Back To Top

13 de setembro de 2019

10 máquinas para aumentar de derivados de amendoim

By
  • 0

O amendoim é um dos grãos mais consumidos do mundo, em 2019 sua produção tem a expectativa de passar das 500 mil toneladas no Brasil, que é o 13º maior produtor do mundo. Ele já é um queridinho dos brasileiros e além disso, hoje em dia, todo o amendoim que é plantado no país, é consumido.

A produção de amendoim e derivados ganhou e vem ganhando muito espaço nos últimos 10 anos e é esperado que para os próximos 10 a produção total aumente mais 13%. Hoje, só o estado de São Paulo produz 90% da produção total nacional e a cidade de Jaboticabal é a Capital Nacional do grão, em 2018 por exemplo, a cidade produziu 25% das 433 mil toneladas produzidas em todo o estado.

O Crescimento Dos Derivados

Assim como a produção do amendoim em si, seus derivados tiveram um crescimento exponencial, para garantir produtividade, estoque e poder de venda e barganha no mercado, os produtores necessitam ter diferenciais.

Além da qualidade do produto, muitas vezes, esses diferenciais podem vir da qualidade de embalo, padronização e quantidade de produto em estoque. Por isso, a automação dos processos produtivos de empresas de pequeno, médio e grande porte, é de extrema importância.

A disputa de mercado faz com que cada detalhe faça a diferença, como local de exposição, qualidade do processo de embalo, design de marca e padronização, e é aí que entra a ajuda das máquinas.

Por exemplo, para uma produção de pasta de amendoim é necessário ter uma linha de produção que contenha no mínimo: um moinho, uma envasadora de pastosos que pode ser semiautomática ou em linha, uma seladora de indução, responsável por lacrar as embalagens e uma rotuladora que insere marca e arte nas embalagens.

Já uma produção de paçoca, requer outros tipos de máquinas, como as embaladoras do tipo Flow Pack. Esta máquina tem a capacidade de tornar os processos muito mais simples e em altíssima produtividade, visto que um número muito elevado de embalagens são produzidas por dia de trabalho. Do mesmo modo, são produzidos o Pé de Moleque e o de moça.

Em síntese, o amendoim e seus derivados vem sendo consumidos cada vez mais pelos brasileiros.

Padrão para o Mercado

Para colocar nas prateleiras de vendas e mercados o grão em si, salgado, doce ou in natura, alguns métodos de embalo podem ser adotados. Com uma dosadora, uma produção tem garantia de padronização, além da segurança de ter pouquíssima perda de produtos.

Da mesma forma, para uma produção que necessita de processos facilitados e embalagens timbradas, uma empacotadora é fundamental, ainda tendo sua produtividade aumentada significativamente.

No caso de produtos in natura, o processo de embalo a vácuo é um dos meios mais utilizados, pois além de garantir que os grãos mantenham suas características naturais resguardadas por muito mais tempo, a embalagem ganha em aspectos estéticos.

Confira a seguir as máquinas atendem a produção de amendoim e quais os derivados que podem ser feitos por elas:

Moinho

Ideal para muitas produtividades de pasta de amendoim, temperadas, doces ou integrais.

Envasadoras de pastosos

Ideais para produções de pasta de amendoim, as envasadoras podem ser de diferentes tipos e para diferentes produtividades.

Empacotadora

Empacotadoras de grãos e pós são ideias para automatizar produções de amendoins doces, temperados ou in natura. Essas maquinas tem a capacidade de fazer todo o processo de embalo sozinha, e ainda tem opcionais de datador e de leitor de fotocélula, que fazem o processo em embalagens já timbradas.

Seladoras contínuas

Ideias para pequenas e médias produções dos grãos temperados ou in natura. Principalmente quando solapas são usadas para inserção de marca, e data de validade e lote.

Seladoras de indução

Responsáveis por lacrar embalagens como as de potes de pasta de amendoim, com diferentes tipos de produtividade.

Flow Packs

Ideias para produções em larga escala de derivados do amendoim como: paçoca, pé de moleque e de moça.

Seladoras a vácuo

Ideais ara produções que necessitem dar maior vida útil aos produtos embalados. E também para embalagens de produtos premium que necessitem garantir maior qualidade nos processos.

Rotuladora

Servindo para inúmeras demandas, as rotuladora são ideias para a padronização, inclusão de marca e branding. Além disso, este equipamento facilita a impressão de informações nutricionais e de data.

Máquinas dosadoras garantem que a produtividade de uma linha de produção não diminua, além de garantir padronização para as embalagens.

Datadores

Com modelos automáticos e manuais e com versões para potes e tampas. Eles são de extrema necessidade para a produção de alimentícios, pois informações como data de validade e lote são obrigatórias.

 

 

Prev Post

Cápsulas: Manipulação Farmacêutica e de Suplementos

Next Post

Cetro Responde: Seladoras a Vácuo Portáteis

post-bars

Leave a Comment