Ideais de divulgação para Microempreendedores
Saiba como fazer seu negócio ser conhecido com exemplos práticos de diferentes segmentos.
Para quem é microempreendedor, divulgar um negócio que não possui ponto físico exige muito jogo de cintura. Por isso, formular estratégias alternativas e criativas para apresentar seu empreendimento na intenção de fidelizar clientes é essencial.
Além disso, como MEI, o símbolo mais marcante daquilo que você oferece é você mesmo. Nesse sentido, é preciso encontrar formas de evidenciar seu lado profissional e se tornar uma referência para quando o consumidor precisar suprir alguma necessidade.
Mas, se você se pergunta como fazer isso, o Blog Cetro traz algumas perspectivas neste material exclusivo. Confira exemplos práticos para repensar sua forma de divulgação!
Exemplo #01: Hamburgueria Delivery
Para o segmento alimentício, ter um espaço físico faz diferença. Entretanto, com o crescimento dos aplicativos de delivery, produzir lanches em espaços otimizados se tornou uma opção muito rentável para os microempreendedores.
Aliado a essa praticidade e economia, divulgar seu negócio aos moradores e trabalhadores de sua região facilita suas entregas e permite que o cliente receba a refeição com mais agilidade. Por isso, veja como ser estratégico e convidativo na divulgação de sua hamburgueria:
Panfletos de divulgação convidativos
Primeiro, faça com que as pessoas conheçam seu trabalho e consigam entrar em contato para realizar o pedido. De forma prática, visual e atrativa, reúna as principais informações num panfleto físico ou virtual, contendo logo da hamburgueria, número para ligações e mensagens, e um QR Code que direcione o cliente para suas redes sociais.
Esses elementos, unidos a uma proposta de identidade visual única, permitem que o consumidor reconheça facilmente seu negócio e seja estimulado ao consumo de lanches pelos conteúdos divulgados em seus canais de comunicação.
Entenda como a produção de conteúdo é capaz de fortalecer sua empresa e conquistar clientes!
Distribua vales-desconto para o primeiro pedido
Além dos panfletos, você pode oferecer um vale-desconto para propor a experimentação ao cliente. E, quando o primeiro pedido for feito, realize um atendimento de excelência, capriche no preparo e na apresentação, embale bem o produto, ofereça molhos saborosos e, se possível, adicione um mimo na entrega.
A divulgação não acaba por aqui! Aproveite essa oportunidade para salvar o contato do cliente para futuras novidades. Além disso, utilize dessa ponte para pedir um feedback e, se autorizado, divulgue-o nas redes sociais para credibilizar seu negócio.
Exemplo #02: Vendedor de roupas, joias ou cosméticos
Comprados para uso próprio ou como presente, esses produtos também são uma ótima opção para MEIs que sabem se colocar no lugar do cliente. Afinal, para ser um vendedor referência nesses segmentos, é preciso se mostrar entendido no assunto, à disposição e interessado nos motivos de compra do consumidor.
Assim, quando ele precisar de uma ajuda para escolher o produto ideal, ele irá recorrer a você! Veja como:
Seja símbolo do seu negócio
Para vender com confiança, nada melhor que ser a vitrine de seu negócio nos lugares em que frequenta. Logo, preze por uma autoimagem que reflita os benefícios de comprar seus produtos e dê exemplos de uma composição impecável de joias, roupas ou maquiagem, por exemplo.
Nesse sentido, utilizar seus produtos em seu dia a dia é um gatilho certeiro para despertar a curiosidade de amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre os itens ofertados. Dessa forma, você comprova a qualidade e os resultados dessa utilização e conquista clientes próximos.
Se quiser ir além, use as redes sociais a seu favor e se torne um símbolo virtual de seu catálogo. Faça vídeos com tutoriais, unboxings ou guias de utilização e estude como atrair a atenção dos públicos. Assim, você poderá estimular a vontade constante de conhecer sua marca.
Possibilidade de troca ou garantia + cartão fidelidade
Assim que os clientes realizarem a primeira compra, entregar um ticket para possíveis trocas ou garantia é mais uma abordagem interessante. Essa possibilidade de suporte reforça a confiabilidade do negócio e gera uma percepção positiva, fazendo com que o consumidor adquira o que deseja com menos preocupações.
Lembre-se que a melhor divulgação é aquela que faz com que os clientes te procurem novamente. Com cartões-fidelidade, você proporciona aos compradores a sensação de estarem sempre numa relação ganha-ganha – trazendo à lembrança de que investir em seus produtos tem diversos benefícios!
Exemplo #03: Prestador de serviços
Quem nunca precisou de ajuda para trocar um chuveiro, verificar um vazamento ou consertar algo quebrado que atire a primeira pedra. Por isso, é preciso que você, como profissional experiente na área, se divulgue como alguém confiável que os clientes podem entrar em contato sempre que necessário.
Mas como fazer isso?
Troque indicações e colabore com outros profissionais
Conhecer prestadores que realizam serviços complementares aos seus é a oportunidade perfeita para divulgar seu trabalho como algo completo e de qualidade. Essa troca de indicações pode render mais clientes do que você imagina.
Mais uma oportunidade de divulgação é firmar contatos com pessoas de confiança na comunidade, como zeladores e síndicos de prédios, condomínios e empresas. Com o surgimento de demandas, eles podem recorrer a seus serviços ou indicá-lo para moradores e empresas da região.
Cadastro em aplicativos de serviços
Se você atua nas grandes cidades, os aplicativos de serviços podem facilitar a conexão com possíveis clientes. Classificados em categorias, os usuários podem explicar a problemática na plataforma, encontrar seu perfil e verificar se você está disponível para realizar o serviço.
Outro ponto interessante são os feedbacks, que reforçam seu posicionamento e diferencial da concorrência dentro e fora do aplicativo. Afinal, a avaliação do cliente também é um respaldo para sua segurança profissional.
Divulgue sua versatilidade como um diferencial!
Seu modelo de negócio MEI é o que o mercado atual precisa! Por isso, com criatividade, autenticidade e estratégia, crie conexões reais com o público e amplie suas chances de fidelização – mesmo que isso pareça desafiador!
Agora que você conferiu exemplos práticos, é hora de adaptar essas ideias a sua realidade e começar a fortalecer a presença de seu negócio onde mais importa: na memória do consumidor.
Saia do papel, microempreendedor! Divulgue seu serviço e produto e explore o Blog Cetro para continuar encontrando as melhores estratégias para empreender. Alinhe suas expectativas a seus objetivos e faça sua empresa se tornar uma referência!