Acesse a Loja

Hot Stamping  é uma das tecnologias de impressão gráfica mais utilizadas atualmente, principalmente por sua praticidade e reduzido uso de materiais. A técnica é muito útil para empresas de diversos setores, principalmente em termos de agilidade de produção!

Quer entender mais sobre o que é Hot Stamping? Confira este artigo!

O que é Hot Stamping?

Hot Stamping  é um sistema de impressão diferenciado, utilizado principalmente em pequenos detalhes como tipografia, logos e até mesmo padrões à volta de documentos ou em capas e contra capas. É muito comum vê-lo aplicado em livros de projetos de faculdade, cuja cor dourada indica as informações de capa.

Para entender o que é Hot Stamping  é importante também compreender como é seu funcionamento. Tudo se inicia com uma máquina e alguns tipos (letras) de metal. As letras são encaixadas na máquina como um carimbo. Abaixo delas passa uma fita que, ao entrar em contato com uma alta temperatura, se desprende e adere ao material.

Ou seja, o formato do tipo, quando quente, ao entrar em contato com a fita aplicada à máquina, faz com que aquela cor se solte do material e seja fixada no item que irá ser “estampado”. É assim que se trabalha com o Hot Stamping .

É importante, porém, que o material em que a gravura é aplicada seja resistente para que a alta temperatura não afete sua integridade ou seu formato.

Vantagens da aplicação

Você já reparou em alguns rótulos ou frascos? Eles costumam trazer informações como data de fabricação, lote e validade. Por isso, a utilização desse tipo de impressão permite maior clareza de informações importantes ao consumidor, afinal, em conjunto com a fita ribbon, torna a impressão é inviolável e segura.

Outro benefício em se utilizar esse método de impressão diz respeito à diferenciação perante a concorrência. Assim, o Hot Stamping agrega valor à empresa, destacando um produto nas prateleiras. Algumas marcas utilizam o recurso para prevenir a falsificação de determinados produtos.

Portanto, é interessante notar que o Hot Stamping agrega certos valores às embalagens, sendo um recurso vantajoso.

Como isso ajudar na rotina de uma empresa?

Um dos processos pelos quais qualquer produto, principalmente alimentício, precisa passar, é o de ser datado — tanto para apontar a fabricação e data de validade. Para facilitar este trabalho, ao invés de fazê-lo manualmente, uma boa ideia é apostar em datadores automáticos ou manuais.

A maioria das máquinas trabalha com um processo muito parecido com o Hot Stamping: tipos em alta temperatura e fita. Mas, normalmente, não utiliza cores metalizadas, pois sua visibilidade poderia ser dificultada dependendo do tipo de embalagem.

Dessa maneira, o processo utiliza a fita ribbon para garantir clareza dos dados em qualquer embalagem, independentemente do tamanho, cor ou formato do produto. Essa fita costuma ser na cor branca ou preta.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa. Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções para embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *