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Já ouviu falar em Comunicação Visual?

Você já sabe que a comunicação tem como objetivo realizar interações ou compartilhar informações entre as pessoas. E, atualmente, temos diversas formas de se comunicar.

No ramo empresarial, o modo de se comunicar que se destaca é a comunicação visual.

Porém, uma imagem vale mais do que mil palavras e você deve ter percebido que a comunicação visual está presente em tudo o que fazemos (e vemos) no dia a dia. Isso inclui desde placas de sinalização do trânsito, embalagens de produtos e até avisos no trabalho.

Mas o que é uma comunicação visual? Para entender mais sobre o assunto, acompanhe o nosso artigo abaixo.

O que é Comunicação Visual?

Já dissemos que a comunicação é um processo que envolve a troca de informação entre as pessoas ou empresas. E nós, humanos, somos seres visuais. Cerca de 70% dos nossos receptores sensoriais estão alocados na região dos olhos. Por isso, tudo que pensamos se apresenta de forma visual no nosso subconsciente, e não em formato de textos.

Dessa forma, a comunicação visual inclui elementos com simples informações que possam ser compreendidas rapidamente, como placas de sinalização, totens, quadros informativos, entre outros.

Logo, toda comunicação realizada através de meios visuais, seja por panfletos, cartões e até uniformes dos colaboradores, transmitem uma ideia de como a empresa se comporta internamente e o modo de se expressar para seu público. É nesse contexto que a identidade visual da empresa deve ser bem trabalhada e empregada.

Então, transmitir diversos tipos de informação por meio da comunicação visual atrai muitos negócios. Isso porque obtém notoriedade ao ter sua imagem consolidada, atraindo o seu público e também gerando resultados positivos.

Além disso, utilizar elementos visuais pode ser mais eficaz e impactante do que apenas o uso da linguagem escrita. As imagens tem a possibilidade de atingir o leitor imediatamente, enquanto conteúdos textuais demandam tempo para serem lidos.

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Comunicação visual e marketing

No momento de divulgar uma marca, a comunicação é uma peça fundamental. Afinal, conecta a empresa com o seu público-alvo através de logotipos ou materiais gráficos.

Mas, além disso, é preciso entender a empresa como um todo, definindo e planejamento a comunicação visual, utilizando o trabalho de profissionais do setor.

E o melhor: ao alterar toda a sua comunicação visual, a estratégia pode fazer com que seus lucros aumentem.

Entretanto, vale ressaltar que, ao apostar em uma comunicação visual de qualidade, é importante não deixar de lado a qualidade da sua produção.

Portanto, uma boa imagem do produto que não agrada ao consumidor, poderá fixar na mente do cliente como uma experiência ruim. E esse não é seu objetivo, certo?

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A importância da comunicação visual

Como já dito, a comunicação visual está diretamente ligada à percepção dos clientes no que diz respeito a marca, sua identificação diante a concorrência e até mesmo a decisão de compra do cliente.

Portanto, estabelecer uma padronização na comunicação e identidade visual é importante para transmitir os valores da empresa de forma simples para que, tanto o público interno, quanto o externo, possam compreender o posicionamento da organização.

Então, aplicar corretamente esse conceito é uma estratégia, afinal, facilita a compreensão das mensagens transmitidas pela empresa, ampliando as possibilidades de um cliente realizar a compra de um produto ou serviço.

Além disso, uma boa comunicação visual desenvolvida de forma eficiente, pode fortalecer ainda mais a marca para os consumidores, melhorando a percepção de mercado e otimizar os resultados, o que resulta em mais vendas.

Dentro de uma indústria, por exemplo, a comunicação é fundamental para garantir uma gestão clara visando alcançar os objetivos.

Afinal, podem garantir um melhor desempenho da equipe, indicar os projetos, chamar a atenção para um setor ou se tornar uma ferramenta de análise.

Atente-te ao público interno

Do mesmo modo, fica claro que a comunicação visual não se destina apenas para o seu público externo, afinal, como tem o dever de informar, a comunicação deve atingir todos os públicos da empresa.

Isso inclui placas de sinalização, informativos, painéis e até totens que facilitam a troca de informações entre sua empresa e seus colaboradores.

Podem indicar as normas do ambiente corporativo, as novidades, os aniversariantes do mês, conteúdos de extrema importância e que sejam necessários para a rotina de trabalho.

Logo, é importante conscientizar todos quanto às informações repassadas. Afinal, uma placa de sinalização pode fazer sentido para algumas pessoas, mas não para os demais colaboradores da sua empresa. E, se todos não entenderem o real significado da placa, não fará diferença em momentos necessários e urgentes.

Por isso, estabeleça uma comunicação visual uniforme e de fácil entendimento. Você pode desenvolver manuais para que seu público interno compreenda melhor o que cada sinalização ou ponto de comunicação significa, facilitando sua utilização em caso de dúvidas.

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Por que investir na comunicação visual?

Através de uma boa comunicação visual, a parte externa da sua empresa também é valorizada, seja por meio dos benefícios do produto ou quais problemas irá resolver, traduzindo os objetivos da sua organização.

E mais! Se você atua com a venda direta dos produtos para outras empresas ou apenas para os clientes, é preciso utilizar elementos que destaquem a sua empresa e unifique o modo de se comunicar com seus públicos.

Além disso, para verificar a eficiência da sua comunicação, aproveite e utilize o seu público interno para testar essa operação, conferindo se entendem as informações ou funcionamento do produto.

Como a comunicação visual pode ajudar a sua empresa?

Você já percebeu que cuidar da imagem do seu negócio pode render resultados e lucros melhores. Quer saber como a comunicação ajuda sua empresa? Acompanhe abaixo:

Fortalecimento da marca

Os consumidores buscam por empresas que ofereçam soluções de qualidade e de acordo com as suas necessidades. Por isso, seu negócio pode até entregar um produto que agregue valor, mas, para se destacar da concorrência, é preciso trabalhar a questão da comunicação visual realizada.

Dessa forma, através de elementos visuais, a sua empresa poderá se diferenciar e ser lembrada pelos clientes com facilidade.

Credibilidade

Como dito acima, os clientes têm preferência em fazer negócio com empresas que transmitam confiança. Logo, procuram comprar com marcas que passem credibilidade.

E a comunicação visual possui um papel importante: construir uma imagem coerente, incluindo a parte institucional e o local de trabalho.

Níveis de atividade

Se o seu objetivo for desenvolver uma comunicação visual compreendida por todos, foque em uma mensagem simples e direta.

Uma forma de realizar isso é utilizar placas com símbolos e cores que descrevam as informações mais importantes. Esses materiais podem indicar onde tomar cuidado nos setores da empresa e até descrever o processo de operação do equipamento.

Além disso, as placas de sinalização  desempenham uma função importante de orientar em casos de emergências e segurança.

Por isso, a recomendação é padronizar a comunicação, aplicando uma linguagem simples, posicionando-a em locais de fácil acesso e visualização.

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