As oportunidades da transformação energética no Brasil
No Dia Mundial da Energia, conheça os benefícios da transformação energética para os empreendimentos por todo o país!
Há mais de trinta anos, ao final de maio, diversos países pelo mundo celebram o Dia Mundial da Energia. Criado para incentivar a transição para o uso de energias limpas e renováveis, o dia 29 de maio expande, a cada ano, sua importância.
O ideal de transformação energética é também parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidos (ONU) como práticas globais. Dessa forma, a data fomenta um maior interesse de empresários e investidores na temática.
Nesse contexto, os quatro primeiros meses de 2023, por exemplo, viram o Brasil aumentar sua matriz energética em 3,3 gigawatts (GW) a partir de fontes renováveis! Os dados do levantamento do Sistema de Informações de Geração (SIGA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apontam que, desse total, 49,15% vieram de usinas eólicas, responsáveis por 1.643 MW, e 37,19%, de solares fotovoltaicas, encarregadas por 1.243,4 MW.
Na corrida energética deste milênio, no entanto, é preciso considerar os diferentes aspectos de produção e distribuição. Para além da ideia de economia, por exemplo, o consumo energético racional é responsável por inúmeros benefícios ambientais e econômicos.
Dentre eles, a redução de custos operacionais, o aumento da competitividade e da produtividade para empresas e até mesmo, destaca a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), maior conforto para as residências brasileiras.
Por isso, seja começando por pequenas escolhas – com o investimento em maquinários eficientes que, além de aumentar sua produtividade, otimizam seu consumo energético – ou apostando na transição energética de sua empresa; aproveite a oportunidade e faça parte da transformação que você quer ver no mundo!
No Dia da Energia, conheça soluções que irão ajudar sua empresa nessa trajetória de transformação energética e tecnológica e confira a experiência da Cetro na corrida energética nacional!
Energia Limpa e Produtividade aos olhos dos consumidores
Atualmente, cerca de 78% dos consumidores são influenciados pelas práticas ambientais e de sustentabilidade de uma empresa, segundo a pesquisa “State of the Connected Customer 2022” da Salesforce.
Por isso, como parte das mudanças instigadas pela pandemia da Covid-19, a discussão sobre sustentabilidade e energia toma conta do mercado cada vez mais, do pequeno ao grande empresário. Em um cenário que engloba tanto a adesão às táticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) quanto as ações de Sustentabilidade Empresarial (SE), visando a construção de estratégias a longo prazo.
Nesse contexto, ao passo que a globalização e as novas tecnologias ampliam o universo de cidadãos, consumidores e empresas, simultaneamente, os impactos sobre os limites do planeta tornam-se mais evidentes, aponta o “Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE” do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).
Por isso, explicam os pesquisadores Paulo Branco e Aron Belinky no artigo “Nova Economia: quem vai prosperar”, o enfrentamento desses desafios definirá um novo cenário do mundo dos negócios nas próximas décadas, “com grandes oportunidades para empresas inovadoras sintonizadas com as demandas que emergem e as novas possibilidades para atendê-las”.
No entanto, explica o artigo, para aliar-se à força transformadora da nova economia e se tornar realmente um sucesso não basta ser inovador, ter potencial de escalabilidade e excelentes práticas de gestão (econômica, ambiental, social e de governança).
É necessário criar e cultivar uma relação de benefício recíproco com as demandas das pessoas e, ao mesmo tempo, produzir contribuições relevantes para aliviar a pressão sobre os sistemas sociais e naturais.
As oportunidades da transformação energética
Automatizar e, consequentemente, aumentar a capacidade produtiva de um empreendimento libera energia para as mais diferentes transformações; seja para a realocação de mão de obra ao longo da linha de produção ou a eliminação de custos ocultos e desnecessários – como a substituição de equipamentos defasados e de alto consumo energético.
Na Cetro, empreendedores das mais diversas escalas e nichos produtivos encontram maquinários desenvolvidos especialmente para sanar as carências e demandas produtivas de seus negócios!
A construção de parcerias tecnológicas começa com equipamentos de baixo custo e alta produtividade, como a Seladora Manual de Plástico 40 cm PFS 400, e segue uma trilha de maquinários de eficiência produtiva para escalar e profissionalizar os empreendimentos nacionais. Afinal, quanto maior é o crescimento dos clientes Cetro, maior é também a necessidade de maquinários especializados, com maior produtividade e eficiência energética!
Sustentabilidade e a Inovação em Rede
Uma das chaves para os desafios do século XXI, a inovação não se resume a produtos e serviços, mas também envolve diferentes modelos de negócios, processos e práticas de gestão e marketing. No entanto, ainda que a inovação seja “claramente uma das chaves”, ela não é a única, explicam os pesquisadores Branco e Belinky.
Para além da criação e implementação de propostas inovadoras, os negócios que se destacarão neste século serão aqueles “capazes de ganhar escala rapidamente e, ao fazer isso, manter e ampliar sua sinergia com a sustentabilidade”, apontam os especialistas.
Nesse sentido, o fortalecimento de métodos energéticos renováveis é um exemplo dos processos de transformação que unem a sustentabilidade estratégica à produção de lastros informacionais, auxiliando, assim, na otimização econômica de um negócio.
“É nas pequenas empresas que surgirão muitas das chamadas inovações disruptivas, atraindo o interesse de investidores, apoiadores e empreendedores.” – Nova economia: quem vai prosperar? (Revista Página 22, Edição 99 – 2015/FGV)
O Brasil tem uma importância ímpar para as mudanças e desafios propostos para o novo milênio. O estudo “A sustentabilidade como valor agregado na relação Brasil-China” (USP) aponta como o Brasil é uma fonte de recursos e matérias-primas para a energia solar e eólica, além de uma referência em combustíveis bioenergéticos.
Segundo os especialistas, a combinação dessas características favorece a longo prazo o posicionamento brasileiro no mercado internacional, especialmente com a China, o principal parceiro comercial do país no momento.
Afinal, o desenvolvimento de uma estratégia empresarial sustentável beneficia as relações comerciais sino-brasileiras, gerando valor agregado aos produtos e retornos econômicos em busca de uma maior eficiência nos processos de cooperação comercial, aponta a pesquisa.
Um tema chave para o desenvolvimento nacional, a viabilização da transição energética figura na lista de focos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em especial no que tange ao avanço no domínio e na produção de tecnologias de energia solar, eólica e em pequenos centros nucleares.
A Transformação Energética na Cetro
Além de desenvolver e customizar equipamentos especializados nas demandas, anseios e carências das indústrias, agroindústrias e mais variados empreendimentos por todo país, a Cetro também fomenta inovação no lado interno.
Ao final de 2022, em parceria com o Grupo Witzler, a Cetro recebeu o Certificado de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês). Como empresa jovem e comprometida com o avanço tecnológico, investir no que há de mais avançado em infraestrutura e desenvolvimento faz parte do #DNACetro!
Mas, afinal, o que envolve o desenvolvimento do I-REC? E como isso irá beneficiar a equipe, os parceiros da Cetro e, a longo prazo, as estruturas produtivas e energéticas da comunidade? Como colocou Lucas Witzler, a parceria entre as duas empresas atua diretamente “em prol do desenvolvimento sustentável do mundo e da democratização do acesso à energia 100% limpa e renovável”.
Dentre os principais benefícios que a Certificação I-REC proporciona à Cetro, está o reconhecimento global da participação da empresa em um sistema de energia renovável, cujo lastro informacional provém de dados rastreáveis e auditáveis.
Desse modo, a empresa facilita, aos clientes e parceiros, a identificação da Cetro como um empreendimento que contribui para diminuição de gases de efeito estufa. Esse modelo, como aponta o Diretor e Presidente do Grupo Witzler, é um dos responsáveis por impulsionar o setor produtivo nacional.
Aposte na Inovação!
No Dia Mundial da Energia, a Cetro reforça seu papel como uma empresa jovem que aposta na inovação e que a cada dia busca apoiar ainda mais a transformação energética e tecnológica das diferentes cadeias produtivas nacionais.
Por isso, seja por meio dos canais de comunicação online ou em uma visita a uma das unidades físicas da Cetro, em Bauru, Belo Horizonte, São Paulo ou no Rio de Janeiro – empreendedores de todos os cantos do país podem conhecer os maquinários, as soluções e as linhas de produção disponíveis no portfólio da companhia.
Além dos equipamentos a pronta entrega, cuja eficiência energética auxilia, por exemplo, na eliminação de custos ocultos; a capacitada equipe de profissionais da Cetro desenvolve projetos customizados conforme as particularidades e os desafios únicos de cada empreendedor nacional.
Conheça alguns dos lançamentos da Cetro e entre em contato com equipamentos de alta performance que elevam a produção diária e multiplicam a lucratividade! Surpreenda-se com o uso de tecnologias de ponta e sofisticação em cada processo e beneficie-se com equipamentos eficientes!