Back To Top

23 de maio de 2025

Como escolher o melhor PDV para seu produto

Descubra como escolher o ponto de venda ideal para seu produto e dê o próximo passo em suas vendas!

Você deseja expandir seu negócio e não sabe qual é o melhor ponto de venda (PDV) para oferecer seu produto?

A verdade é que não existe um único ponto de venda perfeito para um negócio, mas existe o PDV mais adequado para seu momento, sua capacidade produtiva e o tipo de produto oferecido.

Por exemplo, produtos frescos e artesanais funcionam melhor em empórios e cafeterias, enquanto itens padronizados e com shelf life maior podem ser vendidos em supermercados e marketplaces.

Por isso, antes de definir onde vender, é essencial entender a fundo o que você está oferecendo e como isso se encaixa nas expectativas do mercado.

Neste artigo do Blog Cetro, reunimos tudo o que você precisa saber para escolher o ponto de venda ideal conforme o tipo de produto e avançar com segurança na sua escalada ao sucesso. Confira!

Quem é seu público-alvo e onde ele compra?

É fundamental pensar no perfil de quem consome seu produto. Afinal, entender os hábitos de compra de sua persona ajuda a definir quais são os PDVs mais estratégicos para sua marca.

Além disso, é importante saber quais as exigências de cada ponto de venda para identificar aquele que mais se enquadra ao seu momento atual. Veja alguns exemplos:

1. Supermercados

Com alto fluxo diário e ampla variedade de produtos, os supermercados são excelentes para marcas que já operam em escala e desejam consolidar sua presença no varejo. São canais que exigem organização logística, preço competitivo e regularidade na entrega, mas oferecem grande potencial de giro e volume de vendas.

Saiba o que você precisa fazer para vender seu produto nos maiores supermercados do país e alcançar o sucesso das grandes marcas.

2. Mercearias e mercados de bairro

Perfeitos para uma atuação regional, esses estabelecimentos criam conexões mais próximas com a comunidade e facilitam o relacionamento com lojistas. São ótimos para começar a distribuir o produto de forma recorrente, especialmente para quem busca presença constante e confiável em bairros estratégicos.

3. Empórios e lojas especializadas

Esses espaços priorizam qualidade, exclusividade e experiência. Por isso, são ideais para posicionar produtos com identidade forte, apelo artesanal ou ingredientes premium. Além disso, ajudam a construir autoridade e valor percebido pela diferenciação da proposta.

4. Lanchonetes, cafeterias e restaurantes

Ambientes voltados ao consumo imediato são excelentes para criar memórias gustativas e despertar o desejo por novos sabores. Eles funcionam como porta de entrada para o Marketing Sensorial, permitindo que o cliente conheça sua marca por meio de experiências práticas e espontâneas.

5. Marketplaces

Plataformas online como Amazon, Shopee e Mercado Livre ampliam drasticamente o alcance e a escala de vendas. Assim, PDVs virtuais são a escolha certa para negócios com estrutura logística consolidada e que investem em apresentação digital. Além disso, favorecem a expansão nacional e internacional sem depender de lojas físicas.

Avalie sua estrutura e avance com estratégia

Antes de buscar grandes redes ou canais de alto volume, é necessário avaliar sua capacidade de produção e entrega. Dessa forma, começar por estabelecimentos menores, como empórios, mercearias ou cafeterias, permite testar sua operação na prática, ajustar processos e construir a reputação de sua marca com mais segurança.

Com o tempo, à medida que você otimiza sua estrutura, profissionaliza sua produção e consolida sua marca, torna-se mais viável avançar para canais maiores com planejamento e consistência.

Crescer com inteligência é garantir que você esteja no lugar certo, na hora certa e com o produto certo!

Conte com a Cetro para crescer com você

Está na hora de preparar seu produto para brilhar nos pontos de venda e a Cetro pode te ajudar! Nosso portfólio inclui máquinas e soluções completas para aumentar sua produção com eficiência e profissionalismo. Acesse o site e confira!

E, para ter acesso a mais dicas de vendas e empreendedorismo, continue acompanhando o Blog Cetro e siga todas nossas redes sociais!


Saiba como fazer seu PDV virtual se destacar frente à concorrência e encantar seus clientes.

Prev Post

Quem tem #DNACetro, tem Credencial Sesc!

Next Post

Como inovar com caldo de cana

post-bars

Leave a Comment