Back To Top

4 de abril de 2024

Ondas de calor: como conservar meus alimentos?

By
  • 0

Proteja seus alimentos das altas temperaturas com os equipamentos e as embalagens da Cetro!

Em algumas cidades do Brasil, os termômetros já registraram em 2024 temperaturas acima de 40 °C!  Nessas condições, o calor é um fator que contribui para os alimentos estragarem rapidamente. Portanto, é preciso redobrar os cuidados com o consumo e a conservação, para preservar as características físicas, químicas e biológicas dos produtos.

 Afinal, como explica o estudo “Métodos de conservação de alimentos”, em todas as fases de seu processamento, os alimentos estão suscetíveis a processos deteriorantes e de contaminação, causadas principalmente por microrganismos, enzimas e reações de oxigênio com o ar, modificando suas estruturas primárias.

Neste contexto, torna-se fundamental a utilização de tecnologias que possam aumentar a vida útil dos produtos sem abrir mão da qualidade. Mas como fazer isso?

Atenta às inovações e nas oportunidades a favor da conservação de alimentos, a Cetro disponibiliza no seu portfólio equipamentos e soluções capazes de manter as qualidades originais mesmo em condições desafiadoras, como o calor brasileiro.

Afinal, dentre os investimentos em maquinários, aqueles que conferem maior vida útil ao produto e que otimizam a apresentação da mercadoria destacam-se na jornada de inovação de diferentes empresas e empreendimentos da indústria alimentícia.

Existem inúmeras causas para que um alimento não esteja apto para o consumo. Como explica o artigo do livro “Microbiologia e Higiene de Alimentos — Teoria e Prática”, a deterioração dos alimentos pode estar associada às características do próprio produto ou ao ambiente em que ele está. Ou seja, fatores intrínsecos e extrínsecos às mercadorias podem dificultar a sua conservação, reforça a pesquisa “Deterioração Microbiana de Alimentos” (USP).

Tais agentes podem afetar não apenas a qualidade, mas também a segurança dos alimentos perecíveis. A presença de água nos alimentos, por exemplo, faz toda a diferença no seu acondicionamento: quanto menos água o produto tiver, mais tempo ele pode ficar armazenado, explica o estudo.

Já os fatores extrínsecos, como oxigênio, luz, umidade e calor, definem a multiplicação dos microrganismos. Por isso, é essencial a busca por métodos eficazes de preservação, afirma o artigo uspiano.

Nesse sentido, a selagem a vácuo – que literalmente remove o oxigênio do interior das embalagens – aumenta o shelf life das mercadorias. Além disso, ela inibe o crescimento de microrganismos que atuam em condições específicas.

A linha de Seladoras a Vácuo da Cetro engloba diferentes maquinários pensados para atender tanto produções domésticas quanto industriais, garantindo o aumento do shelf life de uma vasta gama de produtos.

Além de ser um importante meio de comunicação para as marcas, estando associada à decisão de uma compra, a embalagem é responsável por aumentar a proteção e a vida útil de um produto. Segundo o estudo “Embalagens para alimentos” da Universidade Estadual Paulista(UNESP), a embalagem é, muitas vezes, parte integrante do processo de preparação e conversação dos alimentos.

“Ela é concebida e adaptada a uma certa tecnologia para a qual é completamente indispensável, desempenhando assim um papel ativo, como no processamento térmico, no acondicionamento asséptico e na atmosfera modificada”, mostra o estudo.

Já o portal Food Safety Brazil reforça que uma embalagem segura é aquela que não causa ou introduz perigos ao produto, isto é, nenhum agente biológico, químico ou físico, com potencial de causar um efeito adverso à saúde do consumidor.

Sendo assim, a embalagem é uma parte importante na cadeia produtiva de alimentos, por isso a necessidade de escolher o modelo ideal para o seu produto! Produzidas com alta tecnologia em Nylon Poli e livres de bisfenol A – seguindo padrões de qualidade -, as Embalagens Gofradas possuem três barreiras de proteção e podem ser utilizadas em qualquer seladora a vácuo que aceite essas embalagens.

Utilizando as embalagens gofradas da Cetro nos processos de selagem a vácuo, você aumentará a vida útil de seus produtos e refeições, podendo ainda armazená-los em ultracongeladores para preservar suas características naturais e seu sabor.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Seja por oferecer oportunidades de negócios ou por fortalecer os métodos de conservação de alimentos, o processo de ultracongelamento tem despertado o interesse tanto do consumidor quanto do empreendedor. Como explica o estudo “Congelamento de alimentos em condições operacionais alternativas”, esse método é um importante processo de conservação que se baseia na remoção de calor de um produto.

Através da redução da temperatura em relação ao seu ponto de congelamento, há a mudança do estado físico da água presente no alimento, o que acaba reduzindo ou inibindo as reações de deterioração dos preparos – explica o estudo da Unicamp.

Além disso, o processo de ultracongelamento pode ser aplicado em uma grande variedade de alimentos – completa a pesquisa – pois não permite a degradação de seus nutrientes ou grandes alterações de sabor e textura.

Unindo qualidade, design moderno e diversos benefícios, os Ultracongeladores da Cetro podem ser utilizados tanto em cozinhas profissionais quanto no cotidiano doméstico. Assim, essas soluções garantem a inovação nos processos de ultracongelamento de maneira rápida, segura e perfeita para preservar diferentes receitas!

Prev Post

A culinária italiana no almoço da Equipe Cetro!

Next Post

Terceirização de Cosméticos para Hotéis? Conte com a Cetro!

post-bars

Leave a Comment