A Diversidade Produtiva Do Limão No Brasil
Aproveite a versatilidade produtiva do limão e transforme sua jornada de profissionalização com eficientes e produtivos maquinários Cetro!
Aqui na Cetro, acreditamos no poder da inovação para transformar e é precisamente isso que a cadeia produtiva do limão está fazendo no Brasil: investindo no futuro! Aproveite a versatilidade produtiva desse cítrico e otimize sua jornada de profissionalização com os eficientes maquinários do Portfólio Cetro!
De origem tropical, o limão-taiti, fruto ácido de grande importância comercial no Brasil, não é um limão verdadeiro, mas uma lima ácida, explica a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entretanto, esse cítrico está presente em diversas partes da indústria – desde a culinária até o ramo de cosméticos e produtos de limpeza.
Conforme aponta a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, 92% da produção de limão-taiti no Brasil é consumida em bares, restaurantes, lares domésticos ou aproveitada pela indústria. Os 8% restantes são exportados, sendo que 97% destes têm a Europa como destino – onde é considerado uma fruta exótica com consumo crescente, ressalta a entidade.
Segundo dados do Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), no Estado de São Paulo em 2022, foram certificados mais de 229 milhões de quilos de limão-taiti para exportação. Do total de vendas à União Europeia, 58% das limas são de pomares paulistas, sendo a Bahia o segundo maior produtor com 21% – aponta a instituição.
Não fique de fora dessa oportunidade de vendas! Conheça soluções Cetro que ajudam a elevar o mercado de limão nacional e agregar valor a diferentes processos de desenvolvimento e beneficiamento de mercadorias. Sejam equipamentos iniciais ou projetos de linhas de produção completas, na Cetro, o empreendedor encontra a solução para tornar seus objetivos produtivos realidade!
Em todos os campos da indústria
No Brasil, segundo a Embrapa, a lima é explorada pelas mais diversas categorias de agricultores, desde os de base familiar até os do tipo empresarial. São cerca de 50 mil hectares nas mãos de mais de 5 mil citricultores que transformaram o limão na quarta maior exportação de frutas do país.
Ainda de acordo com a entidade, de 1970 a 2021, a produção nacional cresceu onze vezes, alcançando cerca de 1,5 milhão de toneladas ao ano. O que demonstra um grande avanço tecnológico, pois a produtividade média triplicou nesse período, afirma a Embrapa.
Segundo o Pesquisador Fernando Alves de Azevedo em entrevista à Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), a produção de limão garante empregos, mas necessita de mão de obra de qualidade. Em 2019, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a citricultura gerou 48 mil vagas de empregos no estado, sendo responsável por cerca de 26,17% das vagas.
Por isso, independentemente de sua escala de produção, investir em qualidade, otimização e padronização nunca é demais. Pensando nas necessidades dos estabelecimentos da Alimentação Fora do Lar, por exemplo, o Extrator de Suco CFPM E-150 SS da Cetro é uma solução inovadora que agiliza e facilita as operações. Garantindo ainda segurança na extração de sucos de limões ou laranjas em apenas um movimento. Confira no vídeo!
Conheça os maquinários Cetro que transformam o Food Service brasileiro,
otimizando os processos da alimentação fora do lar!
As dimensões produtivas do mercado de limão
Na hora de pensar em processos de investimento e inovação, é importante considerar o avanço das oportunidades do mercado de limão! Ou seja, é necessário averiguar tanto o contínuo crescimento do segmento de frutas cítricas no Brasil quanto as orientações de consumo a nível global.
Afinal, como aponta a Mordor Intelligence, a estimativa é que o mercado de limão cresça em torno de 3,6% (CAGR) ao ano até 2025 no Brasil. Com números positivos de produção, o país ocupa a posição de um dos principais fornecedores globais de limão, pontua a empresa de pesquisa.
O crescimento da demanda por frutas cítricas in natura e a redução da procura por sucos industrializados estão entre os fatores que vêm transformando o mercado mundial de limão, explica o artigo “Limões e limas: alternativa para diversificação da produção em pequenas propriedades rurais na área de atuação do BNB”.
Conforme pontua a pesquisa publicada no Caderno Setorial ETENE, na crescente preocupação com uma alimentação mais saudável, alimentos que aumentam a imunidade, como os ricos em vitamina C, são cada vez mais procurados.
Nesse contexto, a Cetro possui diversos equipamentos e embalagens capazes de atender as necessidades de manipulação e finalização de produtos de diferentes escalas da cadeia produtiva do limão. Do pequeno produtor ao empresário em busca de linhas de produção 100% automatizadas; com o apoio da Cetro, os mais diversos anseios são atendidos!
Quer ver como o investimento no maquinário ideal pode transformar sua produtividade? Conheça a Seladora Robusta Pneumática Industrial, uma máquina desenvolvida para auxiliar uma gama de indústrias a selarem embalagens com produtos pesados. Confira todos os benefícios dessa solução Cetro no vídeo abaixo e aprimore a forma de selar suas mercadorias
A fruticultura nacional e a Cetro
A produção nacional de frutas ultrapassa as 41 milhões de toneladas, ocupando em média 2,6 milhões de hectares no Brasil. Distribuídos em todas as regiões do país, há registros de mais de 940 mil estabelecimentos agropecuários, dos quais 81% se enquadram como agricultura familiar, conforme aponta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
De acordo com a Confederação, a expansão da fruticultura nacional tem sido fundamental para o desenvolvimento técnico e científico que, associado à diversidade de regiões com aptidão agrícola, permite o uso consciente da terra.
Por falar em região, o Sudeste é líder na produção de frutas, respondendo por 51% da produção nacional. Por possuir microrregiões com clima e relevo variados, o cultivo de frutas temperadas e tropicais, como o limão, se destacam – explica a CNA.
Pensando na vasta gama de maquinários necessários na cadeia de frutas do país, no Portal Cetro, empreendedores de todos os portes encontram diversas soluções para otimizarem seus negócios de manipulação e finalização de produtos à base de limão!
A Envasadora Rotativa Automática de Copos XBG-1000L é um exemplo de solução de alta tecnologia do Portfólio Cetro para o envase de líquidos e pastosos. Envasando e lacrando os copos em um processo único e contínuo, essa máquina automatiza os processos e possibilita a expansão de suas capacidades produtivas.
Verifique de perto o funcionamento e os benefícios dos maquinários Cetro! Marque uma visita ao Showroom mais próximo e realize testes com seus produtos nas soluções da companhia. Não deixe de conferir todas as vantagens que a otimização produtiva pode agregar em qualidade e eficiência ao seu negócio.
Com equipamentos desenvolvidos especificamente para sua necessidade
e o apoio da expertise dos colaboradores Cetro, você elevará seu empreendimento a outro nível!