida!

Contas em dia, pagamentos, dívidas, investimentos, fornecedores, clientes, empréstimos – acompanhar os números de um empreendimento pode ser desafiador, especialmente para quem está começando.

No entanto, trata-se de um compromisso fundamental para quem quer garantir a saúde e segurança de seu negócio. Por isso, agir estrategicamente com o apoio de metodologias e ferramentas eficientes é essencial!

Pensando nisso, o fluxo de caixa é um instrumento de planejamento financeiro que, como explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ajuda o empresário a ter uma visão financeira do presente e futuro da empresa.

Colocando na ponta do lápis, acompanhar atentamente o fluxo de caixa permite que exista sempre capital de giro acessível, tanto para o custeio da operação da empresa – folha de pagamento, impostos, fornecedores e outros – quanto para investimentos em melhorias, pontua a instituição.

A natureza da empresa e das necessidades do empresário será um fator determinante para a estruturação do fluxo de caixa de cada negócio. No entanto, é a partir dele que os líderes poderão tomar decisões embasadas na realidade.

Sempre pensando no crescimento e na evolução de nossos parceiros, preparamos algumas dicas e ferramentas disponíveis para você aumentar o controle das informações de seu negócio. Acompanhe essa matéria e saiba como controlar a movimentação financeira de sua empresa e levá-la a novos patamares de qualidade!

A análise do fluxo de caixa permite tanto traçar estratégias para o crescimento de uma empresa quanto reverter situações negativas, pontua o Sebrae. Por isso, seja para iniciar, melhorar ou expandir um negócio, estar atento às contas é sempre importante.

Quando usada diariamente, reforça a instituição, essa ferramenta de gestão gera maior segurança e previsões cada vez mais assertivas quanto aos lucros ou às despesas futuras. Mas, para isso, é preciso estar sempre afiado e com algumas respostas na ponta da língua:

  1. Você sabe o quanto tem de dinheiro circulando em sua empresa?
  2. Você já pensou sobre o caminho que ela está seguindo, para onde vai?
  3. Em que você gasta mais, quais são os gastos e entradas mais importantes para sua empresa?

Caso ainda tenha dúvidas, faça gratuitamente o Curso de Fluxo de Caixa do Sebrae e evite surpresas desagradáveis. Afinal, ressalta o Serviço, a gestão eficiente de um negócio é tão importante quanto entregar ao mercado um produto de qualidade.

Conheça ferramentas que o ajudarão a lidar melhor com o dinheiro em circulação no seu empreendimento e controle o destino do seu negócio para gerir melhor seus recursos!

(Fonte: Reprodução/Sebrae)

15 milhões de microempreendedores individuais (MEI), esses são os números atuais do mercado brasileiro. Destes, segundo pesquisa inédita do Sebrae, 94% têm no empreendedorismo as únicas ou principais fontes de renda.

Para Décio Lima, o MEI deve também ser destacado como um instrumento de inclusão social. Afinal, explica o Presidente do Serviço, segundo números do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aproximadamente 30% dos microempreendedores individuais do país também estão inscritos no CadÚnico e metade dessa parcela recebe o Bolsa Família.

Com esses números podemos ter uma dimensão da importância de manter o fluxo de caixa de tantos negócios em funcionamento, não é mesmo? Para isso, seja com cursos de gestão financeira ou ferramentas gratuitas, o Sebrae tem feito sua parte para apoiar o desenvolvimento brasileiro!

Acesse a plataforma da unidade e conheça os diferentes cursos, treinamentos e consultorias disponíveis para você melhorar cada vez mais o seu negócio!

Afinal, como coloca Décio: “O microempreendedor individual tem a cara do Brasil que avança. São brasileiros e brasileiras que produzem a economia, que é o alicerce da base do desenvolvimento do país. São pessoas que têm a capacidade de se virar todos os dias e garantir a própria existência”.

Dentre as ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Sebrae, o empreendedor encontra uma planilha de apoio que “facilita a gestão administrativa e financeira de sua empresa!” Acesse o artigo abaixo e comece, hoje mesmo, sua jornada de melhoria!

Inovar, investir, transformar, tudo isso pode parecer desafiador demais para quem está começando o próprio negócio – mas, com planejamento, é possível dar um passo adiante com segurança!

De que forma? Reduzindo riscos com parcerias de qualidade, equipamentos eficientes e uma estratégia financeira baseada em fatos! Confira as dicas da Cetro e leve seu empreendimento cada vez mais longe!


tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *