5 Passos para criar um Planejamento de Compras
É extremamente necessário criar um planejamento de compras para sua empresa. Uma atitude como essa pode, em momentos de economia mais enxuta, fazer total diferença no orçamento mensal de seu negócio.
A ideia deve ser sempre gastar menos e vender mais, e para ter noção do seu preço de venda é essencial saber o quanto foi gasto.
Quer saber como criar um bom planejamento e aproveitar melhor o caixa disponível para as compras empresariais?
Confira o artigo e siga as nossas dicas!
O que é um planejamento de compras?
Nas últimas décadas o planejamento de compras tem obtido um impacto importante sobre a saúde financeira das empresas.
Afinal, a previsibilidade das demandas permite verificar a disponibilidade de dinheiro em caixa, oferecendo tempo para pesquisar os melhores preços e as condições de pagamento favoráveis. Ou seja, comprar com mais qualidade apresentando aos consumidores produtos melhores, a preços mais competitivos.
Por isso, o planejamento de compras é um processo estratégico, que visa gerenciar o fluxo de suprimentos de uma empresa, zelando pelo preço, prazo e qualidade.
O plano de compras de uma empresa deve estar alinhado com o planejamento estratégico, tendo como objetivo proporcionar um atendimento de excelência às necessidades dos públicos da organização. Atingindo seus objetivos, o planejamento de compras corporativas é capaz de gerar maior lucratividade para o negócio e, dessa forma, contribuir para a eficiência do planejamento de custos.
Passos para um bom Planejamento de compras
Tenha uma previsão de vendas
Nós sabemos que é quase impossível ter certeza do quanto será vendido e lucrado no mês.
Mas para que seja feito um planejamento de compras eficiente, é importante ter uma noção da quantidade.
Isso permitirá que você tenha um índice previsto na linha de produção, auxiliando na hora de decidir o volume das compras de insumos.
Leia mais: O que é uma Linha de Produção?
Monitore seu inventário
Com a previsão de vendas em mãos é hora de verificar o que ainda está disponível para produção.
Separe um tempo, pelo menos uma vez a cada quinzena, para verificar o estoque.
Muitas vezes, por falta de cuidado, é colocada no planejamento a aquisição de algum insumo que ainda está presente no estoque da empresa — um gasto extra que pode ser facilmente evitado com monitoramento frequente.
Confira: 03 Dicas para criar um padrão de qualidade
Relacione o planejamento de compras aos fornecedores
Tem tudo em mãos em termos de quantidade e necessidade de insumos?
Verifique quais são os melhores fornecedores para a ocasião. Pense na questão velocidade de entrega e preço para encontrar as opções que tragam mais benefícios.
Para ajudar, você pode fazer uma lista de produtos a serem comprados em ordem de prioridade. Assim não correrá o risco de gastar demais em algo não é urgente.
Leia mais: O que é logística empresarial?
Não estoure o orçamento
Seu planejamento de compras deve encaixar no orçamento mensal e com sobras. Portanto, nada de estourá-lo, a não ser em último caso!
Assim, quando surgir alguma situação na qual a produção precise e possa ser parada, ainda por um curto período, pare. É melhor deixar de ganhar lucro do que operar no vermelho!
Confira: Como organizar as finanças do seu negócio?
Faça um planejamento de compras internas
Da mesma forma, a própria empresa também precisa de certos insumos (canetas, móveis que necessitem ser substituídos, produtos de limpeza), e para eles o planejamento deve ser distinto.
Não misture as necessidades! Por isso, crie outro planejamento para as compras internas, com foco nas mesmas questões cabíveis abordadas acima.
Mas, o grande segredo está em separar as compras. Embora o caixa seja o mesmo, devem existir duas verbas diferentes.
Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.