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4 de outubro de 2024

Preço Certo: Revise o valor do seu produto

Entenda como funcionam as estratégias de precificação e garanta a vantagem competitiva do seu negócio.

Na aventura de ser empreendedor, um dos maiores desafios é decidir o preço de um produto. E fica a dúvida: o que exatamente agrega valor e quais são os custos que estão incorporados no preço? É preciso calcular ou é possível estipular?

Se você procura por respostas, confira algumas dicas que o Blog Cetro separou para te ajudar a precificar de uma forma mais fácil. Até porque, se seu produto é diferenciado, não adianta ficar fazendo média com a concorrência. Dê o devido valor ao seu trabalho!

Antes de escolher o preço, compreenda seu negócio!

Normalmente, quem tem essas dúvidas é porque está começando a empreender. Sem entender muito sobre esse universo, a parte financeira pode ser um pouco complexa. Mas um pouco de estudo, pesquisa e ajuste podem te ajudar a posicionar seu negócio no caminho certo.

Para isso, primeiro, responda estas três perguntas:

1- O que é de fato seu negócio e quais são os produtos que você quer vender?

Sabendo disso, você explora com mais profundidade o nicho de mercado que você está entrando e consegue traçar os objetivos que deseja alcançar com o produto –  principalmente o estudo do preço.

2- Quem é o público que você pretende atingir?

Essa pergunta vem para delimitar um foco e te direcionar para as preferências do público desejado (e entender a margem de preço que ele costuma pagar). Em geral, o preço tem que encontrar um ponto de equilíbrio que vá além dos seus gastos, mas sem ultrapassar muito a média do mercado. É necessário fazer a média, mas não se baseie apenas nela!

3- Aos poucos, é possível mudar o preço do produto e agregar valor?

Com o tempo e o crescimento do seu negócio, é possível! Com clientes fidelizados, vendas mais estáveis e uma margem de lucro progressiva, vale a pena refinar seus processos e explorar outros nichos do mercado. Para, assim, ampliar suas possibilidades. Apenas não se esqueça daquilo que te fez chegar até lá!

Então, o que é preciso saber para determinar o preço?

Começar sem entender quanto custa um produto é um risco que provavelmente vai acabar em prejuízo. Por isso, alinhar seu preço baseado na concorrência pode ser uma má ideia, já que você não conhece os processos que estão por trás da venda ou do produto de seu concorrente.

Agora, que tal irmos direto para as dicas sobre precificação?

Dica #01: Saiba calcular o preço a partir dos custos fixos e variáveis

Às vezes, nem tudo que está envolvido na produção, no embalo e na venda do produto é nítido como custo. Então, é importante que você anote todos os gastos de sua empresa, sejam eles fixos (que independem da venda para existir) ou variáveis (de acordo com quantas vendas forem realizadas).

Os custos fixos serão um atributo indireto que será coberto pelo lucro do produto. Apesar disso, valores como conta de luz, água ou gás costumam ser constantes, o que facilita fazer uma média para sempre incluir essa porcentagem dividida pela quantidade de produtos que você faz em um mês.

Sendo assim, o preço do produto dependerá dos gastos variáveis. Se seu produto precisa de etiquetas ou embalagens específicas, demanda mão de obra qualificada, tempo de preparo e frete para o transporte, esses valores devem ser inclusos no preço-final.

Dica #02: Estabeleça um método de precificação eficaz para você

É claro que, se você procura comercializar um produto pronto ou produzir por conta própria, a precificação será diferente. Para cada caso, sugerimos alguns métodos para calcular o preço (que devem ser adaptados de acordo com a sua realidade):

  • Verifique os produtos e materiais primários para produção: Normalmente, a compra desses produtos é feita em grande quantidade e se divide uma porcentagem para cada produto. Para calcular essa porcentagem, use a “regra de três” em relação ao valor da quantidade total. E, ao somar a porcentagem dos materiais utilizados na produção e no embalo, você encontra o gasto variável daquele produto.
  • Mantenha um padrão nas quantidades: A padronização do produto é uma característica muito visada pelo mercado e o consumidor. Dessa forma, eles garantem a procedência da produção e que estão levando o que realmente pagaram. Além disso, você consegue controlar o gasto dos materiais com precisão. Para isso, procure utilizar uma balança ou uma Dosadora, por exemplo.
  • Se quiser fazer promoções, encontre um valor embutido no produto: Em outras palavras, você não pode ficar no prejuízo. Então, se quiser utilizar estratégias de vendas, procure optar sempre por um preço que você possa descontar de uma parte que não comprometa seu lucro e nem as próximas produções.

Dica #03: Faça escolhas com base na qualidade e no valor do seu produto

É claro que, se você quer vender algo, é importante acreditar no diferencial do seu produto. Nesse sentido, suas escolhas antes do produto existir impactam diretamente no preço que você precisa estabelecer. Portanto:

  • Procure por embalagens seguras e práticas: As embalagens fazem total diferença para a padronização. Por isso, investir em Seladoras é uma ótima opção para conservar a qualidade do seu produto e entregá-lo intacto a seu cliente.
  • Tenha fornecedores de confiança: Para garantir a constância dos valores de produção e venda, os materiais também precisam ter esse equilíbrio. Por outra perspectiva, evitar ficar trocando de fornecedor também ajuda na padronização e qualidade do produto. Então, escolha bem!
  • Estabeleça um preço justo: A partir de todos esses cálculos, o resultado será um bom ponto de partida. Mas, se for preciso fazer adaptações, estabeleça uma estratégia para não impactar em suas vendas ou na essência do produto.

Fique atento às mudanças do mercado e verifique seu preço

Por fim, não se esqueça que o mercado é muito variável. Entretanto, siga constante em suas estratégias e, se necessário, faça pequenas adaptações em relação ao mercado. Dessa forma, o barato não sairá caro!

Até porque, sua principal vantagem competitiva será estar sempre se atualizando sobre as tendências do mercado. Então, aproveite para conferir outras matérias sobre o universo empreendedor e as soluções que o Blog Cetro traz para o seu negócio se transformar!


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