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27 de maio de 2025

Content Marketing: Ideias que vendem!

Entenda como a produção de conteúdo é capaz de fortalecer seu negócio e conquistar clientes.

Hoje, pessoas e marcas procuram estar em evidência e passar credibilidade com a produção de diversos conteúdos. Por isso, em meio a um tsunami de informações, é preciso encontrar estratégias para ser diferente. É aí que entra o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo.

Para quem vive cheio de ideias, saber externalizá-las em propostas e formatos adequados para seu público de interesse é essencial para aproveitar oportunidades de conversão e fidelização de leads!

Pensando nisso, o Blog Cetro trouxe as principais dicas sobre essa estratégia, desde as etapas de produção até a divulgação. Confira:

O que é essencial na produção de conteúdo?

Antes de tudo, se o objetivo é tornar seu negócio conhecido a partir da produção de conteúdo, é preciso ter em mente que, independentemente do formato, ele precisa ser chamativo, envolvente e despertar curiosidade.

Nesse sentido, veja algumas dicas primordiais de Content Marketing para começar de forma assertiva e gerando resultados:

#01: Estude o que seu público gosta de consumir

Assim como qualquer outra estratégia, é preciso compreender os interesses, os desejos e as preferências do consumidor, estabelecendo uma persona. Para isso, estude o comportamento dos usuários do canal que utilizará e se coloque no lugar dos clientes.

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Com essa definição, fica mais fácil adaptar seu conteúdo para ser consumido com naturalidade pelo público. Além disso, estar atualizado sobre essas questões e as principais tendências do Marketing de Conteúdo é muito importante para continuar à frente da concorrência.

#02: Fale sobre algo que você domina

Quando for elaborar o conteúdo sobre seu produto ou serviço, assuma a postura de que ninguém sabe mais sobre ele que você.

Então, é hora de colocar seu know-how à prova para apresentar sua empresa de forma persuasiva e embasada. Aborde história, origem, benefícios, características, funcionalidades e outras curiosidades que possam deixar seu material completo e repleto de informações interessantes para o cliente.

Mas não basta dominar o conteúdo, tem que saber construí-lo! A forma como você fará isso dependerá dos valores, do tom de voz e posicionamento que seu negócio quer assumir. Defina esses pontos antes de veicular qualquer uma de suas produções.

Por exemplo, se sua meta é passar confiança, trabalhar um conteúdo formal é mais interessante que formatos mais dinâmicos e afetivos. Por isso, é válido testar e adaptar os materiais conforme seus objetivos.

#03: Torne um conhecimento acessível e prático

Entregar algo útil é um dos principais motivos para os públicos optarem pelo seu conteúdo. Para isso, produza materiais que conversem com a realidade deles. Você pode explorar diferentes formatos e suportes de comunicação, como textos, fotos, vídeos, ilustrações ou até mesmo gravações de áudio.

Além disso, algumas opções interessantes são passo-a-passos, dicas práticas, informativos rápidos, guia de utilização, entre outros. Deixe sua criatividade fluir e acompanhe o engajamento dos clientes nesses materiais.

Onde divulgar o Content Marketing?

Com essa diversidade de formatos, confira algumas ideias para que você possa se inspirar e produzir conteúdos cativantes para seu público de interesse:

  • Vídeos rápidos: Atualmente, esse é o estilo mais acessado nas mídias sociais, gerando um grande alcance para os negócios que as exploram. Entretanto, é preciso conquistar a atenção de uma forma rápida, com uma mensagem direta e que explore os aspectos audiovisuais.
  • Blogs, e-books e cursos: Utilizado por figuras públicas e negócios que visam reforçar sua autoridade e expertise frente aos públicos. O desenvolvimento de um material mais denso, didático e direcionado é interessante para que os públicos entendam o que realmente está por trás de um produto ou serviço oferecido.
  • Ambientes virtuais e conteúdos interativos: A partir de plataformas, é possível proporcionar experiências que conectem o cliente ao seu negócio. Exemplo disso são sites que orientam o conteúdo de acordo com o perfil apresentado pelo cliente, com quizes, sugestões de materiais para consumo, simuladores utilizáveis, entre outros.

Conheça alguns exemplos de negócios escaláveis no meio digital!

Faça bons conteúdos e impulsione suas vendas

Deu para perceber que escolher o Content Marketing para evidenciar sua empresa, seu produto ou serviço pode ser uma estratégia lucrativa se houver uma análise precisa e muita criatividade envolvida.

Se você quer conhecer mais estratégias como essa, aproveite para ler outras matérias exclusivas do Blog Cetro! Feitos para contemplar o universo empreendedor, os conteúdos são focados no crescimento e impulsionamento de vendas dos mais diversos setores!


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