Back To Top

19 de novembro de 2024

Novembro Azul: Cuidado é com a Cetro!

Confira como foi a ação de conscientização e o almoço especial realizado em apoio à saúde do homem.

A Campanha Novembro Azul chegou na Cetro e cumpriu um papel muito significativo na conscientização dos colaboradores. Com a realização de palestras e um almoço muito especial, a companhia aproveitou o mês para reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem e da prevenção ao Câncer de Próstata.

Para apresentar em detalhes e esclarecer algumas dúvidas sobre a Campanha, a palestrante Thaís P. Cândido, Enfermeira do Setor de Medicina Preventiva da Unimed, levou os colaboradores a um momento de reflexão e aprendizado entre colegas. Confira como foi:

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Novembro Azul: origem e significados

Criado na Austrália em 2003, o movimento “Movember” surgiu a partir de um grupo de amigos que deixou o bigode crescer durante o mês de novembro em apoio a conscientização da saúde masculina.

Uma mistura das palavras mustache (bigode) e november (novembro), o símbolo é utilizado até os dias de hoje como representação dessa luta. O movimento ganhou força e chegou a outras partes do mundo, como o Brasil, onde a cor azul é utilizada com o bigode na divulgação da Campanha.

Em novembro, cada símbolo se faz essencial para impedir que a desinformação atrapalhe a saúde do homem quanto ao tipo mais comum de câncer entre eles, o Câncer de Próstata. Por isso, na Cetro, o bigode e a cor azul também tomaram conta das ações de conscientização.

Com plaquinhas, mimos e cartões informativos, a equipe aproveitou a palestra para conhecer mais sobre a campanha e mostrar seu apoio a esse tema tão importante de ser debatido.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Para a saúde do homem, dialogar é o primeiro passo!

Motivo de piada entre muitos, a vergonha desestimula diversos homens a fazerem os exames e a procurarem ajuda, o que pode levar a quadros mais graves e não identificados. Por isso, o diálogo com a Enfermeira foi essencial para quebrar esse preconceito, incentivar a prevenção e reconhecer possíveis tratamentos.

Em sua apresentação, a palestrante trouxe diversos dados que reforçaram a veracidade de seus argumentos quanto à importância do Novembro Azul. De acordo com as estatísticas, os homens vivem 7 anos e meio a menos que as mulheres e, normalmente, aqueles que procuram um médico são influenciados pela insistência de uma mulher.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

A ideia de que homens precisam de menos cuidados é uma questão cultural que vai além da saúde, fazendo com que se importem menos consigo e se coloquem em situações de risco.

Além disso, muitos acreditam que realizar o exame pode afetar de alguma forma sua masculinidade. Mas muito pelo contrário! Afinal, cuidar da saúde para poder dividir mais momentos em família e contribuir estando saudável é a forma de ser um homem responsável.

“A saúde masculina é um tema muito negligenciado pelos próprios homens. A palestra foi muito interessante para promover não apenas o cuidado com a saúde, mas também destacar a importância de falar sobre o tema.” – Lucas Trentin, Desenvolvedor Fullstack.

O momento certo para fazer exames preventivos

Cartão informativo sobre o Novembro Azul.

A palestrante conta que é essencial que os exames sejam feitos a partir dos 50 anos ou antecipadamente, aos 45 anos, se houver histórico familiar da doença antes dos 60 anos. Entretanto, cuidar-se tem que ser uma atividade diária, pois fatores hormonais, ambientais e práticas pouco saudáveis podem ser considerados fatores de risco.

Estar atento aos sinais do corpo também é muito importante. Ao sentir dor óssea, vontade frequente de urinar, dor e/ou sangue na urina, é necessário consultar um médico imediatamente. Afinal, se diagnosticado de forma precoce, o Câncer de Próstata tem 90% de chance de cura – por isso, seja precavido!

 

“Achei muito legal a inciativa da Cetro em promover essa palestra. Eu nunca estudei, conversei ou pesquisei sobre o tema e ter a oportunidade de ouvir sobre o Câncer de Próstata de forma leve, clara e muito objetiva foi excelente. Vida leve, prática de exercícios físicos e boa alimentação foram algumas das dicas que incorporei à minha rotina.” – Luís Tosta, Produtor Audiovisual.

Entre as práticas saudáveis, uma boa alimentação!

É claro que, assim como no Outubro Rosa, a equipe de profissionais da Nutrisaude elaborou um almoço caprichado em celebração ao Novembro Azul. Com decorações simbólicas nas mesas do Restaurante Cetro, o ambiente se tornou um local agradável para conversas entre colegas de trabalho.

Como prato principal, os colaboradores puderam saborear um filé de peixe no fubá e uma carne assada acebolada, acompanhados de purê de batata doce, arroz, feijão e diversos tipos de salada. Para agradar todos os paladares, outra opção era escolher um espaguete à bolonhesa ou almôndegas de soja para unir o saudável ao delicioso.

Confira os registros de alguns momentos da Campanha Novembro Azul na Cetro e aproveite para explorar outros conteúdos que refletem o cuidado e o compromisso do #DNACetro!

(Créditos: Comunicação/CETRO)


Para saber mais sobre a rotina e a cultura do #DNACETRO, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro!

Prev Post

Vem para a Black Friday Cetro 2024!

post-bars

Leave a Comment