Back To Top

7 de fevereiro de 2023

Agregue valor às embalagens de maionese com sachês customizados!

By
  • 0

Conheça o projeto de embalagens de maionese em sachês que a Cetro produziu para uma das mais tradicionais lanchonetes de Londrina!

Embalagens de maionese em sachês aparecem como acompanhamento dos mais diversos lanches e sanduíches em estabelecimentos por toda a Federação. Seja a maionese tradicional, artesanal, comprada em atacado, a famosa variação de alho ou então customizada de acordo com sabores regionais, entregar o produto aos clientes em embalagens práticas e atrativas é um desafio comum dos fabricantes.

Confira, nesta matéria, a realidade do mercado de bares, restaurantes e lanchonetes brasileiras e as previsões para investimentos e inovações em 2023. Conheça também as histórias dos maquinários Cetro capazes de auxiliar e otimizar empreendimentos com fabricação de maionese.

A busca pela otimização e o mercado brasileiro de alimentação

A busca por embalagens que facilitem o processo produtivo e ao mesmo tenham uma boa utilização para o consumidor final é um dos principais desafios da cadeia produtiva global. Por isso, nada mais lógico que as embalagens, a aparência e a forma dos produtos se transformem cotidianamente.

Pensando nesse desafio, as empresas de embalagens, fabricação de alimentos e produção de matérias-primas do setor desenvolveram uma série de embalagens que possuem uma fácil abertura, sem perder a qualidade do produto, a praticidade no consumo ou então a facilidade no preparo.

As embalagens com modelo em sachês configuram uma das inovações mais importantes dos últimos anos para o mercado alimentício, correspondendo hoje a cerca de 30% do mercado nacional, segundo dados da Cargill (2015).

Buscando empreender com segurança? Confira a seleção de máquinas da Cetro para a Indústria de Alimentos e se prepare para começar ou expandir seu empreendimento alimentício em 2023!

Para o setor de bares e restaurantes, 2023 chega com inovações após anos voltados para a sustentação e recuperação econômica dos prejuízos da pandemia. De acordo com dados do jornal Metrópoles, 2022 já deu início a esse processo com um crescimento de 8% em comparação a 2019 e 5% acima de 2021.

Como explica Paulo Solmucci, “fazer o faturamento crescer em termos reais, com a inflação como a que tivemos, não é algo trivial”. Uma das explicações do Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) para o retorno dos consumidores é a vazão da reserva de dinheiro de parte da população. “Havia um volume grande de dinheiro guardado durante o período da pandemia, especialmente para gastos com lazer, bares e restaurantes”, finaliza o profissional.

Outro ponto que vem atraindo consumidores brasileiros para bares, restaurantes e lanchonetes é a realidade econômica. Segundo dados divulgados pelo índice de inflação do IBGE de dezembro de 2022, os estabelecimentos continuam a segurar o repasse inflacionário dos principais insumos aos clientes. Conforme explicam os especialistas da ABRASEL, a inflação da alimentação fora do lar ficou em 0,52% em dezembro, porcentagem abaixo do índice geral de 0,62%.

A maionese como atrativo de bares e restaurantes

Desde 1962, quando chegou ao país, conforme explica o estudo “História da Embalagem de Maionese no Brasil”, a maior dificuldade das marcas foi fazer o consumidor adquirir o hábito de consumir a maionese pronta, pois consideravam o produto industrializado inferior ao caseiro.

Assim, campanhas de marketing foram decisivas para fortalecer a aceitação da maionese industrializada pelo brasileiro, como afirma a pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Segundo a mesma pesquisa, uma embalagem de sachê tem por ideal o fortalecimento de características como a fácil abertura, manuseio e descarte; mostrando-se, portanto, perfeita para o consumo desejado em bares, restaurantes e lanchonetes.

As Empacotadoras de Sachês da Cetro são capazes de atender às necessidades e otimizar a produção dos mais diversos segmentos, do ramo alimentício ao de cosméticos. (Créditos: Comunicação/Cetro)

Segundo a mesma pesquisa, uma embalagem de sachê tem por ideal o fortalecimento de características como a fácil abertura, manuseio e descarte; mostrando-se, portanto, perfeita para o consumo desejado em bares, restaurantes e lanchonetes.

Seja a versão caseira ou a industrial, hoje, a maionese está presente no dia a dia dos brasileiros, assunto, inclusive, do legislativo federal. Segundo a definição legal, maionese é um “produto cremoso em forma de emulsão estável, óleo em água, preparado a partir de óleo vegetal, água e ovos, podendo ser adicionado de outros ingredientes desde que não descaracterizem o produto. O produto deve ser acidificado”.

É na deixa de “outros produtos” que o brasileiro se dedica, inovando o menu de sabores e apresentações conforme as regionalidades e os alimentos tradicionais do país. Entre os novos sabores, o que se firmou de norte a sul do país foi a variação da maionese de alho.

A união desse produto com lanches fortaleceu inúmeros empreendedores nacionais. Diversos são os estabelecimentos que dão créditos ao seu crescimento justamente à predileção do consumidor pela maionese oferecida.

Quando questionado a respeito da história de sucesso de seu empreendimento pelo portal “Baixa, Experimenta”, José Maria da Silva, o famoso Zé Lanches foi direto: “A maionese é uma receita nossa, fazemos ela diariamente e tá sempre fresca. A maionese verde veio depois. Queijo, apresuntado, tomate e alface, sempre usamos o de melhor qualidade”, contou o empresário de Londrina.

Confira a eficiência das embalagens de maionese em sachês na prática!

A história de um dos lanches mais tradicionais da capital paranaense começou em 1994. De lá para cá o empreendimento expandiu e a fama da maionese do Zé cresceu. São vendidos cerca de 500 lanches diários durante a semana e 700 nos finais de semana, movimentando uma equipe de cerca de 30 funcionários diretos.

No final de 2022, a empresa contou com mais um reforço para a qualidade e produtividade de seu negócio: uma Envasadora de Sachês Cetro personalizada para as necessidades da equipe. Uma combinação de maquinários, o processo customizado para a equipe do Zé Lanches conta com diversas funções.

Começando por uma Envasadora de Pastosos na parte superior da máquina, seguindo por uma Empacotadora, responsável pela junção da bobina e por dar forma a embalagem, além de um datador e fotocélula ao final do processo.

Precisa de um maquinário desenvolvido especialmente para suas necessidades? Entre em contato com os profissionais da Cetro! (Créditos: Comunicação/CETRO)

O maquinário personalizado possibilita que o cliente comercialize sua maionese em um sachê back sealed. O formato tradicional do segmento de salgadinhos é caracterizado por uma solda na parte superior e inferior da embalagem, que facilita a inserção de logos, artes e informações obrigatórias sobre o produto.

Além da inovação de marketing, oferecendo aos consumidores um produto com uma melhor apresentação e embalagem, o investimento no maquinário entrega à equipe do Zé Lanches uma transformação na produtividade do negócio.

A mudança é drástica, como explica Josefher Rodrigues – Executivo de Vendas da Cetro, se em um dia de trabalho a equipe de londrina conseguiria produzir 900 sachês, a máquina da Cetro consegue entregar essa quantidade em uma hora. A produção do mês inteiro da lanchonete agora será realizada em uma semana e com o apoio de um único funcionário.

Confira o vídeo abaixo e conheça o processo completo de customização de embalagens de maionese em sachês desenvolvido para a equipe do Zé Lanches!

A facilitação do trabalho e do acesso à tecnologia para micro, pequenos e médios empreendedores é uma das bases para o desenvolvimento econômico de um país. Para que essa realidade seja atingida é necessário a união de diversos agentes e fatores.

Começando, por exemplo, por programas de incentivo fiscal, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), que fomentam o acesso ao crédito para o investimento em novas tecnologias.

A facilitação do trabalho e do acesso à tecnologia para micro, pequenos e médios empreendedores é uma das bases para o desenvolvimento econômico de um país.

Para que essa realidade seja atingida é necessário a união de diversos agentes e fatores. Começando, por exemplo, por programas de incentivo fiscal, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), que fomentam o acesso ao crédito para o investimento em novas tecnologias.

Com equipamentos como a Empacotadora Automática de Sachês da Cetro, o empreendedor brasileiro consegue dosar, envasar, selar, cortar e datar no mesmo processo! É a transformação tecnológica segura e inovadora.

Segundo dados da ABRASEL, esta temporada de verão deve registrar um aumento de 20% nos lucros em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcado pelo avanço da variante Ômicron do Corona Vírus que limitou a circulação de pessoas por todo o país. No entanto, o Presidente da ABRASEL reforça que a inflação será o principal desafio de 2023.

Por isso, evitar o desperdício e otimizar os processos da cadeia produtiva de um negócio é de suma importância. Afinal, com o maquinário certo, você pode transformar a realidade do seu empreendimento!

Em Londrina, a principal dor da equipe do Zé Lanches estava com um problema de desperdício relacionado a um de seus principais produtos, a famosa maionese. Os profissionais da lanchonete realizavam o envase de maneira manual, vários pacotes arrebentavam na hora de amarrar os sachês, levando ao desperdício de produto.

“Com a nossa máquina, ele não vai mais ter esse problema”, explica Josefher. Agora, contando com uma máquina precisa e automática, capaz de realizar toda a cadeia de envase das embalagens de maionese em sachês, “a lanchonete Zé Lanches está pronta para aproveitar a alta de consumo esperada para 2023”, completa o colaborador da Cetro.

O impacto das embalagens de maionese em sachês em diferentes experiências brasileiras

A busca por produtividade e inovação levou os empreendedores José Carlos e Cibele da Lanchonete Final Feliz ao Showroom bauruense da Cetro em busca de Envasadoras de Sachês. Localizada em Lins – SP, o negócio familiar cresceu a partir da união de bons lanches a uma maionese famosa. “Como a nossa lanchonete tem uma maionese que as pessoas gostam e procuram muito, não vence fazer artesanal”, explica Cibele.

A partir da demanda, os empresários, que há 35 anos trabalham no segmento alimentício, resolveram comprar uma máquina para aumentar a produtividade e garantir uma higienização mais adequada para melhor atender a sua clientela.

Faça como empreendedores do ramo alimentício dos mais diversos estados brasileiros e conte com o apoio de maquinários desenvolvidos especificamente para suas necessidades! Avance a sua produtividade de maneira segura.

Encontre soluções que respondem às dores do seu negócio e conseguem otimizar o trabalho com embalagens de maionese em sachês, reduzindo seus custos, gastos ocultos e desperdícios de matérias-primas.

Seja com lançamentos como a Empacotadora Automática de Sachês 4 Soldas Múltiplas Ruas, o modelo Personalizável Múltiplas Ruas ou ainda por meio de soluções customizadas para as necessidades dos clientes Cetro; com o apoio da nossa equipe, você será capaz de encontrar a máquina que atenderá ao seu empreendimento!

Conte com painéis inteligentes de fácil manuseio e o controle intuitivo dos equipamentos Cetro para facilitar a operação e o trabalho de sua produção! (Créditos: Comunicação/CETRO)


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

Prev Post

Agregue Valor às Cadeias De Produção Curtas em 2023!

Next Post

05 máquinas ideais para o mês de maior consumo de…

post-bars

Leave a Comment