Acesse a Loja

Com máquinas e dispositivos cada vez mais inteligentes e eficientes, o IHM e o CLP são essenciais quando o assunto é tecnologia e automação

Seja através de componentes elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, pneumáticos ou de qualquer outro tipo que estejam integrados a uma linha de produção, existem áreas da automação industrial que permitem que a mais alta tecnologia seja inserida. O que torna os processos cada vez mais padronizados e autônomos dentro de inúmeros ramos de atuação.

IHM

Para que estes processos sejam realizados de forma padronizada, eles precisam de interações externas de monitoramento, assim como para manejar de forma correta as suas funções. O IHM (Interface Homem-Máquina) é um software utilizado amplamente nas indústrias, facilitando as configurações dos operadores dos equipamentos.

Esse programa permite a comunicação entre usuário, máquinas e plantas de produção de forma eficaz, traduzindo dados complexos e, em equipamentos mais tecnológicos, oferecendo ao operador a possibilidade de comandar remotamente as máquinas e toda a produção.

Em seu painel com tela touch screen ou botões de configuração, são oferecidas ao usuário ferramentas de uso, como: tradução de dados, monitoramento e revisão de processos, monitoramento de entrada e saída, tempo de produção, diagnóstico de problemas, supervisionar KPI´s, entre outros.

VANTAGENS DO USO DA IHM NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Por ser uma tecnologia traçada quase que exclusivamente para as indústrias, as IHMs podem aguentar vestígios de poeira, respingos d’água e fumaça, por exemplo, sendo produzido em tablets ou telas com tamanhos variados, espessas e proteção extra.

As máquinas com IHM tendem a obter controles rápidos e centralizados, o que facilita muito o trabalho do operador, além de trabalhar com sistemas conectados e acesso à CLP. Assim, a praticidade de uso se torna muito mais simples com visualização de fácil interpretação.

Mesmo com alta capacidade operacional, sua configuração torna-se descomplicada, permitindo criar diversas telas para diferentes rotinas de monitoramento. Dessa forma, processos feitos manualmente passam a ser exibidos na tela reunidos pelo seu desktop próprio.

A instalação do IHM é muito mais econômica, tanto de energia como de custos, e com menos fiações se comparado a outros processos operacionais.

IHM Portátil

Sua tecnologia abrange sistemas em que é possível o controle de operações em larga escala e em tempo real na palma da mão. Telas LCD touch screen podem chegar até 15”, com implementação de memórias, sistema operacional, interface de comunicação e diversas tecnologias.

CLP

Também conhecido como o “cérebro” da máquina, basicamente é responsável por armazenar e transmitir informações. Porém, sua tecnologia é muito mais ampla, sendo necessário um bom investimento tanto da própria tecnologia quanto da marca que a introduz.

O CLP é um computador industrial com hardware e software, utilizado para realizar funções de controle. Ou seja, ele torna o comando e monitoramento dos processos industriais ainda mais simples.

Seu real exercício consiste em ler dados de entradas dos dispositivos através da interface de entrada e executar os controles de programa armazenados da memória.

Seu sistema é feito com operações eletrônicas e lógicas com linguagem de programação ladder. Os registradores de fácil acesso armazenam instruções, como controle de posicionamento para servo motores, contagem cronometrada sequencial e controle de entrada e saída.

Apesar de ser considerado um computador, o CLP tem menor capacidade de armazenamento e processamentos de dados, mas é extremamente eficiente quando usado em aplicações específicas.

Para refrescar o que foi comentado no artigo o que é um CLP e suas funcionalidades, a seguir, algumas características que compõem o Controlador Lógico Programável:

  • CPU: responsável por buscar, interpretar e executar as instruções;
  • Memória: podem ser voláteis ou não voláteis, ou seja, algumas memórias perdem a informação enquanto não energizadas, enquanto outras não perdem a informação durante o processamento de dados, como o armazenamento do sistema operacional e arquivos com programações;
  • Fonte de Alimentação: responsável por transformar e regular tensões para níveis de acordo com cada CLP;
  • Módulos de entradas e saídas: responsáveis por fazer a conexão entre os atuadores e sensores;

Com a utilização e o crescimento do CLP, principalmente nas indústrias, as alterações que os processos vêm sofrendo reduz o tempo, mão de obra e gera índices de lucros significativamente maiores.

Comunicação IHM e CLP

O uso dos sistemas IHM e CLP juntos e de forma adequada torna todo o processo industrial muito mais dinâmico, fácil e comunicativo. O CLP será responsável por transformar ações em uma linguagem entendida entre os softwares utilizados, já o IHM permitirá a interação entre os operadores e o sistema.

Uma linha com CLP e IHM incorporada se destaca pela sua diversidade e flexibilidade de hardware, o que permite a utilização da configuração mais adequada e econômica para cada aplicação.

Além disso, outro ponto de destaque são seus importantes e poderosas funcionalidades de software, TI e comunicação. Algumas áreas industriais onde essa integração é amplamente desenvolvida, são:

  • Alimentos;
  • Embalagens;
  • Manufatura;
  • Sistemas;
  • Saneamento;
  • Condicionamento;
  • Máquinas Especiais para grandes indústrias.

IHM E CLP NA CETRO

Porta de comunicação RS232 da IHM

A comunicação entre esses dois dispositivos é feita através das portas de comunicação. Essas portas de comunicação variam de acordo com o fabricante da IHM/CLP e de acordo com o Protocolo de Comunicação que está sendo usado pelo fabricante

No geral, a maior parte das máquinas comercializadas pela Cetro é utiliza a porta de comunicação RS232 da IHM para fazer a comunicação com o CLP. Um exemplo de máquina que funciona dessa forma é a FLG, tanto a automática quanto a de bancada.

É importante salientar que o CLP vai enviar e receber dados da IHM para manipular variáveis, alterar tempos, entradas, contagens etc.

A Cetro Máquinas dispõe de diversas máquinas que utilizam dos sistemas IHM e CLP em máquinas para maior automação nos processos industriais. São inúmeros clientes e empresas que utilizam nossas tecnologias para diminuir custos e alancar números.

Algumas máquinas disponíveis com a integração dos sistemas, são:

Rosqueadora Automática em Linha CARCM S

Essa máquina serve para rosquear e lacrar com muita precisão embalagens de shampoos, fertilizantes, bebidas, remédios, entre outras. Um equipamento eletropneumático que utiliza sistema de CLP e IHM para cumprir sua função com mais êxito e praticidade.

Rotuladora Automática de Frascos Cilíndricos de Bancada CALM T

A rotuladora automática é uma máquina que possui, por padrão, sistema de rotulagem prático e inteligente. Com sistema CLP integrado, é capaz de gerenciar processos de forma automática, fazendo processos da máquina, como esteira, sensor de precisão e todo seu funcionamento feito de forma precisa e com respostas rápidas.

Envasadora de Pastosos Automática em Linha com 8 Bicos

Ideal para médias e grandes empresas, essa máquina envasa produtos pastosos de forma simultânea, sendo 8 bicos de envase removíveis e personalizáveis ao tipo de demanda e de produto do cliente. Todas suas versões com 2, 4, 6, 8 bicos utilizam a integração do sistema CLP e IHM, o que faz desta uma das máquinas mais completas e eficientes do mercado.

Empacotadora Automática de 4 Balanças CAPM 4000

Com um painel IHM destinado a dosagem de produto e outro destinado aos parâmetros de selagem das embalagens, a empacotadora tem fácil uso e configurações completamente simples com processos automáticos e sofisticados. Seu sistema CLP com integração IHM garante processos robustos e alta produtividade.

Dosadora Automática para Pó – FLG1000

Essa máquina dosa produtos em pó com precisão de 99%, com motor dosador controlado por sensor de nível que adapta a quantidade de produto armazenado no funil com capacidade de 10kg. A dosagem é feita por sistema espiral e controlado por CLP em seu painel de controle digital touch screen, o que garante precisão e velocidade de enchimento.

 Encapsuladora Semiautomática Horizontal

A Encapsuladora Semiautomática Horizontal da Cetro é equipada com dispositivos de controle e contagem automática, ou seja, é capaz de preencher as cápsulas de forma automática. Além disso, pode ser customizada para realizar o processo em outros tamanhos específicos.

A utilização do CLP cresce constantemente na automação industrial e, cada vez mais, vem sendo implementada em instalações residenciais devido a automação residencial.

Se você busca máquinas de alta produtividade e desempenho, a fim de alavancar sua produção e garantir mais lucratividade, visite nosso site www.cetro.com.br ou entre em contato com um de nossos vendedores pelo número 0800-202-8500.

Fique ligado no nosso blog e receba conteúdos sobre novidades, máquinas, indústrias, tecnologia, inovação e muito mais!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *