Acesse a Loja

A plastificação tem a função de revestir o papel ou cartão impresso utilizando uma película de plástico que é aplicada sob pressão e calor.

E as plastificadoras são utilizadas para fazer a plastificação. Logo, o objetivo é aumentar a vida útil dos materiais, aumentando a resistência ao atrito, gordura e proteger contra a umidade.

Se você busca entender um pouco mais sobre esse processo, acompanhe o nosso artigo.

Plastificação: O que é?

Diversos itens que usamos no dia a dia são plastificados. Isso acontece porque o plástico dá uma maior durabilidade aos impressos, tornando-os resistentes a atrito, gordura, umidade e rasura, por exemplo, e a plastificadora faz esse trabalho.

Assim, o processo consiste em revestir um impresso com a película plástica ideal para a plastificação. Por isso, é preciso utilizar uma plastificadora para inserir o material com o plástico e finalizar o processo, aumentando a vida útil do impresso e melhorando sua aparência.

Há dois modos de plastificação: a quente e a frio. Na plastificação a quente, a união entre o filme e o impresso resulta em um produto mais protegido através de um processo rápido. Já a plastificação a frio utiliza um processo diferente, pois é realizada apenas por pressão, em que o filme possui uma camada de adesivo de contato.

Então, independente do seu segmento de atuação, ter uma plastificadora é essencial, seja em uma papelaria, restaurante ou se você é autônomo e precisa desses materiais para realizar seu trabalho de forma mais eficiente. Além da redução de custos, a praticidade também será notada.

Confira o funcionamento da Plastificadora da Cetro:

Plástico para Plastificação

A plastificação é adequada tanto para uso pessoal como empresarial. Assim, com o uso do plástico ideal, o produto terá o acabamento profissional que você deseja.

Portanto, as plastificadoras utilizam um plástico para plastificação ou mesmo bobinas plásticas para esse fim. Dessa forma, o material é inserido “dentro” da película plástica e inserido no equipamento. Com o aquecimento da plastificadora, forma-se uma ligação entre o documento e a película, ficando sobreposta.

Além disso, o material é transparente e pode ser brilhoso ou fosco, dependendo do tipo de plástico utilizado. Algumas opções de mercado contam até mesmo com o corte adequado, já no tamanho necessário. Mas, para obter um melhor resultado, opte pelos plásticos que oferecem resistência ao calor, à água e aos raios UV. Assim, é possível garantir que o item plastificado dure mais, preservando sua qualidade.

Também é possível realizar o mesmo processo através da plastificação a frio. Nesse caso, não há aplicação de altas temperaturas para firmar os materiais, sendo muito utilizado em documentos que possam danificar com a utilização do calor.

Leia mais: Motivos para ter uma plastificadora

Exemplos

A plastificadora trabalha com o aquecimento para lacrar o plástico, que possui uma espécie de cola interior, sendo ativada quando aquecida. Portanto, você pode plastificar, cardápios, plaquinhas ou cartazes de promoções, além de vários outros itens:

  • Carteirinhas;
  • Documentos (RG, título de eleitor, CNH);
  • Cartões de assistência média;
  • Cartão de visita;
  • Cardápios;
  • Placas;
  • Certificados;
  • Materiais em A3 e A4;
  • Crachás;
  • Etiquetas;

Plastificadora Profissional de Bobina CLM358

Benefícios da Plastificação

As plastificadoras são frequentemente utilizadas em diferentes áreas visando prolongar a vida útil de documentos ou objetos. Mas há outras vantagens presentes nesse processo, confira:

  • Maior brilho e a consistência do papel, destacando a informação;
  • Aumento da resistência à água, umidade, rasgos e até gordura;
  • Acabamento final perfeito e profissional
  • Facilidade de limpar e reutilizar
  • Aumento da durabilidade do documento plastificado

Contudo, uma grande vantagem realçada pela plastificação é a possibilidade de higienizar com facilidade os materiais. Podemos utilizar como exemplo os restaurantes. Afinal, nesses locais diversos clientes recebem o cardápio, folheiam e repassam para os próximos cliente. Com a plastificação, a limpeza e desinfecção se tornam mais simples, oferecendo segurança ao consumidor e sem estragar o impresso protegido pelo plástico.

Quais os tipos de Plastificadoras?

Cetro oferece diversas opções de plastificadoras que possuem economia de energia elétrica, laminação quente e fria, painel de controle com ajuste de temperatura e outras vantagens. Agora que você já entendeu como funciona o processo de plastificação e seus benefícios, confira nossos modelos de plastificadoras.

Plastificadora Profissional

A Plastificadora Profissional de Bobina CLM 350 da Cetro é o equipamento ideal para realizar o processo plastificação quente ou a frio.

Esse modelo possui estrutura compacta e resistente, prática e de fácil transporte, podendo ser utilizado com tranquilidade nas atividades em bancadas. Dessa forma, confere maior qualidade ao processo, garantindo que a vida útil do material seja prolongada.

Perfeita para laminação em BOPP ou plásticos para plastificação, protege, realça e aumenta a durabilidade de produtos como: cartões de visita, folders, impressos, cardápios, documentos e vários outros com tamanho máximo A3.

O equipamento conta com 4 cilindros de pressão confeccionados. Os dois cilindros dianteiros prensam e ajustar o papel, já os outros cilindros finalizam o processo, resultando em um acabamento sem bolhas ou rugas no material, aumentando a qualidade da laminação. Já  temperatura é ajustável no painel digital, com temperatura máxima de 160°C para a espessura máxima de papel de 5mm, garantindo o perfeito resultado do revestimento da película.

Plastificadora Profissional de Bobina CLM 350

Plastificadora Portátil

A Plastificadora Portátil com Cortador CLM 320P da Cetro é o equipamento ideal para realizar o processo de corte e plastificação quente ou a frio.

Esse modelo é leve, portátil e prático, o que facilita seu transporte, podendo ser utilizado com tranquilidade nas atividades em bancadas, conferindo maior qualidade ao processo e garantindo que a vida útil do material plastificado seja prolongada, aumenta a durabilidade de materiais como: cartões de visita, folders, impressos, cardápios e vários modelos no tamanho máximo A4.

Também conta com um sistema de proteção que evita o atolamento do papel, impedindo que o material se rasgue ou fique amassado durante o processo.

Com controle inteligente da temperatura, garante uma operação segura e, em caso de superaquecimento, desligar a máquina.

Além disso, é simples de ser utilizado, pois não exige ajustes complicados, agilizando o trabalho de cortar as folhas de forma precisa e rápida. Outra vantagem é realizar cortes retos, serrilhados ou ondulados, com a versatilidade de arredondar as bordas, conferindo mais qualidade e personalização do material.

Plastificadora Portátil CLM 320

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa. Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *