Acesse a Loja

Fique por dentro das principais características de uma das áreas mais importantes da indústria nacional

Você sabia que um dos setores da indústria mais consolidados no Brasil é o de bebidas? Essa indústria engloba mais de 3 mil empresas que fabricam vários produtos, incluindo água, sucos, cervejas e refrigerantes.

Por isso, neste artigo, você irá conhecer mais sobre esse setor e quais os tipos de máquinas mais adequadas para atender as necessidades desta indústria e aumentar a capacidade produtiva!

Empregabilidade e mercado da indústria de bebidas no Brasil

De acordo com o Perfil Setorial da Indústria, plataforma da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de bebidas faz parte da chamada indústria de transformação. Por sua vez, ele contribui com 55,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria brasileira.

Segundo o mesmo Perfil Setorial, mais de 120 mil pessoas trabalham no setor de bebidas em nosso país. Um dado surpreendente é que devido ao tamanho do mercado consumidor, 99% das bebidas produzidas em solo nacional são voltadas para o consumo interno.

Ampla variedade de bebidas comercializadas

quantidade de produtos vendidos varia muito conforme a empresa, seja ela pequena, média ou grande. A Kikkoman, por exemplo, concentra-se na fabricação de saquê (tradicional bebida alcoólica japonesa) e outros produtos fora da indústria de bebidas (como arroz e molhos).

Por outro lado, a Ambev (multinacional brasileira que faz parte da empresa belga Anheuser-Busch InBev) possui um extenso portfólio de itens, incluindo refrigerantes (como o Guaraná Antarctica), isotônicos (Gatorade), energéticos (Fusion), sucos (Do Bem), chás (Lipton) e cervejas (Brahma, Budweiser, Skol, Spaten, dentre outras).

Inovações sustentáveis e tecnológicas na indústria de bebidas

Assim como acontece com outras indústrias, as empresas de bebidas também precisam se reinventar, sempre apresentando novidades e demonstrando estar cada vez mais próximas de seu público consumidor.

Um assunto que vem ganhando cada vez mais relevância todos os anos é a sustentabilidade, que tem como exemplo de preocupação com o meio ambiente, a Coca-Cola.

Em setembro de 2021, a filial brasileira de uma das maiores corporações norte-americanas do mundo anunciou uma mudança importante: a água mineral Crystal tornou-se a primeira garrafa de água composta apenas por material PET reciclado, dispensando por completo o uso de matéria-prima virgem. O objetivo é reduzir o nível de emissões de CO2 e o descarte incorreto de embalagens.

A iniciativa faz parte de uma estratégia maior: até o ano de 2030, todas as embalagens da água Crystal serão corretamente destinadas, fazendo com que a operação não gere nenhum resíduo.

Outro caso é o da startup Zé Delivery, criada dentro da Ambev, em 2016, pelo Fundo de Bebidas da ZX Ventures, um hub de inovação e aceleração responsável por desenvolver soluções para consumidores.

Trata-se de um aplicativo que, no começo, consistia na entrega de bebidas alcoólicas na casa do cliente, sempre pelo menor preço e com a garantia que elas estarão geladas. Atualmente, o Zé Delivery ampliou a gama de produtos ofertados para além das cervejas, tornando-se uma espécie de mercado virtual. Agora, estão disponíveis para compra itens como refrigerantes, sucos, gelo, carnes para churrasco, carvão, salgadinhos, chocolates e outros.

Qual a máquina mais adequada para o setor de bebidas?

Como você acompanhou até agora, a indústria de bebidas é extremamente importante para abastecer o mercado nacional. Por outro lado, é necessário que haja o equipamento adequado para a produção acontecer da melhor forma.

Sendo assim, conheça o tipo de máquina ideal que a Cetro oferece para sua produção atingir a eficiência que seu negócio precisa! Em exemplo, são as Envasadoras especializadas da Cetro.

Envasadoras

Esta linha de máquinas da Cetro possui a mais avançada tecnologia para envasar líquidos, automatizando sua produção e, consequentemente, trazendo mais qualidade para seu negócio.

Contamos com vários modelos para todo tipo de necessidade: envasadora manual, automática, rotativa, rosqueadora, envasadora em linha e outras opções. Inclusive, algumas máquinas podem executar múltiplas funções, como aplicar lacres, fazer a selagem destes lacres e distribuir seu produto através de uma esteira.

Tudo para garantir o envase perfeito e trazer mais agilidade e otimizar o fluxo de produção da sua empresa!

Se você ainda não sabe qual envasadora escolher, leia nosso artigo “Como escolher a envasadora de líquidos ideal?” para tirar suas dúvidas!

Faça a diferença e transforme sua produção; escolha Cetro!

Precisa impulsionar sua linha de produção de bebidas e quer contar com o maquinário certo, com assistência técnica especializada que atende todo o Brasil e a maior variedade de equipamentos?

Então confira as opções que a Cetro oferece para seu negócio superar expectativas! Clique aqui e veja todo o nosso portfólio.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de outros conteúdos pensados para ajudar sua empresa, continue acompanhando o blog da Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *