Back To Top

29 de outubro de 2025

Conquiste o público idoso e venda muito!

Entenda como o envelhecimento da população pode ser promissor para empresas de diversos segmentos.

Hoje, muito se fala de aplicar estratégias de Marketing em produtos para públicos jovens ou voltadas ao consumo familiar, devido a sua intensa procura por tendências. Mas você sabia que há uma demanda de compra crescente da população idosa?

Investir nas necessidades desse público pode ser uma grande oportunidade de alavancar seu negócio! Por isso, que tal empreender nesse nicho com alguns insights do Blog Cetro?

Confira, a seguir, algumas dicas para atender a terceira idade e fidelizar clientes:

Mais idosos, novas demandas

Com melhores condições de vida, promoção do bem-estar e cuidados com a saúde, o público idoso está crescendo e o mercado precisa se adaptar para atender a suas demandas e seus interesses.

Segundo projeções populacionais do IBGE, 37,8% da população brasileira será composta por idosos em 2070. Enquanto isso, faixas mais jovens continuarão em declínio, resultando num cenário que exige independência na rotina da terceira idade.

Nesse sentido, para cativar o consumo do público idoso é necessário ter uma abordagem diferente. É preciso firmar a confiança e apresentar as vantagens de custo-benefício de seu produto ou serviço visando garantir o conforto e o bem-viver do cliente.

Considerados como um dos públicos com consumo mais consistente, pessoas com mais de 60 anos buscam produtos alimentícios e farmacêuticos que sejam acessíveis e benéficos para a saúde. Por isso, algumas opções interessantes são:

Alimentos saudáveis, práticos e com embalagens fáceis de abrir

A primeira dica é investigar as principais necessidades do público idoso, pensando em como proporcionar um consumo fácil, equilibrado e imediato de seu produto. Isso pode exigir mudanças grandes ou simples detalhes que fazem a diferença, como lacres com abas maiores, tampas de fácil abertura ou letras maiores em rótulos.

Frutas descascadas e legumes picados embalados em bandejas ou marmitas congeladas de refeições saudáveis são ótimos exemplos de produtos acessíveis, pensados para um consumo sem limitações.

Clique e descubra se suas embalagens são acessíveis e ergonômicas!

Além da embalagem, os ingredientes também importam. O adicional de vitaminas e fibras, os suplementos e os alimentos funcionais estão ganhando a atenção desse público, pois são fundamentais para a manutenção da saúde na terceira idade.

Medicamentos acessíveis e de fácil consumo

É comum que parte da rotina de muitos idosos dependa do uso de medicamentos. Por isso, encontrar formas de proporcionar um uso adequado e independente deve ser uma prioridade para as indústrias farmacêuticas.

De opções simples, como caixas assinaláveis que favoreçam o controle do consumo, até as mais modernas, como dispositivos sonoros ou conectados às tecnologias, são infinitas as possibilidades de melhorias que podem ser realizadas para atender o público idoso.

Além disso, optar pela fabricação de medicamentos em formatos de consumo rápido, agradável e de fácil absorção corporal é outra “sacada de mestre”. Exemplo disso, os gummies e as cápsulas de softgel já estão transformando o mercado nacional e internacional de fármacos, nutracêuticos e suplementos.

Experiência personalizada à moda antiga

Agora, se você possui um estabelecimento e deseja atender ao público idoso com excelência e profissionalismo, se atente aos pontos a seguir:

Ambiente agradável

Garanta um espaço com acomodações confortáveis, temperaturas amenas, poucos ruídos, sons ambientes relaxantes, estacionamento próximo e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Evite escadas e delimite corredores para a movimentação dos clientes e funcionários.

Atendimento paciente

Procure treinar sua equipe para realizar uma escuta ativa, prestar um atendimento personalizado e deixar o cliente à vontade.

Simplificar detalhes, como colocar fotos de pratos no cardápio ou apresentar um catálogo de serviços, ajuda na compreensão do idoso, permitindo que o funcionário encontre uma solução que contemple a necessidade do cliente.

Ouvir a história do cliente

É comum que pessoas com mais idade gostem de contextualizar suas necessidades e conversar. Por isso, crie dinâmicas de acolhimento aos clientes, fornecendo a devida atenção sem comprometer o atendimento.

Acessibilidade on-line

O atendimento virtual dos idosos também é um grande diferencial. Leve as praticidades físicas para o WhatsApp, por exemplo, e adapte o atendimento para aproximar seu negócio dos clientes e cativá-los a solicitar uma entrega ou conhecer o estabelecimento pessoalmente.

O tempo ensina a valorizar o que é bom!

Com esses insights completos, seu negócio tem potencial para oferecer experiências prazerosas à terceira idade e ser um verdadeiro aliado de sua rotina. A população idosa continuará crescendo e dependerá de você fazer as adaptações hoje para estar à frente da concorrência no futuro.

Para saber mais sobre os cenários e as tendências de mercado, acompanhe as publicações exclusivas do Blog Cetro. O conhecimento é o caminho para uma vida longa e de sucesso!


Conheça a parceria entre Cetro e Vitamedic no desenvolvimento de uma linha de produção de gummy!

Prev Post

Saiba tudo sobre SEO, PPC, GEO e AEO!

Next Post

Desafios na fabricação de produtos lácteos

post-bars

Leave a Comment