Back To Top

4 de novembro de 2022

A Transformação Tecnológica Brasileira: do agronegócio ao consumidor

By
  • 0

Saiba como a automação e a transformação tecnológica têm modificado a cadeia produtiva nacional.

Automação, inovação técnica, transformação tecnológica, Internet das Coisas – palavras contemporâneas que estão presentes em toda a extensão da cadeia produtiva global. Ainda assim, é importante questionar e ficar atento as melhores maneiras de tornar palpável os benefícios desses processos em seu negócio.

A lógica de aperfeiçoamento da linha de produção, por meio da transformação tecnológica, traz diversos impactos práticos aos empreendedores e empresários brasileiros. Seja pela redução de mão de obra ou a diminuição de desperdícios, os efeitos do investimento em tecnologia e processos de automação transformam a realidade da cadeia produtiva das mais variadas indústrias, da matéria prima ao consumidor final.

Conheça as experiências de parceiros e clientes Cetro e entenda como as técnicas de automação são capazes de aumentar suas capacidades produtivas. Aproveite esta oportunidade para conhecer os mecanismos de inovação e as repercussões que um maquinário adaptado as suas necessidades traz ao seu empreendimento.

Do campo ao consumidor: entenda os Processos de Inovação

Lidando com o desafio de produzir mais com cada vez menos recursos, produtores rurais brasileiros têm adotado técnicas ligadas a Agricultura 4.0. Através da transformação tecnológica, têm implementado novos processos de automação com o objetivo de otimizar a produtividade de suas culturas. Consequentemente, há um impacto no trabalho no campo por meio de processos de inovação, que vão desde a qualificação de mão de obra ao monitoramento remoto.

Abarcada por pequenos, médios e grandes produtores, a transformação tecnológica e a otimização de nutrientes e produtos vêm de uma contínua necessidade de aperfeiçoamento de desempenho dos sistemas de produção e com um melhor aproveitamento dos períodos de plantio, manejo e colheita, segundo o estudo da Embrapa.

Como aponta a pesquisa “Internet das coisas na agricultura moderna: estudo da integração entre automação e sensoriamento no cultivo de frutos no nordeste brasileiro (UFCE), dentro do contexto da Agricultura 4.0, produtores dos mais diversos locais do país usufruem de benefícios como a redução do consumo de água, energia elétrica, otimização do uso de nutrientes e da mão de obra.

A pesquisa da Universidade Federal Cearense apontou ainda que os resultados positivos aparecem de maneira rápida. Já em 2020, os maiores produtores de frutas do país apontaram um aumento de 40% em suas produções após utilização de tecnologias ligadas a Internet das Coisas em suas cadeias produtivas. Os dados levaram em consideraçãoo consumo de energia e de água, e a quantidade de caixas de frutos produzidas em diferentes safras.

A expectativa de especialistas é que a busca pela otimização nos usos dos recursos naturais, especialmente quando unida a comprovada eficiência dos Processos de Transformação Tecnológica, torne a jornada de automação cada vez mais acessível e aceita por pequenos produtores.

Para facilitar esse processo, diversos mecanismos de financiamento e acesso ao crédito foram criados para auxiliar produtores nacionais a investirem em maquinários e tecnologia. Seja produtor rural ou empreendedor urbano, é possível encontrar programas de auxílio cujos parâmetros englobem seu negócio!

Quer saber mais sobre as possibilidades de financiamento disponíveis para o seu negócio? Confira nossa matéria “BNDES prevê acesso a crédito de 21 bilhões de reais a MEIS e Microempresas”

A transformação tecnológica e os maquinários do dia a dia

Diversos fatores auxiliaram o Brasil a tornar-se um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do planeta nos últimos cinquenta anos, como aponta o estudo “Visão 2030: O Futuro da Agricultura Brasileira”.

Produzida com intuito de analisar as megatendências do Agro Brasileiro, a pesquisa da Embrapa destaca a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação no setor. Segundo os pesquisadores da entidade, os impactos na reorganização da cadeia produtiva rural auxiliaram na manutenção do país como um dos protagonistas globais na produção agrícola.

Uma das tendências apontadas pela entidade como central para o setor é a busca pela “Agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas”. Ou seja, a incorporação de características ou processos que levem os consumidores a darem mais valor nos produtos vindos dos campos brasileiros. Como exemplo: as mudanças na embalagem e no design do produto, destaque de características regionais, reposicionamento de mercado e outros métodos de comercialização.

Confira nossa matéria “Processos de Inovação: Entenda na prática!” e conheça mecanismos para aumentar a produtividade do seu negócio.

Neste sentido, é a introdução de estratégias de inovação, comunicação e marketing que irão construir o chamado valor percebido nos produtos. O empresário Diego Debettio, traz um exemplo claro de como os Processos de Inovação ligados a embalagem transformam a percepção do público. Sem uma máquina de selagem a vácuo, a venda de seu negócio cairia em cerca de 40%, explica o dono da Casa de Carnes Debettio que, hoje, conta com o apoio de uma Seladora a Vácuo DZ 500 com ATM para sua produção.

Ao longo dos anos, o empresário bauruense investiu em uma linha de maquinários Cetro que auxiliam no dia a dia de entrega e produtividade de seu empreendimento, por meio da introdução de novos equipamentos a seu ciclo produtivo, de Seladoras a Tanques de Encolhimento. Segundo Debettio, os equipamentos trouxeram claros benefícios de higiene e praticidade para seus clientes.

Comodidade, fracionamento e higiene”, essas são as palavras que o parceiro de anos da Cetro, Diego Debettio, escolhe para descrever as máquinas de selagem a vácuo que transformaram o dia a dia de seu açougue.

A convergência tecnológica na agricultura nacional

O Portal Visão de Futuro mapeia as principais tendências do Mercado Agrícola nacional. Segundo a pesquisa, o crescente uso de diferentes tecnologias convergentes no país tem elevado a criação de produtos nacionais. Além de fortalecer processos disruptivos de desenvolvimento tecnológico de alto impacto no mercado nacional e internacional.

A entidade ressalta que os efeitos de intensificação do Mercado Agrícola Digital são refletidos no processo de transformação estrutural da agricultura brasileira. Levando ao aumento da produtividade, da diminuição de falhas associadas a erros humanos e da redução do trabalho penoso e de riscos operacionais.

O estudo aponta ainda a importância da adesão de pequenos produtores do agro a Processos de Inovação Tecnológica, por exemplo: alternativas de agregação de valor como o agroturismo, a gastronomia, o acesso aos diferentes nichos de mercado ou ainda políticas públicas e inclusão digital.

Entre os empreendedores agrícolas que apostam em processos de inovação e no avanço da capacidade produtiva está o produtor Divino Solano, da Polpa Ouro do Cerrado. O empresário goiano encontrou, na Cetro, a parceria ideal para alavancar sua produtividade, por meio de maquinários como a Empacotadora Automática de Líquidos CS500.

A empresa é um exemplo de como o Processo de Transformação Tecnológica é feito em diferentes nichos e ritmos. Uma vez que sua última aquisição na matriz bauruense da Cetro fez com que passassem do trabalho manual, com auxílio de maquinários semiautomáticos, para a expansão da linha produtiva com maquinários automatizados.

Além disso, a conexão entre diferentes processos inovativos se faz presente, já que a aquisição de novos equipamentos possibilita o aumento de sua produção e a possibilidade de ampliar o leque de sabores no mercado.

Investimento e transformação tecnológica brasileira

Fruto de um contínuo processo de investimento em qualificação e comprometimento com a transformação tecnológica brasileira, a Cetro possui uma equipe qualificada para auxiliar o processo de automação e desenvolvimento tecnológico de diferentes indústrias e nichos produtivos nacionais.

As diferentes soluções da empresa têm como principal objetivo otimizar a capacidade produtiva de cada parceiro Cetro. Para isso, equipamentos como a Seladora Robusta Pneumática Industrial Inox 304 são desenvolvidas e adaptadas para atender as necessidades dos produtores nacionais, que são convidados a utilizar as estruturas dos Showrooms de Testes das unidades Cetro para checarem a eficácia dos maquinários.

Confira o teste realizado para uma empresa do ramo alimentício, com o acompanhamento de Beatriz Ribeiro, membro do time comercial da Cetro, na matriz bauruense.

Por fim, promover a melhor experiência de compras ao cliente segue como uma das responsabilidades e principais compromissos da Cetro. Consequentemente, a empresa vem fortalecendo o contínuo investimento na otimização da produtividade e nos Processos de Transformação Tecnológica brasileira.


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

Prev Post

Produção de Alho Brasileira: desafios, oportunidades e produtividade!

Next Post

Inovação de Embalagens: Conheça os benefícios do processo!

post-bars

Leave a Comment