Um Fevereiro Roxo para guardar na memória
Veja como foi a palestra de conscientização sobre a Doença de Alzheimer realizada para os colaboradores Cetro.
A saúde mental continua no foco dos colaboradores Cetro, mas sob uma nova perspectiva. Nesse mês, a Campanha Fevereiro Roxo deu destaque à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo que evolui de forma lenta e causa consequências permanentes.
No dia 13 de fevereiro, a Matriz Cetro recebeu educadores da Supera, uma escola de ginástica cerebral de Bauru – SP, para uma palestra sobre o tema. O momento de conscientização também foi realizado no Centro de Distribuição no dia 11 de fevereiro e contou com transmissão para as Filiais.
Confira como foi:
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Os sintomas de demência e a Doença de Alzheimer
A palestra “Demência e Alzheimer” foi ministrada por Rafael Franco e Lucas Nascimento, psicólogos e educadores do Supera Bauru. Os profissionais apresentaram as possíveis causas, sintomas comuns e a realidade que envolve essas condições mentais, elevando a compreensão dos colaboradores.
A demência é um conjunto de sintomas que comprometem a realização de atividades cotidianas, resultado da perda de habilidades cognitivas. Enquanto isso, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, considerada uma das principais causadoras de demência em pessoas com idade avançada.
Sem uma causa definida, a doença pode surgir a partir de fatores modificáveis, fruto dos hábitos e do contexto de vida da pessoa, ou de fatores não modificáveis, como o envelhecimento, a genética e o histórico familiar. Sendo assim, a prevenção começa pelas escolhas feitas no dia a dia, prezando pela saúde da mente e pelo bem-estar.
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Cuidados que não devemos esquecer
Como a Doença de Alzheimer tende a progredir com o tempo, comprometendo a cognição e a memória, é preciso ficar atento aos sinais. Alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais, ou a dificuldade na fala e na coordenação ao realizar tarefas simples, são indicativos de que é preciso procurar ajuda médica.
Conforme a doença evolui, cuidar de si se torna uma tarefa cada vez mais difícil, exigindo o auxílio de terceiros. A falta de autonomia causada pelo Alzheimer também pode gerar uma sobrecarga em familiares e cuidadores, exigindo estratégias para lidar com a situação – e claro, lembrar de que “quem cuida também precisa se cuidar”!
“Foi muito bacana saber mais sobre essas doenças e adquirir conhecimento para que, se passarmos por alguma situação semelhante em nossas vidas ou com algum familiar, saibamos como lidar com a situação. Os educadores do Método Supera nos instruíram a sempre estimular e potencializar nosso cérebro, aumentando nossa concentração, foco, raciocínio lógico e coordenação motora”. – Karen Michelassi, Assistente de Operações do Centro de Distribuição da Cetro.
Atividades simples que fazem a diferença
As atividades para estimulação cognitiva são verdadeiras aliadas na prevenção ou tratamento do Alzheimer. Segundo Rafael e Lucas, manter a mente ativa com jogos inteligentes, exercícios de raciocínio, estudos, dinâmicas, vida social e praticar bons hábitos ajudam a combater o avanço da doença.
Durante a palestra, para exemplificar esse tipo de atividades e o método aplicado na escola Supera, os convidados levaram objetos lúdicos e desafiaram a Equipe Cetro a finalizá-los. Os colaboradores também receberam um vale-aula experimental na instituição, folhetos explicativos e um marca-páginas da Cetro contendo um caça-palavras estimulante.
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Prevenção hoje, boas lembranças amanhã
Cuidar da saúde é necessário e não tem idade. Para a Equipe Cetro, entender os sinais, os fatores de risco e relembrar a importância dos hábitos saudáveis, reforçados pela Campanha Fevereiro Roxo, permite cuidar de si e proteger aqueles que estão à sua volta.
Então, se você tem histórico familiar da doença, aproveite esse lembrete para procurar um médico e realize o devido acompanhamento. E mesmo que não tenha a influência da genética, não se submeta ao baixo estímulo das habilidades mentais, pois isso pode intensificar o avanço da doença. Priorize-se!
Para acompanhar o cotidiano dos colaboradores e as ações que refletem a Cultura Cetro, siga as redes sociais oficiais da companhia e fique atento às novas matérias disponíveis no Blog Cetro!













