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10 de outubro de 2024

Encante com um atendimento de qualidade

Confira as principais dicas para destacar e impulsionar seu negócio com um atendimento ao público de excelência!

É comum que o início de todo empreendimento bem-sucedido seja marcado por um atendimento diferenciado e de qualidade. Seja na mídia ou pessoalmente, há diversos exemplos de que isso é totalmente verdade.

Como a experiência de Léo Mello, CEO e fundador da Cetro Máquinas. Em suas redes sociais e no YouTube, ele compartilha sua história, os aprendizados que obteve como vendedor e a virada de chave que a inovação na forma de atender o cliente trouxe para a Cetro.

E não é para menos, já que o atendimento é a porta de entrada para novas parcerias. Então, se você está começando agora, entenda como apresentar seu negócio para o mercado com o pé direito e deixá-lo marcado na lembrança do cliente. Confira as dicas que o Blog Cetro trouxe para você!

Invista em um atendimento diferenciado e respeitoso

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas ainda subestimam o poder do atendimento. Mas, nesse deslize de não se colocar no lugar do cliente, o negócio acaba sendo cada vez menos frequentado por não proporcionar o mínimo a quem está sendo atendido: um lugar onde ele se sinta bem.

Logo, o respeito e a humildade têm papéis fundamentais no atendimento e nas vendas. Saber ouvir, entender e explicar o objetivo do seu empreendimento para o cliente possibilita uma maior identificação com seu público e torna o relacionamento mais concreto. Ainda que não pareça, essa é uma estratégia de mestre!

Por isso, priorize uma linha de frente de atendimento e vendas conectada com os valores de sua empresa. Uma boa forma de se preparar e direcionar sua equipe para um bom atendimento é a realização de cursos on-line que, além de rápidos, apresentam as bases para uma comunicação fluida e a articulação de ideias para conquistar o cliente.

Demonstre vontade e organização no atendimento

Quem nunca foi a um lugar e decidiu ir embora por causa do mal atendimento, não é mesmo? A demora, o despreparo, a falta de postura ou a indisposição dos funcionários pode demonstrar a falta de comprometimento com o cliente. Então não deixe isso acontecer se quer impressionar e fidelizar sua clientela.

Além do respeito, a disposição e a organização do negócio também são nítidas desde o primeiro contato. Até porque a identidade da empresa é refletida em cada detalhe, seja no posicionamento dos funcionários, na disposição dos produtos, na limpeza do local ou até na certeza das informações oferecidas no atendimento.

Portanto, garanta que existam processos concretos e estabelecidos em todas as áreas do seu negócio. Indiretamente, esse sistema ajudará o atendimento presencial ou virtual a ser mais dinâmico, pois organizará as informações e estabelecerá onde elas podem ser encontradas com clareza.

Compreenda o que o cliente precisa e mostre ainda mais

Já imaginou resolver todos os problemas do seu cliente em um só atendimento? Isso é possível se você enxergar além do que o cliente pede. Afinal, cada novo contato é uma oportunidade de apresentar a diversidade de produtos que seu negócio oferece e que podem agregar à vida do cliente.

Para conseguir entender as expectativas do consumidor em relação ao produto e seu negócio, pratique a escuta ativa. Em outras palavras, pare e escute o que o cliente quer te apresentar e faça perguntas que o estimulem a explicar mais sobre seus problemas ou vontades, a fim de encontrar as soluções perfeitas para ele.

Enquanto você estiver pensando em como suprir as necessidades do cliente, demonstre que você domina sobre o assunto. Através da conversa, o cliente pode encontrar em você uma figura de confiança para solicitar outros serviços e produtos e, consequentemente, você pode multiplicar suas vendas.

Realize o atendimento focado nos interesses de seu público

Essa é uma dica de ouro quando falamos de relacionamento com o cliente. Afinal, antes de ser seu cliente, ele é uma pessoa com vivências e interesses próprios. Desse modo, saber “falar a mesma língua” do público é mais uma forma de se aproximar de quem você quer por perto – os que querem comprar!

Por isso, fique de olho nas tendências e novidades do mercado. Às vezes, aquela conversa sobre um tema popular é a chance de contextualizar seu produto para o cliente e, principalmente, explorar as qualidades e experiências que ele pode oferecer. Além disso, aproveite seus interesses para tornar essa troca ainda mais verdadeira!

Use seu atendimento como vantagem competitiva

Viu como atitudes básicas podem transformar o atendimento da sua empresa? Acima de todas as qualidades e inovações do seu produto, a responsabilidade com o outro prevalece nas trocas humanas, principalmente aquelas que envolvem confiança e investimento.

Portanto, unir aquilo que você acredita a novas ideias para seu negócio é a melhor forma de ser um empreendedor com perspectiva de crescimento. Nesse momento, aproveite para conferir o atendimento de excelência da Cetro e explore outros conteúdos inovadores produzidos para o Blog Cetro!


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