Acesse a Loja

Um dos fatores primordiais quando falamos de cozinhas é a sua limpeza e higiene. Mas sabemos que manter a cozinha sempre limpa e organizada demanda tempo e atenção.

Por isso, para evitar doenças, contaminações e manter a higienização em dia, separamos algumas dicas para a limpeza da cozinha.

Confira a seguir e não deixe de colocá-las em prática no seu dia a dia.

Limpeza da cozinha

A limpeza de cozinha é uma das mais trabalhosas, justamente por se tratar de um dos cômodos que acumula mais sujeira.

Mas, além da tarefas rápidas do dia a dia, como limpar com desinfetante e manter a pia limpa, é fundamental fazer uma higienização completa regularmente.

Afinal, a cozinha é o local onde preparamos nossas refeições.

Com o passar do tempo, a tendência é que a gordura e a sujeira fiquem impregnadas, abrindo espaço para a proliferação de bactérias.

Leia mais: 3 cuidados na cozinha que você não deve esquecer

10 dicas para limpeza da cozinha 

As dicas de limpeza na cozinha listadas aqui são fundamentais tanto para cozinhas industriais quanto domésticas.

Organização

Para manter a organização dentro de sua cozinha não acumule louça, deixe os itens guardados nos armários, tenha divisórias e potes para separar os alimentos dentro da geladeira e nas despensas;

Lixos

Limpe o lixo sempre que necessário ou, pelo menos, a cada semana. Uma dica para a limpeza é colocar cubos de gelo preenchidos com metade água e metade vinagre branco dentro da lixeira. Depois de derretidos, enxágue com água. 

Tábua de corte

É normal que as tábuas de corte fiquem com cheiro forte de cebola, alho e carnes. Para acabar com isso, esfregue de sal grosso com suco de limão e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, lave normalmente.

Esponjas

Saber preservar a esponja de lavar louças também é importante. Não guarde o objeto molhado — após usá-la, torça e coloque em um local seco. Para a limpeza, é possível usar a mesma mistura feita para a lavagem da pia;

Panelas gordurosas ou queimadas

Mas não é que existe jeito prático de limpá-las?

Encha metade da panela com água e acrescente 1 xícara (chá) de vinagre branco. Leve ao fogo baixo até levantar fervura e adicione de 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe ferver por 5 minutos e lave a panela normalmente.

Bancadas

Limpe as bancadas e mesas da cozinha regularmente, pelo menos a cada 15 dias, assim como os armários, chão e azulejos — principalmente por estarem em um ambiente em que alimentos são preparados a todo momento, o acúmulo de gordura e odores é maior;

Micro-ondas

Coloque 1/2 limão dentro de um copo de vidro e encha-o com água. Aqueça no micro-ondas por 1 minuto e 30 segundos. Assim que a água ferver, deixe o copo lá dentro por mais 1 minuto. Depois é só retirar o copo e passar uma esponja ou um pano úmido. Com esse truque, a gordura sai com facilidade.

Liquidificador

Em vez de deixar o copo do liquidificador de molho durante um tempão para sair aquela sujeira do fundo, uma dica simples é bater água fria com detergente durante uns 3 minutinhos.

Pia

Alguns alimentos como peixe e frango podem deixar cheiro forte na pia.

Portanto, quando limpá-los, higienize a pia com água fervente e suco de limão. Isso ajudará a remover o odor e até a eliminar bactérias.

Higienização

Além disso, utilize cloro para a higienização de itens como talheres, copos e pratos, segundo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), pois ajuda a eliminar fungos e bactérias.

Evite animais

Por fim, não deixe que animais circulem pelo local — inclusive, principalmente para as cozinhas industriais, afinal, é uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Lembre-se que manter o local higienizado é fundamental!

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *