Acesse a Loja

Empreender é a capacidade de identificar oportunidades para desenvolver soluções e investir recursos em alguma melhoria para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto e até mesmo um movimento que promova mudanças reais no cotidiano das pessoas.

E se você busca saber em quais cidades empreender, acompanhe nosso artigo.

O que é empreendedorismo?

A definição de empreendedorismo foi apresentada pelo economista Joseph A. Schumpeter em 1942, onde associava o ato de empreender com o desenvolvimento econômico. De modo simples, podemos entender o empreendedor como alguém que tira uma ideia do papel, ou seja, quem realiza algo que é novo, colocando em ação.

Entretanto, ser um empreendedor não significa ser um empresário. Afinal, no ambiente empresarial, esse conceito está relacionado com a busca de novas oportunidades através da inovação e empreendedorismo.

Portanto, os empreendedores fazem acontecer, seja no Brasil ou em outras partes do mundo, solucionam os problemas das pessoas, empresas e da própria sociedade, promovendo desenvolvimento e mudanças positivas.

Como empreender?

O empreendedorismo tem relação com a ideia de um produto ou serviço que ofereça a solução para os problemas e necessidades dos consumidores. Logo, o primeiro passo para ser um empreendedor é perceber rapidamente novas oportunidades.

Mas não é somente de intuição que se vive um empreendedor.

Por isso, é importante partir analisar os fatos, afinal, com mais dados e informações sobre equipamentos, o negócio fica melhor embasado.

Assim, é possível optar por caminhos como:

  • Atender uma demanda em determinadas localidades;
  • Desenvolver produtos ou serviços para públicos específicos;
  • Melhorar um produto ou serviço já existente.

Quem empreende sai da idealização, pois implica em correr riscos, ao colocar o planejamento em prática para desenvolver sua empresa.

Confira o artigo: “Como uma máquina pode agregar valor ao seu produto?”

Mulheres que empreendem

Empreender é a capacidade de identificar oportunidades para desenvolver soluções e investir recursos em alguma melhoria para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto e até mesmo um movimento que promova mudanças reais no cotidiano das pessoas.

Porém, a diversidade no ambiente de trabalho torna as equipes mais criativas.

Afinal, a diversidade é uma característica fundamental para as empresas do futuro.

Por isso, essa habilidade favorece a formação de equipes, incentiva a participação e otimiza a tomada de decisões.

Há algum tempo, se discute sobre a maior inserção da mulher no mercado de trabalho.

Contudo, desde a década de 90, a participação da mulher aumentou em nível global. A maior proporção de força de trabalho é feminina e muitas conseguem colocar em prática os seus próprios empreendimentos.

Características de um empreendedor

De acordo com o Sebrae, o Brasil possui mais de 12 milhões de microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas. Apesar do número expressivo, muitas demandas dos consumidores ainda são atendidas.

Lembre-se: pense nos consumidores! É preciso oferecer o que satisfaça as necessidades deles.

E se você busca empreender por achar que trabalha demais, pense direito nessa ideia. No início será preciso muito gás para obter retorno do investimento e crescer.

Por isso, é importante possuir algumas características fundamentais para ser um bom empreendedor. Além disso, é preciso estar atento e ligado ao mercado para perceber oportunidades de investimento.

Ou seja, tudo deve começar com disciplina e dedicação.

E isso é um desafio e tanto. Afinal, exige muita inteligência emocional, empatia, profissionalismo, além da vontade de servir.

Leia nossas dicas para aumentar a sua produtividade

As melhores cidades para empreender

São Paulo é a cidade que reúne as melhores condições para empreender no brasil.

A conclusão é do índice de cidades empreendedoras (ICE), elaborado pela Endeavor, rede de empreendedores, em parceria a Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Contudo, o estudo que analisava cerca de 30 cidades, sofreu uma expansão, englobando agora as 100 maiores cidades do país e trouxe mudanças.

A versão 2021 do ICE avalia sete critérios para entender quais os locais mais favoráveis para o desenvolvimento de novos negócios, sendo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora

1ª São Paulo – SP (Índice 9,50)

Antes de tudo, o maior mercado do país para empreendedores está localizado na capital paulista. A cidade concentra mais de 60% de todos os investimentos de capital do país, ocupando a terceira posição no pilar de inovação, com a terceira maior proporção de empresas de tecnologia.

Apesar de concentrar boa parte das melhores universidades do país, a cidade enfrenta o desafio em encontrar capital humano qualificado.

10ª Rio de janeiro – RJ (Índice 7,40)

No pilar ambiente regulatório, cinco das dez melhores cidades do ranking estão localizadas no estado do Rio de Janeiro.

E um ponto positivo para a avalição está no projeto da prefeitura carioca de compartilhar informações com os órgãos responsáveis pela formalização de empresas, o projeto Rio Mais Fácil 4, uma evolução do portal Alvará Já, que busca tornar a cidade um ambiente propício para o empreendedorismo.

14ª Belo Horizonte – MG (Índice 7,16)

A capital de Minas Gerais ocupa a 14ª posição, sendo a primeira cidade do triângulo mineiro a aparecer no ranking. Além de São Paulo, Belo Horizonte também se destacou ao garantir o 5º lugar entre as cidades com maior facilidade acesso ao capital, permitindo que diversas empresas conseguissem tirar suas ideias do papel e se estabelecessem na capital mineira com menos obstáculos.

35ª Bauru – SP (Índice 6,32)

A cidade-matriz da Cetro, se classificou em 35º lugar entre as melhores cidades para se empreender. Em Bauru, os microempreendedores contam com o suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, através da Casa do Empreendedor, que realiza desde a formalização até as declarações anuais necessárias. É oferecido também apoio nas áreas da indústria, comércio e serviços.

Conclusão do estudo

Apesar de a cidade de São Paulo se manter em primeiro lugar, o estudo trouxe dados muito positivos em relação a outros municípios, que não sejam as capitais, demonstrando seu potencial crescente em relação ao desenvolvimento e promoção de atividade empreendedoras.

Mas, de acordo com o ICE, um dos grandes fatores para a expansão foi a crise causada pela COVID-19. O trabalho sendo realizado à distância e diversos desafios econômicos incentivaram o crescimento da cultura empreendedora no país.

Enquanto empresas trabalham somente com equipamentos tecnológicos, que são um investimento importante, outros negócios necessitam de soluções específicas, como envasadoras, seladoras, rotuladoras ou mesmo fechadoras de caixas.

Por isso, para que a produtividade seja a melhor possível os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa.

E se você quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país, saiba que a Cetro oferece soluções completas para automatizar sua produção de maneira prática e rápida.

Continue acompanhando o Blog da Cetro para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *