Feche vendas com e-mail marketing!
Confira estratégias excelentes de e-mail marketing e explore sua criatividade para fechar vendas!
Com certeza, você já recebeu um e-mail com um anúncio de algum produto ou serviço e jogou essa mensagem direto na lixeira. Ou o contrário, você recebeu uma propaganda tão chamativa que te levou a comprar ou assinar algo só pelo contato via e-mail. Esse é o poder do e-mail marketing!
Mas como transformar um simples e-mail em uma máquina de vendas? A resposta está na estratégia de comunicação, que pede por textos bem-escritos e persuasivos, elementos visuais que chamem atenção e um sistema de automatização eficiente que facilite a gestão de seus leads.
Neste artigo do Blog Cetro, explore dicas poderosas para você fechar mais vendas usando o e-mail marketing. Confira!
Para quem posso mandar meus anúncios por e-mail?
Essa é uma questão fundamental, pois o envio de e-mail marketing deve seguir regras para garantir sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e evitar problemas jurídicos.
Para entender um pouco melhor, conheça os conceitos de opt-in e opt-out:
Opt-in
O opt-in ocorre quando um potencial cliente solicita receber e-mails de sua empresa. Isso acontece, por exemplo, ao preencher um formulário em uma landing page, assinar uma newsletter ou criar uma conta em um site. É apenas com essa permissão formalizada que você pode enviar seus anúncios para esse contato.
Opt-out
Por outro lado, o opt–out é o direito que o destinatário tem de cancelar a inscrição da sua lista de e-mails a qualquer momento. Caso ele solicite a remoção, ela deve ser realizada em até dois dias úteis.
Seguindo essas normas e trabalhando com o respaldo da lei, você já pode soltar a criatividade em seus anúncios para tentar converter quem tem um interesse real em seu produto ou serviço!
Só o texto é suficiente para converter o anúncio em vendas?
O material escrito é, sim, parte essencial do poder de persuasão de seu e-mail, principalmente se você estiver anunciando uma promoção ou cupons de desconto exclusivos.
Entretanto, a combinação de uma boa copy com elementos visuais atraentes tem mais chance de engajar e converter seu lead. Veja alguns exemplos:
Imagens de seus produtos
As mesmas fotografias que você utiliza para vender seus produtos no e-commerce podem estar no e-mail marketing com uma oferta especial e um link direto para a compra. Além disso, uma boa estratégia é incluir ilustrações e imagens que mostrem os benefícios e as características da mercadoria.
Call-to-Action (CTA) em destaque
Facilite a escolha do cliente, coloque no e-mail um botão bem-posicionado e uma chamada para ação, como “Compre agora” ou “Saiba mais”. Esses elementos instigam a vontade pelo consumo, principalmente se você os alinhar com a psicologia das cores na publicidade.
Saiba como usar a psicologia das cores em favor da sua marca!
GIFs dinâmicos
Os GIFs possuem um grande potencial para atrair a atenção do leitor e tornar o e-mail marketing mais interativo. Portanto, você pode usá-los para demonstrar o funcionamento de um produto, destacar uma promoção ou criar um efeito visual chamativo sem sobrecarregar a mensagem, já que o movimento sutil ajuda a tornar o conteúdo mais envolvente, aumentando as chances de conversão.
Design responsivo
Suas artes de e-mail marketing precisam ser atrativas em qualquer dispositivo, seja em computadores, tablets ou celulares. Com o design responsivo, é garantido que todos os elementos – imagens, botões e textos – sejam exibidos corretamente, o que facilita a navegação e evita que o cliente desista da compra por problemas de visualização.
Melhores gatilhos mentais para o e-mail marketing
Utilizados em campanhas de publicidade antes mesmo do termo existir, você com certeza é influenciado por “gatilhos mentais” com mais frequência que imagina. Dessa forma, confira alguns dos mais eficazes:
Transmita a sensação de urgência
Deixe claro que a oferta que acompanha o e-mail é por tempo limitado, por exemplo: “Último dia para aproveitar os descontos de Black Friday!”. Assim, você motiva o leitor a agir rapidamente.
Quem não gosta de exclusividade?
Os consumidores adoram se sentir especiais! Por isso, use os nomes de seus leads ao enviar ofertas ou ofereça um desconto para aniversariantes do mês, por exemplo. Isso cria um senso de pertencimento e aumenta a vontade do cliente de comprar algo de sua marca.
A reciprocidade é um forte gatilho mental
Ao oferecer algo de valor de forma gratuita, como um desconto, um brinde ou um e-book com conteúdo educativo, o lead se sente inclinado a retribuir. No e-mail marketing, você pode utilizar frases como “Aqui está um presente especial para você” para estimular essa troca.
A automatização é sua melhor amiga
Para uma gestão mais eficiente de suas estratégias de e-mail marketing, investir em plataformas de automação é fundamental. Elas permitem o envio de mensagens no momento certo, sem a necessidade de realizar tudo manualmente.
Sendo assim, com algumas técnicas inteligentes, é possível otimizar ainda mais esse processo. Por exemplo, um e-mail de boas-vindas pode ser enviado assim que alguém se inscreve na sua lista, criando uma conexão imediata. Além disso, lembretes automáticos podem ser acionados para clientes que deixaram itens no carrinho, aumentando as chances de conversão.
Após a compra, um e-mail de agradecimento pode reforçar o relacionamento, pedindo para o cliente avaliar a experiência de compra ou oferecendo sugestões de produtos complementares.
Com as ferramentas de automação, você consegue criar fluxos de e-mails que nutrem seu público continuamente, fortalecendo a comunicação e melhorando os resultados!
Atendimento: Veja As 3 Melhores Automações
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