Loja física ou virtual: Qual é a melhor?
Quer abrir uma loja e não sabe se investe em um ponto de venda físico ou virtual? Confira neste artigo os prós e os contras de cada modelo.
É compreensível que um novo empreendedor fique em dúvida sobre quais canais utilizar para anunciar seus produtos: lojas físicas ou virtuais. Naturalmente, os dois tipos de PDVs – Pontos de Vendas – possuem vantagens e desvantagens.
Neste artigo, conheça as diferenças entre os dois modelos para você escolher qual se adequa melhor ao seu negócio ou, quem sabe, investir nos dois – confira!
Saiba tudo sobre as lojas físicas
As lojas físicas são os mais tradicionais pontos de vendas e, provavelmente, foi a primeira opção que passou pela sua mente. Antes de tomar uma decisão, conheça os prós e os contras desse tipo de estabelecimento:
Vantagens do ponto de venda físico
A tradição de ir até uma loja física tem um certo charme, não acha? Afinal, do ponto de vista do cliente, dentro de uma loja, você consegue sentir o cheiro dos produtos, experimentar roupas e sapatos ou ficar com água na boca ao ver um bolo no expositor. Ou seja, a experiência sensorial é mais autêntica!
Além da relação presencial dos consumidores com os produtos, é impossível não destacar a enorme vantagem do atendimento humanizado dos vendedores em um contato direto e personalizado. O que pode, com certeza, aumentar a conversão de vendas.
Dessa forma, as lojas físicas continuam sendo valorizadas e atraindo públicos das mais variadas idades, além de trazerem uma credibilidade local para sua marca e possibilitarem a realização de eventos, como grandes promoções e lançamentos.
Desvantagens do modelo presencial
Com as experiências únicas dos PDVs físicos, vêm grandes gastos para o empreendedor, como aluguel, manutenção do espaço, pagamento de funcionários e contas de luz e água. Por isso, antes de abrir sua loja, pesquise se seus recursos financeiros se enquadram nos custos de manter um estabelecimento comercial.
Além disso, a limitação geográfica é possivelmente a maior desvantagem das lojas físicas, principalmente se sua marca não realizar vendas online em plataformas como WhatsApp ou Facebook. Isso limita o alcance do público, reduzindo automaticamente seu potencial de lucro.
PDV Virtual: conveniência e alcance global
O ponto de venda on-line – também conhecido como e-commerce – cresceu muito com a pandemia de COVID-19, um período que foi marcado pela necessidade da tecnologia. Sendo assim, a opção do PDV virtual traz muitas vantagens e algumas desvantagens – confira:
Vantagens das lojas virtuais
A liberdade de acessar um site ou aplicativo de e-commerce e fazer compras de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, é um dos maiores trunfos das lojas virtuais. Essa conveniência permite que seu negócio alcance um público muito maior que o de um ponto físico, além de garantir que a loja esteja sempre “aberta” e pronta para atender os clientes.
Outra vantagem significativa é a redução de custos. Sem a necessidade de um espaço físico, despesas como aluguel, manutenção e contratação de funcionários são diminuídas. Além disso, expandir o catálogo de produtos ou adicionar novas funcionalidades ao site é, geralmente, mais simples e mais barato que em uma loja física.
Desvantagens do ponto de venda on-line
Apesar das vantagens, o PDV virtual também apresenta alguns desafios, como a concorrência no mercado on-line, que é extremamente acirrada e pode dificultar a diferenciação de sua marca.
Também é importante citar a dependência de serviços logísticos. Afinal, para que seus produtos cheguem até o consumidor, sua empresa precisa ter uma logística adequada e, com isso, a qualidade e o custo das entregas podem variar, impactando diretamente na experiência de compra do cliente.
Por fim, qual é a melhor opção?
Depois de analisar todos os prós e contras, você deve escolher o modelo de seu PDV de acordo com as características do seu negócio e do público que você deseja atingir. Hoje, muitas empresas combinam os dois para criar uma estratégia de vendas omnichannel, de forma que aproveitem o melhor dos dois mundos.
Por isso, caso seu produto exija uma experiência sensorial ou se você deseja criar um relacionamento humanizado com o cliente, uma loja física pode funcionar. Entretanto, se você busca reduzir custos iniciais e alcançar um público amplo e diverso, um e-commerce é, com certeza, a melhor opção!
Conheça os PDVs da Cetro!
Seja qual for sua escolha, é necessário se planejar cuidadosamente, entender as necessidades de seus clientes e estar preparado para adaptar-se às mudanças do mercado.
Pensando nisso, a Cetro busca proporcionar uma experiência de compra completa para diferentes públicos com Showrooms nas cidades de Bauru, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos EUA e na China.
Além disso, a companhia se destaca pelo seu Marketplace integrado, em que o cliente tem a facilidade de encontrar soluções inovadoras para seu negócio em apenas um clique e com atendimento personalizado. Acesse aqui e confira!
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