Acesse a Loja

A procura por alimentos saudáveis e nutritivos está cada vez maior e se tornou muito comum entre pessoas que optam por manter uma dieta saudável e sem aditivos químicos, agrotóxicos ou ingredientes que possam prejudicar de alguma forma o seu corpo. Apesar de existir uma grande procura por estes alimentos, a rotulagem dos produtos passou a ser um item indispensável no meio de comunicação entre o próprio produto e o consumidor. Assim, o rótulo tornou-se uma estratégia de marketing feroz a fim de conquistar o público, efetuar mais vendas e fidelizar cada vez mais os clientes.

O que diz a lei

É importante saber que se entende por rótulo todo elemento escrito ou gráfico, colado ou impresso sobre a embalagem, contendo informações obrigatórias pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 259, do ano de 2002. A Anvisa salienta que nas rotulagens propostas pelas empresas de alimentos é necessário conter lista de ingredientes, origem, alergênicos, lote, validade, conteúdo líquido, instruções de preparo ou uso e informação nutricional.

Este último item possui uma importância que pode gerar o diferencial valor do produto, visto que, apesar de muito informativo, a Anvisa dispensa a obrigatoriedade em alguns itens. Em exemplo: águas minerais, vinagres, aditivos alimentares, sal de cozinha, especiarias, frutas e vegetais in natura, produtos medidos previamente como queijos, carnes e salames, café, erva mate e chá sem adição de açúcar.

Fora essas exceções, a tabela nutricional é obrigatória conforme a RDC nº360 de 2003, podendo conter percentual de valores diários, valor energético, carboidratos, proteínas, porções, fibra alimentar e gordura trans, saturada e total. Portanto, a tabela nutricional ou informação nutricional não é a mesma coisa que o rótulo, apesar de estarem sempre juntos em muitas embalagens.

Seja objetivo

Informar ao consumidor o que de fato ele está ingerindo conforme a tabela nutricional entregará muito mais valor se comparado a produtos que não utilizam essa rotulagem. Além disso, um alimento ou bebida com essas informações certifica de que o produtor segue as regulamentações da Anvisa, guiando o consumidor a conhecer sua marca, tornando a transparência um diferencial.

Assim, não trabalhar a parte visual do seu rótulo pode causar uma certa falta de interesse do consumidor pelo seu produto, que ao visualizá-lo, inconscientemente entende que o conteúdo do rótulo pode ser não tão bom quanto o próprio. O que pode levar o consumidor a produtos do concorrente, e não é esse o objetivo.

A Cetro tem o que você precisa

A Cetro detém uma série de rotuladoras que são indispensáveis em qualquer linha de produção e facilitam a divulgação da marca e distribuição do produto no mercado, tornando-o único.

Rotuladoras automáticas, como a Rotuladora de Frascos Cilíndricos de Bancada CALM T te ajudam a aumentar a produtividade e elevam o padrão de qualidade. Esta rotuladora é compatível com diversos tipos de frascos de forma totalmente automática, possui sistema CLP capaz de gerenciar todo o funcionamento da máquina de forma precisa e podendo rotular de 50 a 200 frascos por minuto.

Já a linha semiautomática consiste em unir a praticidade com o bom desempenho para gerar uma produtividade consistente, como a Rotuladora Semiautomática com Datador que trabalha com embalagens cilíndricas de diversos tipos de materiais, podendo rotular até 30 embalagens por minuto e rótulos de até 133 milímetros. Além de ser possível datar na mesma operação, utilizando o sistema hot stamping por termo transferência, garantindo uma data inviolável.

Portanto, são inúmeras opções de rotuladoras que você pode encontrar no site da Cetro. Outro exemplo é a Rotuladora Automática de Superfície Plana de Bancada, uma das rotuladoras mais completas no mercado. Ideal para bancadas, ela é uma máquina potente, automática, confeccionada em INOX e altamente tecnológica. Além de aceitar diversos tipos e tamanhos de superfícies planas e não cilíndricas, é capaz de rotular até 150 superfícies por minuto. Bem como é possível acompanhar todo o processo através do painel touch screen, garantindo alta capacidade produtiva em um curto período.

Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *