Acesse a Loja

A Black Friday já é uma das datas de maior venda do ano no calendário dos e-commerces e lojas físicas de todo o mundo, juntamente com o natal e datas comemorativas como o dia das mães. Nesse ano, o Brasil terá pela décima vez o tão esperado dia de super descontos no mercado de lojas físicas e online.

Muitos dizem que este nome teria sido apenas uma ironia a outras datas apelidadas pela expressão, outros dizem que o termo vem de “In The Black” que é o termo equivalente a “no azul”, utilizado quando as contas de uma empresa fecham em lucro. Outra versão é a de que os policiais apelidaram este dia dessa forma devido a bagunça causada pelas pessoas em busca de descontos.

A confirmação deste dia como a data das maiores promoções do comércio e o apelido de Black Friday surgiu na Filadélfia e as promoções estão diretamente ligadas ao dia de ação de graças ou “Thanksgiving”, feriado nacional americano que ocorre na última quinta-feira do mês de novembro. Nesse dia, as pessoas agradecem por tudo o que conseguiram no ano, reúnem a família e fazem algumas receitas especiais. Nos Estados Unidos, a Black Friday sempre ocorre no dia seguinte ao feriado, pois grande parte da população norte-americana costumava emendar a sexta feira ao feriado e então, desde sempre, este foi um dia importante para a retomada do varejo.

No Brasil, a Black Friday surgiu em 2010 e de lá pra cá muitas empresas foram desvendadas por darem o famoso jeitinho brasileiro e venderem tudo pela metade do dobro do preço. Então, se você está pensando em comprar ou vender algo nesta data, a Cetro preparou algumas dicas que podem otimizar esta experiência.

Para o consumidor

Apesar de ser uma data muito interessante para quem deseja comprar algo com bom preço, em todos os anos existem casos de descontos falsos e até mesmo de aumento dos preços de alguns produtos já que a divulgação e a procura nesta época é maior.

Por isso, para não cair na famosa “Black Fraude”, existem algumas ferramentas:

  • Utilize sites de rastreamento de preços como o Buscapé e o Baixou Agora;
  • Utilize extensões do navegador que verificam a segurança do site;
  • Fique atento a lista do PROCON antes de efetuar a sua compra em uma loja online;
  • Atente-se a e-mails enganosos e links em grupos de WhatsApp;
  • Desconfie de ligações em seu celular e mensagens SMS.

Se o que você procura é por descontos reais, escolha sempre empresas líderes de mercado, especialistas e confiáveis. Empresas deste porte tem uma imagem a ser preservada e dificilmente inventarão descontos inexistentes para ganhar vantagem.

Para quem vai vender na Black Friday

Quem deseja vender produtos na Black Friday tem uma tarefa difícil já que deve brigar por descontos maiores e uma divulgação também maior de seus produtos, comparando a seus concorrentes diretos. O vendedor também precisa ter diferenciais e encontrar meios de aumentar sua margem de lucro, à medida que seu produto ficou mais barato devido aos descontos.

Algumas saídas interessantes para quem produz e deseja vender muito na Black Friday são:

  • Aumentar a produtividade com máquinas que tornam seus processos automáticos;
  • Investir em publicidade e divulgação;
  • Fazer descontos reais em seus produtos;
  • Aumentar a venda com a inserção de combos de produtos que podem ser utilizados em conjunto ou que tenham o mesmo público alvo;
  • Sempre se manter atento a seus concorrentes diretos.

Fique ligado no site da Cetro e não perca nenhum dos nossos descontos e para mais dicas como esta, acesse o blog da Cetro e não perca nenhum dos nossos conteúdos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *