Acesse a Loja

A preocupação com preservar o meio ambiente é algo que norteia os pensamentos da população, que se esforça para tornar o mundo um lugar melhor.

Por isso, a consciência de que devemos preservar o meio ambiente vem sendo disseminada em nossa sociedade, e as empresas devem caminhar junto a essa ideia.

Mas, nos últimos anos, as corporações se deram conta de que preservar o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável é também preservar a própria vida humana. Logo, falar sobre empresas e meio ambiente é tão importante.

Quer saber como tornar o seu negócio sustentável?

Acompanhe o nosso artigo.

Empresas Sustentáveis

As empresas são parte fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, pois elas constituem-se em um elemento chave para o progresso econômico de um país.

Segundo pesquisa da revista Exame, 64% dos consumidores do mundo vão atentar somente para empresas que realmente se importam com sociedade e meio ambiente; no Brasil, esse número chega a 82%.

Assim, a adoção de uma postura em prol do meio ambiente proporciona vantagens para as empresas. Além da preservação dos recursos naturais, as organizações conseguem se posicionar melhor perante seus clientes.

Logo, a gestão ambiental deve incluir atividades que assegurem a conformidade das mesmas com as leis ambientais e da formulação de estratégias que adaptam os produtos à responsabilidade socioambiental.

E outra prova de que a sustentabilidade é uma tendência no mercado, temos o surgimento do marketing verde. Essa estratégia trabalha a imagem das empresas que comercializam produtos e/ou possuem modos de produção ecologicamente corretos.

Por que ser sustentável?

A preocupação com o meio ambiente tem como objetivo tornar o mundo um lugar melhor para viver, preservando os recursos naturais e garantindo mais qualidade de vida.

Assim, os estabelecimentos sustentáveis, além de estarem contribuindo com a natureza e a população, têm chances de ganharem mais adeptos.

Os consumidores que se identificam com o tema buscam por empresas que possuem os mesmos valores. Assim, o seu negócio se torna ainda mais forte no mercado.

Logo, a gestão ambiental eficiente em uma empresa contempla a correção contínua de erros e danos ao meio ambiente, além da monitoração do programa ambiental que a empresa pode oferecer.

Mas, embora, muitos líderes pensem que o modelo sustentável é mais caro, é justamente o contrário. Além disso, algumas medidas simples já podem fazer totalmente a diferença.

Confira: Como automatizar processos contribui para a economia de insumos?

Empresas: como aderir à sustentabilidade?

Mas, quando falamos sobre empresas e meio ambiente, há algumas práticas que podem (e devem) ser adotadas para tornar o negócio sustentável.

Confira quais são elas:

  • Crie um planejamento próprio ou faça parte de programas específicos, como o do IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza);
  • Faça parcerias com empresas que também são sustentáveis;
  • Promova o consumo consciente — como informativos sobre o assunto e distribua para seus colaboradores estarem informados sobre os valores pregados;
  • Opte pelo uso de equipamentos e produtos sustentáveis, por meio de trocas conscientes —produtos biodegradáveis, que possuem uma rápida decomposição;
  • Caso tenha um refeitório na empresa, evite desperdícios de comida. Controle o estoque e opte por formas de armazenamento que aumentam a vida útil dos alimentos;
  • Reduza o consumo de energia elétrica —opte por janelas abertas e não o uso do ar-condicionado; deixe as luzes apagadas quando não estiver ninguém no local; desligue os equipamentos quando não for utilizá-los;
  • Use lâmpadas de LED que não causam tanto impacto na natureza e possuem maior vida útil;
  • Diminua o uso do papel — evite impressões desnecessárias;
  • Separe corretamente o lixo e tenha lixeiras de reciclagem para o descarte correto.

Leia mais: 10 dicas de armazenamento de alimentos

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para todos os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *