Programa 5s: a logística de operações Cetro
O mês de maio viu o início da implementação da metodologia 5s na Cetro. Palestras, avisos e discussões são parte da primeira etapa de um processo de estruturação organizacional e de formação corporativa da empresa a longo prazo.
Trazer a metodologia japonesa para o cotidiano, no entanto, passa por entender como ela transformará o dia a dia dos diferentes setores da Cetro. Cassio Moratelli, Gerente de Operações Logísticas, aponta algumas das melhorias que a iniciativa trará para os armazéns da empresa.
Acuracidade e Redução de Custos
Para além de uma questão visual, muito associada as formas de sinalização propostas pelo 5s, um dos benefícios de um armazém regido pela metodologia é o aperfeiçoamento de todo o ciclo do produto. A visualização do desperdício, seja de tempo ou de materiais, e consequentemente a sua eliminação, aumentam a eficácia das operações de armazenagem, explica o profissional que há 7 meses está à frente da logística da Cetro.
As atividades impactadas pela implementação do 5s, como “o andar mais do que a necessidade, o pegar mais do que o necessário”, serão trocadas por “uma movimentação com mais eficiência, o tirar e realmente levar para o lugar correto”, exemplifica Cassio.
Tecnologia e eficiência
“Um dos pontos que a metodologia vai nos ajudar a melhorar é a separação dos pedidos.”, explica o gerente de logística. Para mudar essa realidade, a implementação do 5s vem ao encontro do processo de transformação digital (T.D.), que conta com a introdução de novos sistemas e bases de dados para o aperfeiçoamento das operações da empresa.
Passo fundamental do processo de T.D. é a introdução do sistema SAP, um dos melhores softwares de gestão empresarial do mundo, que irá aprofundar a informatização de todo o processo de gerenciamento dos armazéns da Cetro. Coletores digitais, endereçamento, padronização de etiquetamento, nomes e códigos de maquinários, todos serão ainda mais integrados aos canais de venda e atendimento ao consumidor.
Mas, onde entra o 5s nessa história? A organização precisa ser uma base inegociável da cultura organizacional da Cetro.
De nada adianta o endereçamento correto em uma plataforma digital, se os corredores do armazém estão intransitáveis. “O 5s ajuda no que? Na organização da prateleira, onde vai estar esse material”, pontua o profissional. “Se a gente coleta 10 pedidos em 20 minutos, vamos trabalhar pra coletar 20 pedidos em 20 minutos.”, explica Cássio. Diminuir o tempo do ciclo do pedido como um todo é, no fim das contas, melhorar o tempo de entrega para o cliente e possibilitar a abertura de novas vendas.
O que se transforma com o 5s no dia a dia da Cetro?
Como lembra Cássio, “nós temos um alto custo de máquinas e pessoas trabalhando para a manutenção do estoque.”. Para o profissional, o processo de implementação das metodologias de organização no setor de logística é “baseado na redução de custo, sem que se impacte o nível de serviço”.
A aplicação do 5s proporcionará ainda, a minimização de muitas das perdas implícitas no armazém, uma vez que o processo facilitará a continuidade das operações em caso de interrupção no funcionamento dos sistemas. Além disso, erros de operação e desperdício de tempo durante a adaptação de novos funcionários serão combatidos, uma vez que o novo colaborador poderá contar com um ambiente organizado, sabendo o que deverá fazer a partir de manuais descritivos de toda a sua área de operação, explica o profissional.
O 5s e a segurança do trabalhador
“Dentro dos armazéns nós temos trânsitos de empilhadeiras, de pessoas, de carrinhos hidráulicos. Então quando a gente entra e ele está desorganizado, há perigo para os colaboradores e para o patrimônio da empresa.”, enumera Cássio, expondo os riscos cotidianos presentes em um ambiente de alta movimentação com equipamentos pesados. Essa é a diferença do 5s segundo o profissional: “corredores livres para o trânsito de pessoas e de empilhadeiras melhora a nossa eficiência e aumenta a segurança de todos”
A lógica da organização passará a reger toda atividade do setor: “quando nós pegamos um pallet é aquela questão, ‘pra onde ele vai?’, o 5s favorece esse pensamento, quando eu tiro alguma coisa de um lugar eu tenho que levá-la para um lugar específico.”, segundo o gerente, a eliminação de movimentos desnecessários é outro importante ponto de diminuição dos acidentes de trabalho.
O profissional é taxativo quanto a importância do estabelecimento de normas que garantam a integridade do colaborador “desde a hora que eles entram na Cetro”, até o momento de ir embora: “sair da mesma forma que eles chegaram, sem nenhum arranhão, sem nenhum machucado.”.
Preparos para a internacionalização
Desde que chegou na Cetro, Cássio busca passar para sua equipe a importância de três pilares para o desenvolvimento de uma empresa: o atendimento ao cliente, a qualidade na prestação de serviços e a segurança.
No segundo item, o 5s servirá como porta de entrada para outras metodologias de qualidade, segundo o profissional, citando qualificações como a Logística Lean, voltada para redução de custos na totalidade do sistema de produção, e a IS0 9001, norma internacional de garantia da qualidade de produtos e serviços. A busca por excelência em cada experiência e jornada dos clientes e parceiros Cetro passa também pela objetivação, a curto e longo prazo, da estruturação organizacional da empresa.
A expansão internacional da Cetro é baseada, também, no reconhecimento da necessidade de atendermos as normativas internacionais, como a ISO 9001. Como coloca Cássio “nós já temos uma estruturação, agora vamos investir na organização com qualidade. E a qualidade vai abrir portas para nós, nacionalmente e internacionalmente, sem dúvida nenhuma.”