Pesquisa de Mercado, Use As Tendências A Seu Favor!
Entenda como as análises do mercado podem transformar as estratégias e os resultados de seu negócio!
Alguma vez você já quis lançar um novo produto ou explorar outras oportunidades, mas não sabia se daria certo? Apesar de ser o primeiro passo para o sucesso, a pesquisa de mercado precisa ser pensada e calculada para assumir o menor número de riscos.
Afinal, muitos negócios fecham por falta de estratégia e conhecimento sobre o mercado em que atuam. Por isso, a pesquisa de mercado vem como um instrumento poderoso para entender e direcionar seu negócio para suprir as expectativas dos clientes.
Quer ficar antenado com as tendências de mercado e encontrar as melhores estratégias? Então confira a explicação completa que o Blog Cetro separou para você e faça desse sonho uma realidade!
Passo 1: Responda 4 perguntas e tenha um norte!
Nesse momento, fazer estas perguntas pode te ajudar a definir o objetivo principal da pesquisa. Para começar, digamos que você quer melhorar as embalagens de seu negócio.
O que é preciso saber para redirecionar meu negócio?
Primeiro, entenda qual informação você está buscando e estabeleça a direção de suas perguntas. A partir disso, seu objetivo será entender as preferências de consumo de embalagens do mercado, seja de seus clientes atuais ou de quem deseja prospectar.
Mas, se você quer entender o nível de satisfação do cliente, faça as perguntas sobre as práticas do negócio. Portanto, cada objetivo de pesquisa vai te guiar para um resultado específico.
Por que fazer a pesquisa de mercado?
Sempre que uma pesquisa é feita, as respostas ajudam a entender uma situação. Nesse sentido, se você busca por embalagens melhores, o motivo para fazer uma pesquisa é escolher um modelo que agrade o cliente e seja útil.
Além disso, as informações podem ajudar as diversas áreas do negócio a trabalharem num mesmo sentido. E, assim, fica mais fácil se aproximar dos clientes e firmar relacionamentos.
Quem pode me fornecer esse tipo de informação?
Em geral, para cada tipo de pergunta, você precisa identificar as pessoas que te ajudem a entender a situação. No caso da mudança de embalagens, o ideal é fazer a pesquisa com os consumidores do seu produto.
Mas, se você busca expandir seu público, faça a pesquisa com pessoas de segmentos específicos e defina o perfil da persona que você quer conquistar como cliente.
Quando é o melhor momento para fazer a pesquisa?
Fazer uma pesquisa de mercado é válida em todas as fases do negócio. Mas fique atento para não perder o timing das oportunidades que surgirem para ter esse tipo de conversa. Ela pode ser útil desde um pré-lançamento de um produto até para buscar uma opinião durante ou depois do consumo, como um feedback.
Passo 2: Entenda como fazer uma pesquisa de mercado
Na prática, foque na troca de informações. A partir das perguntas anteriores, fica muito mais fácil aplicar a pesquisa. Veja como funciona:
Escolha a amostra da pesquisa de mercado
Conforme você escolhe uma parcela de pessoas do público para representar a opinião do todo, encontra-se a amostra. Os resultados da pesquisa serão uma estimativa e apresentaram uma margem de erro.
Faça pesquisas primárias e secundárias
Nesse mar de informações, por vezes, fazer pesquisas primárias por entrevista, formulário, grupos focais ou feedbacks ajudará a confirmar as informações que a pesquisa secundária traz – a partir de resultado de pesquisas em relatórios da empresa, internet ou outras fontes indiretas. Assim, as duas são importantes para conseguir uma melhor percepção do mercado.
Divida as perguntas em blocos objetivos
Agora, separe as perguntas em blocos de informações sobre o entrevistado e outros que explorem a opinião dele. Nesse sentido, cada bloco pode ter perguntas abertas (qualitativas) para o entrevistado para falar sobre seus comportamentos ou tendências. Ou perguntas fechadas (quantitativas) que limitem as opções e possibilitem a análise dos números.
Aplique a pesquisa de mercado e busque suas respostas
Depois de escolher o melhor modelo, realize a pesquisa online ou aposte no “olho no olho”. De qualquer forma, lembre-se de que as pessoas vivem na correria. Então, seja breve e objetivo!
Realize a tabulação e prepare o material para a análise
Após pesquisar, dê utilidade a essas informações. Para isso, organize as respostas para comparar e identificar o que há em comum e deixar claro o que é mais relevante para seu negócio.
Pois é, empenhar tempo e energia cansa, mas vale a pena! Ainda assim, se preferir, os serviços de pesquisa de mercado podem ser uma ótima opção para te ajudar a captar as informações e realizar as análises.
Passo 3: Use as Informações da Pesquisa de Mercado a seu favor
A partir da tabulação, use as informações como um norte para você decidir seu próximo passo. Com isso, sua análise a partir da coleta de dados será mais eficiente, já que a organização te ajudará a encontrar os principais pontos trabalhados e te deixará um passo mais perto de entender o que seu público pensa.
Dessa forma, depois de analisar, você está pronto para andar em direção à mudança (ou decidir não mudar). De qualquer forma, apresente a análise que você fez para quem contribui para seu negócio e veja a opinião deles também. Indiretamente, eles são um público de interesse da empresa.
Por fim, se você quer entender ainda mais sobre as tendências de mercado, confira os materiais do Blog Cetro. Com certeza, depois de explorar alguns conteúdos, você estará mais preparado para fazer boas decisões para sua empresa, principalmente se elas envolverem as melhores soluções em embalagens!