Back To Top

16 de fevereiro de 2026

Brigadistas Cetro: prontos para agir!

Acompanhe cada detalhe do treinamento realizado para os integrantes da Brigada de Incêndio da companhia!

No ambiente de trabalho e na vida pessoal, promover segurança exige uma postura preventiva. Afinal, mesmo com cautela, situações perigosas e possíveis emergências ainda podem acontecer – e nesse momento, uma resposta rápida e responsável faz toda a diferença.

No dia 09 de janeiro, a Brigada de Incêndio da Matriz bauruense recebeu um treinamento orientado por um profissional do SAMU, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre protocolos e técnicas de primeiros socorros.

Veja como foi essa preparação:

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Conhecimento que salva vidas

Realizado por Nilvan Cangussu, Instrutor de Pronto Socorro de Bauru – SP, o treinamento teórico-prático trouxe novas perspectivas aos brigadistas da companhia. Foram abordados tópicos como identificação de perigos, causas de acidentes, sintomas e formas de prestação de primeiros socorros diante de tipos variados de emergência.

Com uma apresentação completa, o profissional destacou a importância da organização, posicionamento e proficiência dos brigadistas durante ocorrências para que o atendimento especializado ocorra o mais rápido possível. Por isso, reconhecer a logística e os procedimentos do SAMU e do Corpo de Bombeiros também é fundamental.

“Foi uma honra receber o convidado para ministrar uma masterclass tão enriquecedora sobre primeiros socorros. Essa experiência mostrou que temos um papel vital na sobrevida de um acidentado. Acredito que todos cresceram muito como brigadistas e profissionais. Sempre defenderei que conhecimento compartilhado é multiplicador de resultado!” –  André Capelli, Técnico de Segurança do Trabalho e líder da Brigada de Incêndio da Cetro.

Na prática, cada segundo conta

Quando alguém pede por ajuda, realizar os primeiros socorros é fundamental para que a pessoa aguarde por atendimento profissional com segurança. Ao monitorar a situação e torná-la o mais estável possível, a Brigada de Incêndio reduz os riscos de vida até a chegada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros.

Seja diante de lesões físicas, reações corporais, sintomas característicos ou outras evidências, colocar em prática os conhecimentos sobre imobilização, ressuscitação, posicionamento e outras técnicas aliadas da segurança é algo decisivo durante a corrida contra o tempo, aumentando as chances de melhoria.

“Achei muito interessantes as técnicas de desengasgo, que são muito úteis devido à frequência desse tipo de acidente, e sua aplicação em pessoas cadeirantes que, apesar de não termos colaboradores cadeirantes presencialmente na empresa, fazem parte da nossa postura de inclusão. Esses detalhes contribuem para a promoção da segurança, agregando um conhecimento valioso que pode ser utilizado por toda a vida. –  Marina Machado, SAC da Cetro Duty e membro da Brigada de Incêndio da Cetro.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Mais que o combate ao fogo, a promoção da vida!

Com iniciativas como essa, a companhia reforça seu compromisso com a segurança, a prevenção e o cuidado com as pessoas, garantindo uma Brigada de Incêndio cada vez mais preparada para agir quando necessário!

O treinamento realizado com o profissional do SAMU aprimorou a percepção da equipe de brigadistas Cetro sobre emergências, contribuindo para tornar o ambiente mais seguro para todos.

Fique sabendo de cada ação realizada na companhia pelas redes sociais oficiais da Cetro e pelas matérias exclusivas do #DNACetro.


Clique aqui e confira como foi a eleição da CIPA 2026 na Cetro!

Prev Post

Como fortalecer minha marca?

post-bars

Leave a Comment