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23 de setembro de 2024

Atendimento: Veja As 3 Melhores Automações

Saiba como utilizar as ferramentas para automatizar sua comunicação e melhorar o atendimento ao cliente.

Ter um atendimento fluído e assertivo é essencial para a credibilidade do seu negócio. Afinal, como o cliente e o empreendedor não têm tempo a perder, as conversas têm que ser dinâmicas e completas!

Por isso, a utilização de aplicativos ou chats bots para a automação de mensagens é uma solução interessante. Dessa forma, você pode agilizar o processo de atendimento ao cliente, focar em outras atividades e ter disponibilidade para se atualizar sobre o universo empreendedor!

Confira essas sugestões de automação e escolha a melhor opção para seu negócio!

WhatsApp Business: atendimento rápido e direto

Atualmente, uma das opções mais populares e disponíveis para iPhone e Android é o WhatsApp Business. Enquanto o aplicativo comum tem apenas as funções básicas de interação, essa versão traz agilidade e outros benefícios para as contas comerciais.

Então, se você utiliza muito essa rede para fazer seus atendimentos e escolheu otimizar, veja algumas dicas que podem te ajudar:

  • Antes de tudo, compre um chip: O app permite apenas uma conta por número. Ou seja, se utilizar seu número pessoal, a conta será excluída e passará a existir somente no Business.
  • Baixe o App, cadastre-se e preencha seu perfil: De início, é importante identificar bem seu contato, com nome, foto, capa, horário de atendimento, endereço e uma descrição chamativa. O tamanho da capa deve ser de 590px por 340px.
  • Adicione um catálogo: Deixe evidente seus produtos ou serviços. Dessa forma, você fortalece a credibilidade do seu negócio, desperta o interesse do cliente e consegue compartilhar seu trabalho de uma forma muito mais fácil.
  • Direcione o cliente ao site: Se o negócio tiver um site, melhor ainda! Isso poupa explicações e deixa o cliente a vontade para explorar as opções. Logo, deixe o link evidente na descrição e na mensagem de atendimento.
  • Conecte a suas redes: O vínculo com os perfis do seu negócio no Facebook e Instagram reforça o que você quer apresentar e favorece a continuidade do relacionamento.

A partir disso, é possível configurar mensagens automáticas e compartilhar anúncios personalizados nas redes da Meta. Além de padronizar mensagens de recepção, ausência ou respostas frequentes, você pode utilizar as etiquetas para organizar as conversas de acordo com seu objetivo.

Meta Business: eficiência via Instagram e Facebook

Assim como o WhatsApp, a interação via Instagram e Facebook também pode ser automatizada pelo Meta Business. Desse modo, com o sistema integrado, fica mais fácil fazer a gestão de suas redes e solicitações de contato.

Ou seja, não existe mais desculpas para esquecer de responder um cliente e perder uma venda! Veja algumas funções básicas e práticas para utilizar nessa plataforma:

  • Vincule as duas redes: O que você produz para um, vale para os dois. Além da divulgação acontecer para diversos públicos, é possível unificar o controle de tudo o que acontece em suas redes.
  • Deixe tudo pronto: Com o planejador de conteúdo, é possível estar sempre presente na tela do seu cliente! Agende o horário, a imagem com legenda e, se quiser, filtre o público que quer atingir.

Apesar dessas ferramentas serem muito úteis, pode ficar ainda melhor! No próximo tópico, a inovação chega com ainda mais força e eficiência em atendimento.

Chat Bots: opções práticas para seu negócio

Para deixar as ferramentas da Meta a todo vapor, os Chat Bots são uma grande vantagem. Mas, ao escolher ou desenvolver um programa para realizar essas atividades com qualidade, é preciso verificar algumas coisas:

  • O ManyChat é autorizado pela Meta: Como parceiro oficial, utilizar esse chat é mais seguro. Entretanto, assim como algumas funções presentes no Business, ele é outro investimento que o empreendedor precisa fazer.
  • Se for utilizar outro chat ou preferir criar: Nesse caso, fique atento para que as configurações não violem a Política de Privacidade. Por vezes, o chat bot pode parar de funcionar e sua conta pode ser banida.

Por fim, sua escolha vai depender do quanto você pretende investir na automação. Antes de optar por uma alternativa paga, gratuita ou tentar montar sua própria programação, verifique qual o tipo de atendimento que seu negócio precisa.

Invista nas inovações: seu atendimento é decisivo!

Pois é, fazer o atendimento ao cliente não precisa ser difícil, mas será seu diferencial. Afinal, ter um atendimento de primeira depende de estratégias que supram as necessidades dos clientes. E, às vezes, a solução precisa ser desenvolvida, mas em outras, ela pode estar na palma da sua mão.

Então continue em busca de estratégias que podem ajudar seu negócio! As melhores dicas de empreendedorismo, você só encontra aqui no Blog Cetro! Aproveite, explore e confira todos os conteúdos focados em inovação e sucesso!


Conheça estratégias fantásticas de organização para você não se perder com a papelada na hora de pagar seus fornecedores.

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