Back To Top

29 de setembro de 2025

Respeito que se reflete no #DNACetro!

Em combate ao assédio no ambiente de trabalho, a companhia realizou uma palestra de conscientização aos colaboradores!

Falar sobre o combate ao assédio no ambiente de trabalho nunca é simples, mas é necessário. Por isso, a equipe de cipeiros da Cetro realizou um momento de diálogo para reforçar a cultura de responsabilidade e respeito na companhia.

A palestra “Assédio: Reconhecer, prevenir e combater” foi ministrada por Vanessa Taveira, Head de Gente e Gestão. Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, a palestrante trouxe informações e reflexões que facilitaram a compreensão sobre o tema.

Acompanhe como foi a ação de conscientização:

(Créditos: Comunicação/CETRO)

O que é o assédio e como combatê-lo?

O assédio é um comportamento frequente que afeta a paz, a dignidade e a liberdade de uma pessoa, fazendo-a se sentir desconfortável, intimidada ou humilhada. São exemplos piadas inconvenientes, críticas em público, elogios inadequados, condutas ofensivas e outras situações desagradáveis.

Como apresentado pela palestrante, o assédio pode ser classificado como moral, sexual ou discriminatório. Veja as diferenças:

  • Assédio moral: Compartilhar informações falsas sobre alguém, atribuir erros imaginários ao trabalhador, fazer proibições incabíveis, submeter a pessoa a humilhações, entre outros.
  • Assédio sexual: Piadas e brincadeiras inconvenientes, comentários insinuantes, toques ou conversas inadequadas, gestos obscenos, entre outros.
  • Assédio discriminatório: Condutas ofensivas motivadas por diferenças de raça, gênero, orientação sexual, entre outros.

É preciso ressaltar que o problema nem sempre é evidente. Muitas vezes, o assédio é disfarçado de brincadeira e as vítimas se sentem descredibilizadas, optando por omitir ou desconsiderar a gravidade do que está ocorrendo por receio de julgamentos.

Diante disso, é perceptível o porquê o combate ao assédio é tão importante. Ele começa pelo reconhecimento de atitudes que possam afetar alguém ou a si mesmo, deixando evidente que é preciso ser responsável e respeitoso em todas as relações pessoais e profissionais.

“A palestra foi muito esclarecedora. Consegui compreender com mais clareza a diferença entre assédio moral e assédio sexual, o que é fundamental para sabermos como identificar e lidar com essas situações. Em um ambiente de trabalho, o respeito ao próximo é essencial para que todos se sintam seguros e confortáveis no dia a dia. Foi um momento de aprendizado importante, com informações que certamente levarei para a vida.” – Bruna Fidelis, Auxiliar de SAC da Cetro Duty.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Diálogos legais que promovem o bem-viver

Para além de uma conversa necessária, o bem-estar no ambiente social e profissional é um direito. A garantia de saúde física e mental dos colaboradores está pautada pela Lei 14.457/2022, sendo mais uma das atribuições defendidas pela CIPA e que deve ser estimulada por todos.

Além de questões regulamentadoras, a Head de Gente e Gestão ressalta que a companhia também trabalha a temática em outros momentos, como na integração de novos colaboradores com a apresentação do código de conduta, no cumprimento do que é estabelecido na NR1 e pela disponibilização da Urna Cetro para a realização de denúncias.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

É exatamente na prática que vemos a diferença acontecer! Nesse sentido, Maurício Cunha, membro da CIPA 2025, apresentou aos colaboradores uma iniciativa que se tornará frequente no dia a dia de trabalho: o DDS – Diálogo Diário de Segurança.

Inicialmente, as equipes da Assistência Técnica e Operação serão reunidas estrategicamente para conversas pontuais e a identificação de melhorias diárias, a fim de prevenir riscos e contribuir para um ambiente de trabalho mais sadio e motivador para as Equipes.

“Resolver as questões dos espaços físicos faz parte do que constrói um ambiente de trabalho seguro. Mas não para por aí. Entendemos que segurança nos relacionamentos do nosso dia a dia é essencial. Por isso, a CIPA se movimentou para o combate a qualquer tipo de assédio, unida à criação do canal para denúncias anônimas. Queremos que a Equipe Cetro se sinta segura, também, para relatar assédios, ciente de que será escutada.” – Carolina Gifalli, Designer Gráfico Pleno e membro da CIPA 2025 da Cetro.

Conscientes, transformamos realidades!

A palestra sobre o combate ao assédio trouxe reflexões que reforçam o compromisso da Cetro com o que há de mais importante: as pessoas. Portanto, a Equipe segue com atenção redobrada e olhar empático para priorizar atitudes responsáveis!

Acompanhe as matérias exclusivas do Blog Cetro e conheça outras ações de cuidado e bem-estar realizadas na companhia. Comece pela matéria a seguir:


Após a Semana de Treinamentos, as Equipes de Atendimento da Cetro estão preparadas e confiantes para encarar novos desafios! Confira!

Prev Post

Alto Impacto: Equipes em Treinamento

Next Post

Festival de Primavera na Cetro!

post-bars

Leave a Comment