Aumente suas vendas no Dia das Mães!
Confira as principais dicas para atrair clientes e conquistar o coração das homenageadas nesse dia tão especial!
Entre flores, chocolates, cosméticos, roupas e diferentes presentes, no Dia das Mães, os familiares buscam valorizar e agradecer as homenageadas com objetos ou experiências significativas.
Além da importância dessa data para as famílias, ela também influencia diretamente na economia, fortalecendo negócios de diversos segmentos. Afinal, os clientes, cada vez mais exigentes, guiam sua decisão de compra por produtos de valor agregado que vão além do preço.
Por isso, que tal conferir, nesta matéria, algumas dicas de presentes atrativos para que seu negócio se destaque e aproveite as oportunidades de venda do Dia das Mães?
O Dia das Mães é tão lucrativo assim?
Com certeza! Se observarmos o mercado, as demonstrações de afeto seguem crescendo e os números não mentem.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as vendas no varejo paulista podem atingir o maior faturamento em 16 anos em 2025. Com projeção de crescimento de 3%, a movimentação pode ser de aproximadamente R$ 63 milhões, somente no estado de São Paulo!
Se analisarmos de uma forma mais ampla, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima que o gasto médio com presentes em 2024 foi em torno de R$ 230, o que movimentou aproximadamente 15 bilhões em produtos e serviços.
Então já deu para perceber que deixar o início do mês de maio passar está fora de cogitação. Afinal, as vendas de 2025 prometem ser ainda melhores!
Oportunidades tão grandes quanto o coração de mãe
Para colocar seu negócio na mira dos clientes e ser a decisão de compra perfeita para presentear em maio, é importante ter estratégia e direcionamento em relação a data comemorativa.
Pensando numa variedade de nichos e na preferência dos públicos, é preciso envolver emoção e criatividade para destacar seus produtos. Veja algumas ideias interessantes:
Chocolates, cestas de café da manhã e produtos saudáveis
Entre presentes cheios de significado, aqueles que carregam itens saborosos são de conquistar corações e o paladar.
Nesse sentido, kits de chocolates com cartões e flores ou uma cesta de café da manhã recheada com itens comestíveis e decorativos são presentes capazes de agradar diversas mães à primeira vista.
E, com o aumento da tendência fitness, pensar em um kit de suplementos para impulsionar o rendimento nas atividades físicas é um presente diferenciado. Ou, se preferir algo mais sofisticado, uma cesta de produtos orgânicos com frutas, geleias, sucos, queijos e pães é uma forma saudável de comemorar esse dia tão especial.
Às rainhas do cuidado, ofereça produtos relaxantes
Outra forte tendência para o Dia das Mães são os produtos de autocuidado. Se seu negócio trabalha com cosméticos, perfumes, hidratantes ou até mesmo com itens de higiene personalizados, esse é o momento para vender e fidelizar as homenageadas!
Nesse sentido, a montagem de kits especiais com itens focados em saúde e beleza são sacadas de mestre para a data. Seja na montagem de um buquê de maquiagens, combos para cabelo e pele ou até mesmo algo focado nos famosos “banhos premium” são formas de expressar o quanto elas merecem ser amadas e cuidadas.
Vá além da funcionalidade e proporcione experiências
Além dos presentes, oferecer serviços e experiências focados no bem-estar das mães também é uma opção de sucesso. Logo, busque entender como seu negócio pode redirecionar suas ações para o público feminino e envolvê-lo numa experiência cativante.
Para isso, as opções são infinitas e vão depender do gosto de cada mãe. Por exemplo, um dia de spa ou salão, um mês de aulas de yoga, uma viagem muito desejada ou uma conexão com a natureza podem transformar o dia e oferecer muitos benefícios a elas.
Ainda, para negócios focados em produtos, uma forma de vender mais é realizar sorteios de Dia das Mães. Antes da data ou após a compra, utilize essa justificativa para propor ações que envolvam experiências e engajam os clientes!
Trate o momento com sensibilidade
Mesmo que essa data seja muito importante para a economia, é preciso pensar que muitas pessoas não conseguem comemorá-la.
Por isso, encontrar formas sutis de compreender se seu público gostaria de receber a divulgação desses produtos é uma forma de demonstrar empatia e considerar o bem-estar do cliente. Sendo assim, seja solícito com seus clientes, entre em contato com antecedência e verifique o que eles estão buscando no momento.
Se a compra de presentes for relevante, aproveite a comunicação para apresentar as novidades de Dia das Mães e ganhar a atenção do público realizando um atendimento exclusivo e personalizado.
Veja também como fazer um Mapa da Empatia!
Seu negócio com homenagens à altura!
Nessa data tão marcante, suas vendas vão depender do quanto você consegue agregar valor ao seu produto, serviço ou à experiência do cliente. Então, escolha bem o que vai oferecer, garanta alta qualidade e lembre-se: o sorriso de uma mãe não tem preço!
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