Acesse a Loja

O atendimento ao cliente é peça fundamental de um empreendimento, afinal, sem eles, não é possível obter sucesso em seu negócio.

Em tempos de automação e avanços tecnológicos, muitos consumidores buscam pelo contato humano ao procurar por algum serviço ou produto, ou seja, optam por comprar, interagir e criar vínculos com empresas que são favoráveis ao diálogo e forneçam um atendimento diferenciado.

Dessa forma, o atendimento é visto como uma ferramenta importante para garantir a satisfação dos clientes. Por isso, atendê-los da melhor forma é uma estratégia que você deve colocar em prática em sua empresa.

E para te ajudar, separamos algumas dicas para ofertar um atendimento ao cliente de qualidade. Confira!

O que é um atendimento ao cliente eficaz?

Um atendimento eficaz é visto em qualquer tipo de negócio, como empresas de automação industrial. Logo, esse  atendimento envolve uma troca de informações com o consumidor através da interação, buscando melhorar o relacionamento do cliente através da solução dos problemas como SACs e Chats.

E, nesse sentido, o atendimento permite a aproximação com as pessoas, visando garantir a melhor experiência para o cliente, demonstrando exclusividade e maior fluidez no processo.

Aqui, o importante é construir uma proximidade com o cliente, dialogando como uma conversa frente a frente. Ou seja, ao invés de enviar um monte de perguntas, acolha esse cliente, verifique suas necessidades com empatia e, claro, respeito.

Assim, para desenvolver um atendimento personalizado, atente-se para alguns detalhes:

  • Conheça e entenda a necessidade do cliente
  • Adapte sua linguagem de acordo com cada consumidor
  • Treine sua equipe para atitudes de empatia
  • Possibilite o diálogo em diversos canais (chat, telefone, e-mail)

Lembre-se: o atendimento ao cliente é uma oportunidade de causar uma boa impressão e criar afinidade com seu público.

Portanto, transforme esse momento em uma oportunidade de entender o seu cliente e estabeleça um vínculo de confiança.

Dessa forma, o cliente poderá ir até seu ponto de venda e encontrar um vendedor preparado para atender sua demanda, oferecendo o produto que melhor se encaixa em suas necessidades.

Leia mais: Dicas para empreender com sucesso

Dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

Quem nunca entrou em um estabelecimento e saiu insatisfeito pela forma como foi atendido?

Além da frustração, isso pode gerar reclamações públicas e fazer com que o cliente não voltem, sendo prejudicial para o negócio.

Um relatório divulgado pelo SAC Multicanal da Microsoft (2015) mostrou que 62% dos clientes já decidiram não consumir um produto ou contratar um serviço por conta do mau atendimento. Por isso, tratar os clientes com cordialidade, simpatia e empatia faz toda a diferença.

Para tornar seu negócio ainda melhor, confira algumas dicas para melhorar o seu atendimento ao cliente e começar agora mesmo:

Todos os clientes importam

Se a sua empresa se preocupa apenas com clientes de grande poder aquisitivo algo está errado.

Isso porque cada cliente importa, e isso deve estar bem claro a todos.

Afinal, qualquer um com acesso à sua marca, deve sentir-se confortável e bem-vindo. Por isso, seja sincero com seus clientes, tornando o atendimento mais empático e recebendo o consumidor de modo rápido e prático, buscando suprir sua necessidade.

Além disso, quem busca resolver um problema, procura por empresas com melhor nível de resolução e qualidade no atendimento, assim, algumas atitudes podem tornar o momento menos turbulento.

Atendimento Multicanal

Optar por oferecer um atendimento multicanal é muito importante para melhorar a experiência do cliente, e isso é possível através de uma estratégia de omnichannel.

Assim, o atendimento inicia em uma plataforma e finaliza em outra, sem necessidade de recomeçar o processo, evitando desgaste com o cliente.

Por isso, é importante utilizar dos meios tecnológicos para ofertar um atendimento ao cliente de qualidade. E nessa tarefa, oferecer uma plataforma com Chat e Sac é essencial.

Além de aproximar-se do cliente, o contato é facilitado, afinal, é possível guardar informações importantes sobre cada vez em que um consumidor buscou ajuda, tornando o atendimento assertivo e mais humanizado, focado nas necessidades do cliente.

Confira: 05 dicas para sua empresa crescer

Humanize seu atendimento

O atendimento humanizado preza pela empatia, pois a empresa deve se colocar no lugar do cliente, conhecendo suas necessidades. Assim, focar em dar mais atenção ao seu contato com o público pode se tornar em um diferencial, sendo decisivo para concretizar uma venda.

A principal vantagem de um atendimento humanizado é a proximidade entre o seu negócio e o cliente. Logo, a presença humana no atendimento pode fazer a diferença no momento de o cliente escolher entre a sua empresa ou outra para adquirir um produto ou serviço.

Humanizar é uma das melhores formas de atender bem seus clientes. Assim, criará aproximação, confiança e segurança na sua empresa, pois um pequeno gesto pode fazer a diferença.

Por isso, mostre que seus colaboradores são humanos e que os clientes são parte do seu sucesso.

Leia mais: Como ter um atendimento humanizado?

Realize pesquisas de satisfação

Lembre-se que a empresa precisa demostrar que está preocupada com os clientes e busca estar constantemente atualizada. Dessa forma, após realizar um atendimento, procure calcular a satisfação do cliente.

Assim, você pode realizar um acompanhamento de pós-venda através de pesquisas que auxiliam a mensurar a satisfação obtida, podendo te orientar em aspectos que devem ser melhorados dentro da empresa e até mesmo no setor de atendimento ao cliente.

Afinal, as pesquisas ajudam a entender os pontos positivos e negativos da empresa com mais clareza, sendo possível pensar em melhorias e estratégias eficientes para propor mudanças. Além disso, é uma forma de demonstrar preocupação com a opinião de seu público.

Leia mais: Como aumentar a produtividade da sua empresa?

Atendimento humanizado entre empresas

Essa característica faz parte do atendimento humanizado, porém, não é a única. Afinal, a humanização está relacionada com a conexão realizada entre a empresa e seu público, utilizando-se de diversos outros artifícios para melhorar esse vínculo.

Por fim, vale destacar que um atendimento humanizado é o resultado de vários fatores, desde a participação dos próprios colaboradores até uma gestão com foco na satisfação do cliente.

Dessa forma, quando bem estruturado, o atendimento só traz benefícios aos envolvidos.

RA_Somos_RA1000-cetro-blog

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.