Tendências do mercado para a Geração Z
Desde o marketing de influência até o interesse pela nostalgia, descubra como conquistar a Geração Z!
Nos últimos anos, nenhuma geração modificou tanto o mercado quanto a Geração Z. Até porque, esses consumidores, nascidos entre 1995 e 2010, cresceram em um mundo digitalizado e estão ditando as tendências que moldarão o futuro das marcas.
Seja pelo desejo de experiências nostálgicas que remetem à infância ou pela busca por produtos que diminuam o estresse do dia a dia, entender o que esse público deseja é fundamental para qualquer negócio que queira se destacar. Afinal, essa é também a geração que compartilha interesses e influencia a compra de outras pessoas.
Confira, neste artigo do Blog Cetro, algumas das principais tendências que chamam a atenção da Geração Z!
O que a Gen Z tem de tão diferente?
Com a tecnologia e o acesso instantâneo à informação, esse novo perfil de consumidores possui muitas opções do mesmo produto e contam com a facilidade de compra na palma da mão.
Por isso, ao contrário das gerações anteriores que acompanhavam a publicidade tradicional, para conquistar esse público, são necessárias estratégias de marketing diferenciadas, priorizando conteúdo orgânico e experiências sensoriais.
Além disso, devido à volatilidade do mercado, é indispensável que as marcas mudem seus posicionamentos e desenvolvam novos produtos voltados para esses consumidores. Por isso, confira algumas tendências para se inspirar e atrair esse público para seu negócio:
A Geração Z é movida pela influência
A internet trouxe uma maneira muito mais barata e simples de fazer publicidade: os influenciadores digitais. O acesso às redes sociais facilitou a criação de novas figuras públicas que, mesmo sem terem milhões de seguidores, ainda possuem um público fiel, cujo consumo é influenciado por elas.
De modo geral, a Geração Z não compra uma mercadoria sem saber a opinião de outras pessoas. Sendo assim, as marcas que sabem enxergar os criadores de conteúdos que possuem uma visibilidade alta e a mesma persona da empresa têm altas chances de atingir o sucesso!
Colaborações criativas entre marcas
Para a Geração Z, as parcerias devem ser autênticas. Por exemplo, colaborações inesperadas entre empresas de nichos distintos – como cosméticos e doces ou redes de fast food e plataformas de educação – geram curiosidade e engajamento.
Que tal você também apostar nessa tendência? Diversifique sua rede de parceiros e crie campanhas de marketing criativas que despertem o interesse de seus clientes.
A nostalgia em ascensão
Ao mesmo tempo em que essa é a primeira geração completamente digital, esse público está buscando cada vez mais conforto em mídias e objetos que remetem ao passado e à infância.
E o mercado percebeu essa tendência! Produtos que foram esquecidos ou descontinuados por muito tempo estão sendo relançados em campanhas que resgatam elementos nostálgicos por pedido e demanda popular. Alguns exemplos de itens que trazem conexão emocional são:
- Câmeras descartáveis;
- Discos de vinil;
- Álbuns de fotografias e varais de polaroids;
- Papéis de carta decorados;
- Jogos de videogame retrôs etc.
A geração ansiosa pede o retorno do analógico
Além da nostalgia, outro fator que impulsiona o retorno ao analógico é a ansiedade. Com o dia a dia hiperconectado, a busca por momentos de pausa e atividades que os afastem das telas só tende a aumentar.
Dessa forma, produtos como planners, bullet journals, livros físicos para leitura ou colorir e até máquinas fotográficas instantâneas estão em alta justamente por proporcionarem uma experiência mais real e menos digital.
Sendo assim, a solução para conquistar esse público está em oferecer produtos ou serviços que incentivam essa desaceleração. Clubes de leitura, cafés aconchegantes ou experiências sensoriais possuem um espaço especial no coração da Geração Z.
Papelaria personalizada dá certo?
Invista em produtos para a Geração Z!
Entendeu o poder de estar nas graças da Geração Z? Agora, você pode adaptar produtos e estratégias de marketing focados na autenticidade e criatividade com um toque de nostalgia para engajar e encantar esse público!
Para ficar por dentro de todas as tendências do mercado e ter acesso a uma gama de dicas sobre empreendedorismo, continue acompanhando o Blog Cetro e todas as redes sociais da companhia!