Controle de Qualidade de Alimentos: Como ter um processo rigoroso?
O controle de qualidade de alimentos consiste em fiscalizar e aprimorar os processos de higiene e manipulação de produtos.
Além disso, na indústria alimentícia, o intuito dessas práticas é assegurar a segurança alimentar e não oferecer riscos à saúde dos seus consumidores.
Portanto, ter um processo rigoroso para garantir esse controle de qualidade de alimentos é imprescindível.
Afinal, levando em consideração que para ter espaço e oportunidades em um mercado tão competitivo, as empresas precisam oferecer eficiência nesses quesitos.
O que é o controle de qualidade de alimentos?
A indústria alimentícia tem encontrado desafios maiores para cumprir com os requisitos que garantem a qualidade dos produtos.
Contudo, essa realidade está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento dos métodos produtivos e o monitoramento dos processos através de normas de segurança.
Dessa forma, a padronização e o monitoramento definem o controle de qualidade, baseado em: segurança, gestão e padronização.
Segurança dos alimentos
A segurança consiste em cumprir as exigências necessárias para evitar colocar em risco a saúde do consumidor.
Além disso, as exigências são feitas através de órgãos de fiscalização que buscam classificar se os cuidados são levados em consideração.
Gestão da qualidade
A gestão da qualidade faz parte do planejamento da produção de alimentos e inclui as práticas do controle de qualidade dos alimentos.
Portanto, a do controle de qualidade pode contribuir para o gerenciamento dos processos, tornando a produção mais precisa e sem erros.
Padronização
O processo de padronização se inicia no começo da produção e deve ser mantido até o final.
Ou seja, todos os equipamentos utilizados devem garantir que o consumidor possa adquirir um produto com a certeza de encontrar a mesma qualidade.
Assim, a possibilidade de erros e prejuízos são diminuídos, o que pode melhorar a imagem da empresa.
Contudo, esse princípio acarreta na diminuição dos desperdícios durante a produção.
Leia mais: 05 ferramentas de controle de qualidade
Como controlar a qualidade dos alimentos?
A legislação brasileira estabelece que todo estabelecimento que trabalhe com o manuseio e manipulação de alimentos.
Por isso, o processo de controle de qualidade dos alimentos se baseia nas normas específicas de cada ramo, que auxilia a monitorar a segurança alimentar e garantir que a qualidade apresentada nos produtos esteja sendo seguida.
Um exemplo dessa documentação são as fichas técnicas presentes nas embalagens, que indicam os valores nutricionais de cada alimento para informar ao consumidor o tipo de produto que irá adquirir.
Além disso, podem ajudar o cliente a decidir qual alimento realmente comprar e as suas informações específicas.
Mas, um documento que contribui muito para a fiscalização e regulação dos alimentos é o das Boas Práticas de Fabricação (BPF).
O BPF é um documento elaborado pela Anvisa, que orienta sobre as medidas que devem ser adotadas pelas empresas desse ramo, visando assegurar a qualidade e conformidade dos produtos conforme a regulamentação.
Por que é importante controlar a qualidade?
Garantir a qualidade dos produtos é uma preocupação que todo e qualquer tipo de empresa deve ter.
Afinal, oferece uma vantagem competitiva no mercado e também permite que seus consumidores tenham mais saúde, bem-estar e segurança.
Em especial quando o assunto em questão for os alimentos que consumimos diariamente.
Além disso, a higiene e segurança são os principais fatores que o controle de qualidade de alimentos se preocupa.
Entretanto, outro fator beneficiado pelo processo é a diminuição de desperdícios, que pode acontecer em diversos pontos da produção.
Para isso, para monitorar tudo o que acontece na produção, o controle de qualidade ajuda as indústrias a evitar o desperdício de alimentos, principalmente no armazenamento dos produtos, que vão chegar ao consumidor final.
Portanto, quando uma empresa opta por trabalhar dentro dos padrões de qualidade, além de fazer a sua parte, garante que os consumidores tenham uma alimentação saudável.
Quais os benefícios do controle de qualidade?
Além disso, ao implementar o controle de qualidade de alimentos com a ajuda de equipamentos adequados para a indústria alimentícia, é possível garantir que todos os processos estejam de acordo com os padrões estipulados.
Os benefícios desta implementação resultam em:
- Clientes mais satisfeitos;
- Padronização na gestão;
- Integração dos departamentos;
- Garantia da segurança alimentar;
- Melhoria da comunicação com todos os envolvidos;
- Redução de desperdícios que os alimentos;
- Aumento da lucratividade;
- Maior produtividade.
Portanto, através de um controle de qualidade automatizado, é possível eliminar perdas em sua produção.
03 dicas para melhorar o controle de qualidade
A fiscalização dos alimentos deve ser feita em todas as etapas, desde a produção, armazenamento, transporte até a chegada ao consumidor.
Além disso, também é importante seguir os padrões higiênico-sanitários para a indústria alimentícia que são regulamentados por leis.
Porém, nesta etapa é importante contratar profissionais especializados, como nutricionistas ou consultores da área.
Confira como melhorar o processo de controle de qualidade de alimentos no seu negócio.
1. Padronização e automação
Defina um padrão a ser seguido e automatize com equipamentos tecnológicos o máximo de processos possíveis.
Afinal a automação contribui para controlar a qualidade dos produtos e oferece maior precisão.
Para isso, você pode contar com a Cetro Máquinas e adquirir equipamentos de alta qualidade, como máquinas seladoras, dosadoras e embalagens esterilizadas.
2. Definição dos critérios de avaliação
O segundo passo é definir os critérios de avaliação e os Pontos Críticos de Controle — etapas que precisam de maior atenção por influenciarem na qualidade e segurança dos alimentos.
Também é necessário definir os parâmetros de qualidade dos produtos e do processo de produção, para que seja mais fácil controlar e fiscalizar.
Nessa etapa, um profissional especializado é fundamental para ajudar a definir quais são todos esses critérios para o seu negócio.
3. Monitoramento e ajustes
Por fim, você deve monitorar e analisar os resultados obtidos, não apenas para verificar se os produtos alcançaram a qualidade pretendida, mas também para identificar processos que precisam ser ajustados e melhorados.
Mas, uma atitude que pode ajudar na etapa é solicitar feedbacks aos clientes.
Lembre-se que para ter uma empresa de alta qualidade e eficiência, você deve buscar a melhoria contínua.
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