Acesse a Loja

Uma boa manutenção diminui gastos e garante a eficiência na indústria

Para que uma produção flua com agilidade e qualidade, fazer a manutenção correta de máquinas ajuda a alcançar o máximo desempenho e a otimizar o seu tempo de produção.

É certo que em algum momento a máquina mais produtiva e eficiente da sua linha de produção irá precisar de alguns reparos. Afinal, assim como carros, motos, aviões etc., a manutenção está diretamente ligada a vida útil dos equipamentos e a qualidade dos processos, assegurando menos dor de cabeça no futuro.

(Reprodução/Arquivo Cetro Máquinas)

Como em qualquer área relacionada ao manejo de máquinas, a manutenção destas deve ser feita regularmente, ao propósito de prevenir ou caso seja necessário, após um longo tempo sem a devida atenção, possibilitando maior vida útil ao equipamento.

Já mostramos aqui o que é manutenção preventiva, com o intuito de, principalmente, prevenir falhas e defeitos de componentes de máquinas em geral, seja de industriais, automotivas, hidráulicas e inúmeras outras.

Existe uma norma estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR-5462, que limita os tipos de manutenção em três categorias:

1º – Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é a forma de realizar reparos no momento que a máquina em questão apresenta falhas, danos, quebras, baixo desempenho etc. Geralmente este tipo de manutenção requer reparos emergenciais para que não ocorra uma longa perda de tempo na linha de produção, podendo prejudicar toda a operação.

2º – Manutenção Preventiva

Para evitar que sua indústria não pare ou não desperdice nenhum elemento presente em sua linha de produção, em suma a manutenção preventiva deve ocorrer justamente quando há a possibilidade de haver algum tipo de dano, falha, seja da máquina, como de peças, acessórios etc.

Deve ser identificada previamente a necessidade de manutenção de acordo com o tempo e a forma de uso dos equipamentos. Apesar de sempre manter o rendimento da linha, essa metodologia demanda certo investimento, como equipe qualificada e ferramentas essenciais.

Manutenção em máquinas da Cetro
(Reprodução/Arquivo Cetro Máquinas)

3º Manutenção Preditiva

Diferentemente de corrigir o problema quando ele aparece ou de evitar previamente alguma falha ou dano de acordo com a condição da máquina, a Manutenção Preditiva ocorre por meio de previsões.

É a forma mais efetiva e inovadora dentre as disponíveis, uma vez que se utiliza indicadores apurados em softwares e outros sistemas para apontar as circunstâncias de funcionamento e desempenho em tempo real das máquinas, assim como os equipamentos e toda sua rede periférica. É necessária uma gama de investimentos em infraestrutura (softwares, sistemas, sensores, hardware), além de profissionais qualificados.

Monitoramento de Máquinas

Esse processo consiste em identificar problemas internos de máquinas com base em dados monitorados através de sensores implantados em pontos estratégicos, a fim de solucionar com afinco qualquer irregularidade e anormalidade presente no equipamento.

Os dados são enviados para registro e utilizados como comparação ao uso do funcionamento normal da máquina em questão. Após o procedimento e a partir da coleta de dados é possível a constatação de problemas e como é de fato o real funcionamento dela.

Este tipo de análise também aponta futuras falhas, logo que pode evitar danos maiores causados por falhas ou má manutenção aconteçam e comprometam a produção.

Ainda é possível agendar outras checagens com antecedência, visto que os sensores implantados continuam monitorando pontos importantes de todo o processo. Dessa forma é criado um histórico mais amplo e íntegro do funcionamento das máquinas.

Ao ponto de que um histórico mais detalhado ajuda a monitorar com mais veemência os problemas dos maquinários, ainda é possível realizar testes com insumos e produtos de diferentes marcas e modelos, a fim de solucionar reveses ou até mesmo aprimorar o desempenho.

Manutenção Cetro

Manutenção e assistência técnica especializada são frutos de trabalhos especializados de técnicos em eletrônica que conhecem procedimentos e o executam de maneira profissional em máquinas e equipamentos, ainda mais se estas máquinas forem provenientes de grandes indústrias.

Porém, dependendo do grau de dificuldade da condução, qualquer pessoa pode realizar em casa os procedimentos necessários para preservação dos itens logo que, ao depender da máquina, seu reparo pode ser em minutos.

No YouTube, a Cetro faz divulgações de todo seu material comercial, assim como campanhas, eventos, cases de sucesso, dicas e muito conteúdo informativo. Um destes são as manutenções periódicas de máquinas comercializadas em nosso site.

Como Trocar o Óleo das Seladoras a Vácuo de Câmara DZ

Neste vídeo é explicado o passo a passo para realizar a troca perfeita do óleo das Seladoras de Câmara DZ da Cetro. Para exemplificar é utilizada uma Seladora a Vácuo DZ 260 e dessa forma podemos ver que a manutenção é feita de forma simples ágil:

(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)

Como Realizar a Manutenção do Termocirculador Sous Vide

A técnica francesa do Sous Vide é amplamente utilizada por chefes reconhecidos da cozinha mundial. Visto que, tanto o Termocirculador Sous Vide SV 100 quanto o Termocirculador Sous Vide SV 95 necessitam de cuidados específicos para garantir o bom funcionamento e o cozimento perfeito dos alimentos, veja:

(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)
(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)

Manutenção e Limpeza da Seladora a Vácuo Minivac da Cetro

A Seladora a Vácuo mais querida do consumidor, a Minivac é uma Seladora prática e muito fácil de usar, assim como sua manutenção:

(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)

Manutenção da Seladora a Vácuo Automática com Reservatório

Neste vídeo é realizada a limpeza do filtro da bomba de vácuo da Seladora a Vácuo Automática com Reservatório, assegurando a qualidade original da bomba com o propósito de garantir muito mais tempo de trabalho:

(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)

Troca de Itens da Seladora a Vácuo de Câmara

A DZ 280 do vídeo serve de exemplo pra a manutenção de todas as seladoras de câmaras da Cetro, de tal forma que é possível a troca do teflon, fio de corte e resistência de forma facilitada, apenas seguindo os passos do nosso engenheiro Edgar Borali:

(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)
(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)
(Reprodução: Youtube/Cetro Máquinas)

A eficiência dos processos é diretamente interferida por esses processos de manutenção. Uma boa manutenção preventiva, corretiva ou preditiva fará a diferença nos futuros resultados, além de garantir o bom excelente desempenho de seu maquinário.

Aqui no Blog da Cetro você encontra conteúdos, como dicas, cases, artigos sobre indústrias, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Fique ligado, acesse nosso blog diariamente e assim receba todo dia novos artigos do mundo da automação.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.