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7 de março de 2025

Vendas On-line? Diferencie seu E-commerce!

Saiba como fazer sua loja virtual se destacar frente à concorrência e encantar seus clientes.

Está pensando em abrir um negócio on-line ou fazer com que sua loja física tenha um espaço no ambiente virtual? Saiba que não está sozinho. Assim como você, diversos brasileiros estão apostando no e-commerce, principalmente, pelos seus benefícios de amplo alcance de públicos e gastos fixos menores.

 Loja física ou virtual: Qual é a melhor?

Esse crescimento acelerado das lojas no meio digital não é sem fundamento. Segundo a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (INVESTSP), espera-se que o faturamento do e-commerce brasileiro atinja R$ 224,7 bilhões em 2025, um aumento de 10% em relação a 2024. Ou seja, é uma oportunidade de investimento muito atrativa!

Diante disso, é importante que o empreendedor entenda como diferenciar seu negócio da concorrência. Por isso, confira dicas e pontos de atenção para você tomar as melhores decisões para seu e-commerce:

Primeiros passos para diferenciar um e-commerce

Se seu negócio trabalha em um segmento específico e já tem um público bem definido, converter clientes virtuais pode ser mais fácil do você que imagina. Mas, se você está iniciando no empreendedorismo virtual, basta fazer uma boa pesquisa de mercado e focar nestes passos para começar com o pé direito:

Passo #01: Foque na experiência do cliente

Para vender na internet, primeiro, é preciso ter um site atrativo para seus clientes. Apesar desse formato de venda ter ganhado grandes proporções, muitos e-commerces não possuem uma estrutura que convença o cliente sobre a credibilidade do negócio, a qualidade dos produtos e os benefícios da compra online.

Então, uma dica interessante é procurar outros e-commerces de seu segmento e analisar quais elementos mais se adequam às necessidades de acesso de seu público. Tais como:

  • Botões intuitivos: Eles devem ser bem pensados para ajudar a direcionar o cliente ao produto desejado.
  • Produtos bem identificados: Facilite a busca por seus produtos utilizando palavras-chave de uso comum, além de adicionar fotos e vídeos que realcem suas qualidades e seus benefícios.
  • Abordagem envolvente: Seus produtos devem ser apresentados como soluções para as demandas de seu público. Por isso, descreva-os como sendo a melhor opção para a realidade do cliente, destacando seu diferencial da concorrência e direcionando a atenção para a compra.

Passo #02: Invista em uma comunicação clara e eficiente

Utilizar estratégias de comunicação eficazes é crucial para ser assertivo no meio virtual. Por isso, é necessário encontrar formas de administrar diversos canais disponíveis ao público, seja através de chats no próprio e-commerce ou pelo redirecionamento para outras plataformas.

Dessa forma, aposte em:

  • Chatbots auxiliares: Como sua loja pode ser acessada a qualquer momento, ter um suporte automatizado para recepcionar seus clientes e perguntar sobre suas necessidades é muito importante. Assim, você realiza um atendimento mais eficaz e direciona o cliente ao que ele precisa.
  • Atendimento personalizado: Além dos chatbots, o atendimento humanizado e personalizado nos e-commerces continua sendo um grande diferencial. Faça com que o cliente se sinta ouvido, tenha suas expectativas supridas e, principalmente, mantenha sua marca em mente para uma próxima compra.
  • Apoio omnichannel: É necessário que suas redes sociais estejam integradas para comunicar a integridade de seu e-commerce. Essa interconexão também possibilita que seu negócio seja encontrado com mais facilidade por públicos diversos – então, foque nisso!

O cliente acessou o e-commerce e comprou! E agora?

Vamos com calma, porque ainda não acabou! Assim como em outros modelos de negócio, a experiência de compra do cliente envolve a recepção do produto e o pós-venda. Então, confira o que você precisa trabalhar para tornar esse processo on-line marcante, prazeroso e diferenciado para quem realizou a compra:

Passo #03: Conquiste pelos detalhes

Desde a disposição segura dos produtos até o tipo de caixa que será utilizada, tudo deve comunicar bem a procedência de seu e-commerce. Para garantir que o produto chegue intacto, entregando uma apresentação cativante e aproximando sua marca do cliente, é interessante utilizar:

  • Caixas e embalagens personalizadas: Destacar a qualidade de seu produto desde o primeiro contato com o cliente é fundamental. Suas embalagens devem transmitir visualmente a essência e o propósito da marca.
  • Brindes que reforcem a fidelidade: Encontre formas físicas de fazer seu e-commerce ser a primeira opção de compra do cliente. Ou seja, reforce a imagem da marca com cartões personalizados, adesivos, broches ou outros itens que se relacionem com o produto que você comercializa.
  • Ouça os feedbacks dos clientes: Estar aberto ao diálogo é essencial para qualquer e-commerce. Ter um contato com os consumidores ajudará a fortalecer sua marca de acordo com o que o público deseja e, assim, continuar evoluindo sua forma de vender online. Além disso, se essa opinião for compartilhada no site, ela reforçará o valor de sua marca e possibilitará a conversão de novos leads.

Pronto para transformar a experiência de compra on-line?

Empreender no digital vai muito além de criar uma loja virtual. Trata-se de oferecer uma experiência de compra única, diferenciada e eficiente. Ao aplicar essas estratégias, que priorizam a usabilidade, a comunicação e o pós-venda, seu e-commerce pode se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

Seu sucesso pode estar a um clique de distância entre seu cliente e sua empresa!

Se você quer continuar aprimorando seu negócio e descobrir novas estratégias para crescer no ambiente digital, acompanhe o Blog Cetro e encontre conteúdos exclusivos com dicas, insights e tendências para transformar seu negócio em uma referência no setor.


Quer chamar atenção dos clientes? Então saiba como fechar vendas com e-mail marketing!

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