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31 de outubro de 2022

Produtos congelados: categoria em expansão no Mercado de Alimentos 

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Antes considerados “vilões”, os produtos congelados tornam-se tendência e ganham importância no mercado  

Até alguns anos atrás, os produtos congelados eram conhecidos como “vilões” da alimentação, uma vez que continham muitos aditivos alimentares e sódio em sua composição. 

Contudo, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social, muitos consumidores passaram a optar por este tipo de alimento em razão de sua praticidade. 

Sendo assim, esta categoria do Mercado de Alimentação ganhou relevância nos últimos dois anos, inclusive atingindo nichos específicos, com alimentos saudáveis e veganos. 

Sabendo-se disso, confira, neste artigo, uma análise a respeito do Mercado de Produtos Congelados no Brasil e quais são as tendências desta área, bem como algumas opções de equipamentos que atendem perfeitamente este setor. 

Mercado de Congelados: panorama geral 

Em todo o mundo, o Mercado de Produtos Congelados foi avaliado em US$ 5 bilhões em 2021 e, segundo a pesquisa “Tendências, fatores de crescimento e desafios futuros do mercado de alimentos preparados congelados”, esse número pode chegar a US$ 6 bilhões até 2027. 

Já na América Latina, um estudo da Kantal Worldpanel aponta que 33% dos consumidores incluem refeições congeladas no dia a dia. No Brasil, esse índice é quase o dobro: 61%.  

Com relação ao consumo, segundo o painel “Alimentos e bebidas consumidos regularmente no Brasil em 2021”, produzido pela consultoria Statista, 20% dos brasileiros entrevistados consomem alimentos congelados com frequência.   

Por sua vez, um levantamento da Business Coot diz que quem mais consome este tipo de produto é a Classe B, com 43%. Em seguida vem a Classe C, com 34%. 

Mercado de Congelados no Brasil 

De acordo com o Sebrae, existem atualmente 24.108 empresas de produtos congelados no Brasil. Destas, 87,5% (21.094) são microempreendedores individuais (MEIs), enquanto as demais dividem-se assim: 

  • 11% – Microempresas (MEs); 
  • 1,4% – Empresas de pequeno porte; 
  • 0,1% – Empresas de médio e grande porte. 

Um fato interessante é que empresas especializadas neste setor viram uma grande oportunidade de crescimento durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.  

Como exemplo, tem-se a Orgü, resultado da fusão da foodtech Orgânico Gourmet com a Keep Light, empresa com base industrial que desenvolve programas alimentares para dietas específicas. A marca comercializa uma ampla linha de alimentos congelados, a maior parte voltada para alimentação saudável, incluindo orgânicos, kits de emagrecimento, vegetarianos, gourmet, veganos, low carb, entre outros. 

Para garantir a totalidade dos nutrientes, a empresa utiliza a técnica de ultracongelamento, no qual uma câmara frigorífica especial diminui a temperatura dos alimentos em até uma hora, chegando a -18ºC.  

Outro exemplo é o da Uná Alimentos, que também vende alimentos saudáveis que passaram pelo processo de ultracongelamento, mas com um outro direcionamento: o mercado B2B (sigla para “business to business”, ou “empresa para empresa”). 

Isso porque, segundo a proprietária da Uná, Mariana Mudrovitsch, o volume de vendas de produtos congelados para o consumidor final (pessoa física) foi reduzido devido a concorrência. Tanto que, hoje, a comercialização para pessoa física constitui só 5% de todo o volume total de vendas mensais da empresa.  

A mudança de estratégia para um foco maior em atender empresas possibilitou desenvolver novos produtos, itens sazonais e até mesmo alimentos sob demanda (mais conhecido como tailor made). 

A Uná também conseguiu estabelecer parcerias corporativas, como kits saudáveis para os conselheiros do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e kits de datas festivas para serem presenteados aos colaboradores de outras empresas. 

Quais as vantagens do setor? 

A quantidade de empresas que trabalham neste setor não é por acaso: os produtos congelados, além de serem lucrativos, contam com muitos benefícios para quem produz. Sendo eles: 

Pouco investimento inicial: Em comparação a um restaurante tradicional, os recursos a serem investidos em um negócio de produtos congelados são muito menores. Desta forma, a organização é mais rápida e os riscos são menores. 

Alta lucratividade: Uma vez que a maioria dos produtos congelados é composta por refeições prontas, os ingredientes podem ser comprados por um preço menor, de preferência em atacado. Assim, o valor final do produto pode ser agregado através de características como a embalagem e a qualidade do preparo. 

Fidelização de clientes: Quer manter os clientes sempre por perto, sejam eles pessoas físicas ou empresas? Crie pacotes, descontos e serviços recorrentes, como assinaturas, por exemplo, para assim fidelizá-los.  

Maior variedade de opções: produtos congelados atendem a todos os nichos e paladares, desde os veganos e vegetarianos até quem possui alguma restrição alimentar (glúten, lactose etc.). Portanto, invista na pluralidade de receitas e sabores, tanto no que é mais conhecido quanto em novas composições que sua própria empresa pode fazer. 

Canais de vendas: Hoje, não é mais necessário ter um ponto de venda físico para um negócio prosperar. Existem múltiplas formas dos seus produtos congelados serem vendidos, incluindo nas redes sociais, marketplaces (como o iFood) ou site de vendas (e-commerce), além do próprio varejo e a venda direta para empresas (pessoa jurídica). 

Quais produtos congelados podem ser vendidos? 

Até alguns anos atrás, havia uma variedade limitada de produtos congelados disponíveis no mercado, como lasanhas, pizzas, tortas e alguns outros itens. Mas, atualmente, existe uma infinidade de diferentes alimentos congelados, cada um com suas características e seu público-alvo.  

Veja, abaixo, alguns tipos de produtos congelados que podem ser trabalhados por sua empresa: 

  • Alimentos para dietas restritivas, como detox, low carb, restrição calórica, entre outras;  
  • Itens que contemplem o público vegano; 
  • Marmitas fit, para quem procura praticidade e saudabilidade na mesma refeição; 
  • Pratos caseiros, com ingredientes mais simples; 
  • Produtos de panificação; 
  • Refeições gourmet, com ingredientes mais elaborados; 
  • Sobremesas, incluindo aquelas sem adição de açúcar.

Parceria Cetro e Mercado de Congelados 

Quem acompanha os artigos do nosso blog já sabe: a Cetro está do lado de quem empreende, seja aqueles que estão começando agora ou já tem uma empresa. Isso vale também para quem trabalha com produtos congelados.  

Conheça, abaixo, relatos de empreendedores que adquiriram equipamentos Cetro para expandir a capacidade produtiva de seus negócios! 

O primeiro exemplo, que pode ser visto no vídeo abaixo, é do empreendedor Lucas Vidoto, proprietário da La Lena Congelados, fabricante de lasanhas caseiras em porções individuais.  

Lucas visitou a filial da Cetro em Belo Horizonte/MG para conhecer nossa Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório, equipamento que prolonga a vida útil do alimento e melhora a sua apresentação.

Um outro exemplo, desta vez em nossa filial na cidade de São Paulo/SP, é o da empresa Quality Soluções em Alimentação, que comercializa refeições para empresas e lanches frios para grandes hospitais da capital paulista. 

Os colaboradores da Quality, Alexandra (Gerente de Qualidade) e Thomas (Gerente de Vendas) estiveram em nossa filial para conferir nossas Seladoras a Vácuo, com o objetivo de aumentar a validade dos lanches e melhorar o armazenamento dos produtos. Conheça mais sobre a visita no vídeo abaixo: 

Máquinas ideais para trabalhar com produtos congelados 

Como visto nos vídeos acima, a Cetro dispõe de soluções para suprir a demanda de empresas de todos os tamanhos, desde as pequenas até as de grande porte.  

Nesse sentido, acompanhe, nas próximas linhas, quais são os equipamentos Cetro voltados para o mercado de produtos congelados.

Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório 

Deixe sua produção de itens congelados mais rápida e prática utilizando a Seladora a Vácuo Comercial Automática com Reservatório da Cetro! Apertando apenas um botão, o processo de embalo a vácuo e selagem acontece de forma automática, tornando o dia a dia do seu negócio mais dinâmico.  

Outro destaque deste equipamento é seu reservatório para líquidos, permitindo que produtos que contenham líquidos sejam embalados a vácuo com excelente qualidade! 

Para saber mais sobre esta Seladora a Vácuo, assista o vídeo abaixo.

Seladora a Vácuo DZ 260

Seu negócio precisa de uma máquina robusta e que ocupe pouco espaço em sua cozinha? Então, nossa recomendação é a Seladora a Vácuo DZ 260 da Cetro!

Sua facilidade de uso, graças aos ajustes simples feitos pelo painel digital, aliada à sua bomba de vácuo potente fazem deste equipamento a escolha perfeita para quem está começando a expandir sua produção de congelados. 

Além disso, por ser um modelo de bancada e ter tamanho compacto, ela pode ser colocada no local mais apropriado de sua empresa.

No vídeo abaixo, você conhece mais detalhes sobre a Seladora DZ 260:

Alcance o lucro que você deseja com as soluções Cetro! 

Concluindo o que foi apresentado neste artigo, os produtos congelados são uma ótima alternativa para empreender com alimentos de forma prática e com um custo menor.  

Nesse sentido, a Cetro conta com as melhores opções em maquinário para auxiliar este e tantos outros mercados a obter o sucesso desejado! Fique por dentro de todo o nosso portfólio clicando aqui.  

Lembrando que só no Blog da Cetro você encontra os conteúdos, tutoriais e dicas para sua empresa crescer sempre! 

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