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A motivação profissional é algo indispensável dentro de uma empresa. Sem ela, é possível que a rotatividade seja alta e que muitos funcionários não façam seu trabalho com entusiasmo e atenção — o que pode até mesmo ocasionar falhas que prejudicam todo o empreendimento.

Por isso, é importante que você saiba como engajar sua equipe da melhor forma, evitando pessoas desmotivadas e, consequentemente, aumentando a qualidade dos serviços prestados em sua empresa.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho está ligada ao sentimento que move todas ações e atitudes de uma pessoa no ambiente de trabalho.

Ou seja, é o desejo de atingir bons resultados, seja por questões internas, quanto por estímulos externos. Esse componente é muito importante na dinâmica organizacional, afinal influencia diretamente no comportamento e comprometimento dos funcionários com o trabalho.

Logo, quanto mais motivado um profissional está, mais alta será sua produtividade.

A importância da motivação no trabalho

Entretanto, sob o ponto de vista da empresa, colaboradores desmotivados são sinônimo de baixa produtividade e um ambiente de trabalho hostil.

Dessa forma, tendem a procrastinar suas obrigações e executar suas tarefas com menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros ou acidentes. A desmotivação também afeta a satisfação geral com a empresa.

Ou seja: a motivação tem relação direta com a produtividade. Por essa razão, manter a motivação de toda a equipe é importante não apenas para cada membro do time, mas também para a saúde do negócio como um todo.

Com relação às vantagens da motivação profissional, além das já mencionadas anteriormente, podemos citar:

  • Melhora na produtividade individual e coletiva;
  • Maior interação entre os funcionários;
  • Sinergia entre todos da equipe;
  • Senso de coletividade mais aflorado;
  • Menor chance de ocorrer falhas em processos de trabalho;
  • Mais qualidade no atendimento e no tipo de serviço prestado — agradando mais, consequentemente, os clientes.

Dicas para engajar sua equipe

Quando falamos sobre motivação profissional, há algumas dicas que ajudam nesse momento. São elas:

  • Ofereça salários compatíveis com o mercado;
  • Reconheça seus funcionários e o bom trabalho exercido;
  • Saiba quando promover os colaboradores com metas claras e definidas;
  • Faça feedbacks mensais para apontar as melhorias e as vitórias de cada um;
  • Tenha um mural para premiar os funcionários do mês;
  • Caso seja possível, ofereça home office no dia do aniversário;
  • Saiba enxergar os pontos positivos e negativos de cada um e ajude a desenvolver a melhoria contínua;
  • Ofereça treinamentos e cursos com desconto ou gratuitos;
  • Esteja aberto para ouvir sugestões de todos;
  • Mantenha todos os equipamentos de sua empresa em ótimas condições;
  • Crie um ambiente agradável e acolhedor, sem perder o profissionalismo.

A motivação em equipe, no entanto, não é simples, afinal depende de diversos fatores. Nesse contexto, surge uma figura importante que contribui tanto para a motivação coletiva quanto para a individual: o líder.

Portanto, é ele quem, juntamente com sua equipe, deverá criar uma metodologia capaz de superar as dificuldades e a desmotivação da rotina. O líder é quem deve dar o bom exemplo. Logo, isso acabará se tornando um hábito, otimizando processos e tempo de trabalho, o que irá contribuir para a produtividade dos colaboradores.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

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